Vencedores
Melhor Roteiro de Ficção pelo Júri Popular - A MAIS FORTE, roteiro de Jessica Madona e Savina João
Melhor Roteiro de Documentário pelo Júri Popular - É A MINHA VOZ QUE VOCÊ TEM QUE OUVIR, roteiro de Márcio Nogueira Paixão
Melhor Roteiro de Ficção pelo Júri Oficial – O VÉU DE AMANI, roteiro de Renata Diniz
Melhor Roteiro de Documentário pelo Júri Oficial – DIRITI DE BDÈ BURÈ, roteiro de Silvana Beline
Menção Honrosa para o curta de ficção Ratoeira, roteiro de Carlos Adelino
Menção Honrosa para o documentário Seremos Ouvidas, roteiro de Larissa Nepomuceno
Prêmio ROTA/REDE SINA - GILSON, roteiro de Vitoria Bonesso e Livia Ferreira Leite
Prêmio ROTA/KINOBOX/Curta XODÓ – VAI MELHORAR, roteiro de Pedro Fiúza
Prêmio ROTA/CARDUME – O VÉU DE AMANI, roteiro de Renata Diniz
Descrição
A Mostra Competitiva de Curtas-metragens, que acontecerá nos dias 25 a 29 de novembro de 2020, tem o objetivo de promover, através de premiação, roteiristas estudantes e/ou iniciantes por seus curtas–metragens de ficção e documentários, e, com isso, dar visibilidade aos roteiros dos curtas selecionados durante o evento.
As inscrições ficam abertas de 08 de agosto a 13 de setembro de 2020. A Seleção dos Finalistas será divulgada até o dia 29 de outubro de 2020.
Tanto a Mostra quanto a Cerimônia de Premiação, que acontecerá no dia 29 de novembro de 2020, serão gratuitas e on-line.
Dúvidas e sugestões? Envie email para rotamostra2020@gmail.com.
Convidados
-
ANNA ANDRADE
Curadora
Produtora Cultural e Realizadora Audiovisual, bacharela em produção cultural com especialização em gestão de projetos. Fundadora da Tarrafa Produtora, atua na elaboração e administração de projetos de audiovisual, cinema, fotografia e música; produção e produção executiva, tradução e legendagem de conteúdo, distribuição de curtas, e atividades de formação. Integra a ABD/Apeci – Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas / Associação Pernambucana de Cineastas e a APAN - Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro. É produtora e curadora da Semana do Audiovisual Negro. Distribui curtas como Bolha (Mateus Alves), Enraizada (Tiago Delácio), Nimbus (Marcos Buccini), Dupla (Chico Ludermir), D-20 Vermelha (Djaelton Quirino), além de seu primeiro filme, o documentário Entremarés. Assina direção de produção e/ou produção executiva de projetos como "Cosmo Grão - Disco Virtual" (música), "Olinda Luz" (fotografia), “Sonhos” (curta-metragem – Chico Lacerda), “Açúcar” (desenvolvimento de longa-metragem – Joelton Ivson), “Finitude” (curta-metragem – Renata Cláus), e está em fase de pré-produção de seu próximo documentário, “Chapéu de Fogo”.
-
BRUNA AGUIAR
Curadora
Roteirista, produtora, montadora e fez curso de assistente de direção pela AADARJ. Participei de alguns projetos ficcionais e documentais ao longo desses últimos meses no mercado audiovisual. Além das funções como roteirista, direção e edição em curtas ficcionais como: Vermelho, Entrelinhas, Ócio do Capitalismo e Não tem nome, teve a oportunidade de desempenhar outras funções em projetos documentais na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, além de participar do processo de edição de vídeos do projeto de releitura de uma das obras dos Irmãos Lumière. É formanda pelo Cinema Nosso através do projeto "Empoderamento e Cinema: Jovens Negras no Audiovisual" e aluna da Escola de Cinema Darcy Ribeiro.
-
MARIANA JASPE
Curadora
Soteropolitana, roteirista e cineasta. É especialista em Cinema, Televisão e Mídias Interativas pela Universidad Rey Juan Carlos, de Madri e Direção de Cinema pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro. Fez sua estreia no cinema com o curta-metragem CARNE, lançado em 2018, selecionado para mais de trinta festivais, entre brasileiros e internacionais, e está em fase de finalização de seu segundo filme, DEIXA, protagonizado por Zezé Motta e Dan Ferreira. Na TV, é roteirista na adaptação do livro Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves. No teatro, é coautora da peça infantil Ombela: A Origem das Chuvas, inspirada no livro homônimo de Ondjaki, e autora do espetáculo TRINTA E DOIS, cujo livro foi lançado este ano. É co-roteirista do longa-metragem NEUROS, de Guilherme Coelho, em fase de pré-produção, e está em fase de desenvolvimento de "Esse verão que Nunca Acaba", seu primeiro longa. É também professora de roteiro e direção do Curso de Formação Empoderamento e Cinema: Jovens Negras no Audiovisual, do Cinema Nosso, no Rio de Janeiro. Como montadora, concorreu ao Emmy Internacional (2016) junto à equipe do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob.
-
MARTA NEHRING
Curadora
Marta Nehring é mestre em Teoria Literária (USP), doutora em cinema (USP), professora de narrativa audiovisual e roteiro em instituições como Sec, AIC, B_arco e Faap. Estreou como publicitária e ghost writer. Ganhou prêmios com o documentário 15 Filhos e o roteiro do longa Eu, eu, eu José Lewgoy. Entre outros jobs de roteiro e script-doc, colaborou nas novelas Tititi, Sangue Bom e A Lei do Amor, de M. Adelaide Amaral e Vincent Villari. É co-roteirista do longa Tudo o que aprendemos juntos. Na TV roteirizou a série Mil Dias (History), e indicada ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2019 como “Melhor série documental brasileira”.
-
MILENA MANFREDINI
Curadora
Cineasta, antropóloga e curadora independente. Formou-se em Antropologia, com ênfase em Antropologia da Arte e da Cultura pela PUC-RIO e estudou cinema nas escolas Darcy Ribeiro, Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, Cinema Nosso, AIC - Academia Internacional de Cinema, dentre outras. Cursou artes visuais na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Dirigiu e roteirizou os filmes "Eu Preciso Destas Palavras Escrita" (2017) filme sobre a vida e obra do artista contemporâneo Arthur Bispo do Rosário; "Camelôs" (2018) filme sobre os vendedores ambulantes da cidade do Rio de Janeiro; "Guardião dos Caminhos" (2019) filme sobre espaço urbano e dimensão do sagrado; "De um lado do Atlântico" (2020) filme idealizado a convite do Instituto Moreira Salles para a chamada IMS Convida; "Cais" e "Mãe Celina de Xangô" (ambos em processo de finalização). Atua como curadora em mostras e festivais de cinema e é idealizadora e curadora da Mostra de Cinema Narrativas Negras. Projeto voltado à pesquisa, exibição e visibilização das filmografias negras. Também exerce as funções de pesquisadora, professora e consultora no campo audiovisual.
-
RODRIGO ASSAD
Curador
Graduado em Cinematografia pela Columbia College em Chicago (EUA), Rodrigo Assad é professor de direção na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e atua como Diretor de Cena e Diretor de Fotografia no mercado. Entre as peças publicitárias que dirigiu para televisão e internet estão nomes como Bradesco, Itaú, Santander, Vale, Eletrobras, L’Óreal, além de chamadas da programação da grade Globosat para programas como “Que Marravilha,” “Superbonita,” “Saia Justa” entre outros. Com um perfil criativo e técnico, o diretor teve ampla atuação em outras áreas do mercado como produtor, assistente de direção, editor, motion designer e finalizador em publicidades, tv e longas.
-
THIAGO DAVID
Curador
Thiago David é autor dos livros A Poesia da Notícia, A Ecologia da Cidade e Um caminho para Santiago. Escreveu para a 13a e 14a temporada de Detetives do Prédio Azul como colaborador e para a 2a temporada da série documental Decola. Fruto do curso de Roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.
-
CARMEN LUZ
Jurada
CARMEN LUZ - Nasceu e vive na cidade do Rio de Janeiro. É cineasta, curadora, coreógrafa, artista audiovisual e cênica. Atua, também, nos campos da escrita, reflexão, pesquisa, gestão, ensino e dramaturgia. Escreveu, produziu e dirigiu 4 documentários de curta-metragem e um documentário de longa-metragem, além de filmes institucionais comissionados e experimentos em videoarte e videodanças. Integra, com frequência, comissões curatoriais e juris de festivais e mostras de cinema e dança.
Integrou júris da 51 a e 52 a edições do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, foi curadora da 12 a edição do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul e da 11 a Mostra de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Góias, entre outros. Foi diretora do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro e do Centro Cultural José Bonifácio – Centro de Referência da Cultura Negra da Cidade do Rio de Janeiro. É professora na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e na Faculdade Angel Vianna. -
FLÁVIA VIEIRA
Jurada
Flávia Vieira - Roteirista e jornalista. Colunista do canal Prazer, Karnal, apresentadora do podcast Se não me falha a memória e idealizadora do Revista Bazar. Atualmente, escreve os roteiros da série documental Linhas Negras, que será exibida no canal Cine Brasil TV. Trabalhou por 10 anos, como jornalista na GloboNews. Diretora do documentário Ceba, identidade afro-brasileira.
-
JUCA BADARÓ
Jurado
JUCA BADARÓ - jornalista e realizador audiovisual, assinou roteiro e direção de quatro filmes de curta-metragem e um longa-metragem, o documentário “As Cores da Serpente”, rodado em Angola e contemplado, em 2019, com Edital de Distribuição da Agência Nacional de Cinema (ANCINE). “As Cores da Serpente” foi o primeiro documentário gravado em Angola a entrar no circuito comercial do cinema brasileiro, onde foi exibido em seis capitais do país nas salas do Espaço Itaú de Cinema. Desde 2017, coordena, junto com Renata Matos, o Cineclube Fruto do Mato, em Lençóis, na Chapada Diamantina. Graduado em Jornalismo, com especialização em Literatura Brasileira pela UNEB e Mestrado em Memória pela UESB, Juca Badaró, atualmente, está dedicado aos estudos literários sobre a recepção crítica do escritor Jorge Amado, no Doutorado em Memória.
-
MARINA MEIRA
Jurada
MARINA MEIRA é cofundadora do núcleo de roteiristas Maquinário Narrativo, um dos primeiros empreendimentos do Brasil com foco exclusivo na criação e desenvolvimento de roteiros para Cinema e TV. Roteirista das séries “#Mechamadebruna” (Fox Premium, 4a Temp.), “Terminadores” (Band/TNT), do longa-metragem “Ninguém ama ninguém... por mais de dois anos” (Festival do Rio 2015 e 39a Mostra de SP) e do curta de animação infantil “As Aventuras de Pety” (Cacto de Ouro por Melhor Roteiro e Melhor Filme no Festival de Cinema dos Sertões). Integrou as salas de desenvolvimento das séries de ficção “Flashback” (A Fábrica), “Mandala” (Gullane Entretenimento) “Alta Temporada” (Ocean Films), “Doutor Palhaço” (Panorâmica), “O Retorno de Saturno” (Estúdio Giz), “As Próximas Horas” (Pequena Central), “Ilha Encantada” (Gravidade Zero) e “Viver no Rio” (Wise Entertainment). Escreveu para as séries “Livros Animados” (Canal Futura) e “Um Brinde Ao Vinho” (Mais Globosat, 2a Temp.). Integrou a curadoria do concurso de roteiro dos Festivais Frapa e Cabíria. Autora de “A Máquina de Fazer Dinheiro” (roteiro finalista no Festival Guiões 2020) e coautora da série infantil “Nino, Cléo e a Deliropédia”, contemplada pelo 1o Programa de Desenvolvimento de Projetos da Prefeitura de São Paulo.
Regulamento
1) OBJETIVO
1.1 A Mostra Competitiva de Curtas-metragens do IV ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual tem o objetivo de promover, valorizar, qualificar e premiar roteiristas estudantes e/ou iniciantes por seus curtas–metragens de ficção e de documentários, e, com isso, abrir portas para sua carreira no mercado audiovisual.
1.2 Por estudante entende-se o candidato maior de idade (dentro do período de inscrição), matriculado em Escola, Faculdade ou Curso, que pode ter no máximo 03 (três) roteiros de curtas-metragens filmados e já exibidos em festival, em mostra de cinema ou na web nas plataformas de streaming, não podendo ter nenhum roteiro de longa já exibido em festival, em mostras de cinema ou na web nas plataformas de streaming, o que deverá ser atestado através do Termo de Responsabilidade preenchido, assinado e anexado pelo candidato no ato da inscrição.
1.3 Por iniciante entende-se o roteirista maior de idade (dentro do período de inscrição), que tem no máximo até 03 (três) roteiros de curtas-metragens filmados e já exibidos em festival, em mostra de cinema ou na web nas plataformas de streaming, não podendo ter nenhum roteiro de longa já exibido em festival, em mostras de cinema ou na web nas plataformas de streaming, o que deverá ser atestado através do Termo de Responsabilidade preenchido, assinado e anexado pelo candidato no ato da inscrição.
2) DATA E LOCAL
2.1 O IV ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual acontecerá de 25 a 29 de novembro de 2020, no modo on line, disponível em plataformas e nas redes sociais do ROTA. Os filmes selecionados para a Mostra Competitiva de Curtas-metragens ficarão disponíveis para exibição nos dias 25, 26, 27 e 28 até as 14h do dia 29. A Cerimônia de Premiação ocorrerá no dia 29, quando os vencedores serão anunciados ao vivo.
3) INSCRIÇÕES
3.1 A inscrição para a Mostra Competitiva de Curtas-metragens do IV ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual é gratuita e estará aberta a partir das 00h00 de 08 de agosto até as 23h59 de 13 de setembro de 2020.
3.2 Estão habilitados a participar estudantes e/ou iniciantes, maiores de 18 anos, brasileiros ou naturalizados, residentes dentro ou fora do Brasil.
3.3 Só serão aceitos curtas-metragens de ficção ou documentários, de no máximo 20 (vinte) minutos, com produção brasileira (podendo ser em coprodução estrangeira).
3.4 Só serão aceitos filmes com roteiro escrito por brasileiros ou naturalizados, residentes ou não no Brasil, falados em português, podendo haver apenas expressões em outras línguas.
3.5 Cada candidato poderá inscrever até 03 (três) filmes de curtas-metragens de ficção e/ou documentário. Para cada filme será contabilizada uma nova inscrição.
3.6 Os filmes inscritos na Mostra Competitiva de Curtas-metragens do IV ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual deverão obedecer aos seguintes critérios:
a) Possuir até 20 (vinte) minutos de duração, incluindo créditos,
b) Possuir formato digital em FULL HD para exibição,
c) Não ter sido exibido publicamente antes do dia 29 de novembro de 2018.
3.7 A inscrição dar-se-á através do seguinte processo:
3.7.1 Ler o Termo de Responsabilidade e, estando de acordo, preencher por inteiro, datar, assinar, imprimir, escanear, salvar no seu computador e anexar ao Formulário de Inscrição da Mostra Competitiva de Curtas-metragens do IV ROTA.
3.7.2 Preencher o Formulário de Inscrição da Mostra Competitiva de Curtas-metragens do IV ROTA por completo. O não preenchimento dos campos obrigatórios e a falta de documentos em anexo impossibilitam a conclusão da inscrição.
3.7.3 Anexar ao Formulário os seguintes documentos:
a) Termo de Responsabilidade, com data e assinatura do candidato;
b) RG frente e verso, para a devida identificação e comprovação da maioridade do candidato;
c) Link do curta de Vimeo ou YouTube, lembrando que o link deverá estar liberado para exibição sem senha.
d) Sinopse de até 05(cinco) linhas em pdf;
e) 03(três) fotos do filme;
f) Cartaz do filme, caso tenha;
g) Trailer, caso tenha;
h) Carta de autorização do(s) coautor(es), escaneada em pdf, com data e assinatura do(s) mesmo(s), caso se aplique.
3.8 Não será aceita nenhuma documentação incompleta e/ou enviada após o encerramento do prazo de inscrições.
3.9 O ROTA não se responsabiliza por qualquer situação decorrente da ausência de registro (do roteiro) na Biblioteca Nacional, conforme consta no Termo de Responsabilidade.
3.9.1 A organização do IV ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual também se reserva o direito de prorrogar o prazo de inscrições, conforme julgue adequado, anunciando tal informação em seus canais de comunicação.
3.9.2 O ROTA não se responsabiliza por quaisquer despesas referentes à participação dos candidatos nesta Mostra.
3.9.3 O ROTA não se responsabiliza pelas consequências de quaisquer informações inverídicas que venham a ser apresentadas por candidatos participantes desta Mostra Competitiva de Curtas-metragens do IV ROTA, reservando-se a prerrogativa de desclassificar, a qualquer momento, os responsáveis por quaisquer infrações ao presente Regulamento.
3.9.4 Ao inscrever seu(s) curta(s), o roteirista afirma anuência e concordância com os termos constantes deste Regulamento, afirmando ainda que todas as informações fornecidas à organização do IV ROTA por ocasião dessa inscrição são verdadeiras.
3.9.5 Ao inscrever o curta, a produção autoriza previamente sua exibição on line em plataforma digital na web, durante a Mostra Competitiva de Curtas-metragens do IV ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual, nos dias 25, 26, 27, 28 e 29 de novembro de 2020.
3.9.6 No ato da inscrição, o responsável pela mesma autoriza o ROTA, através de seus organizadores, a divulgar a exibição do filme, por meio de fotos, frames e/ou trailer do curta-metragem solicitados pelos organizadores da Mostra Competitiva de Curtas-metragens do IV ROTA no ato desta inscrição, bem como os nomes relacionados na ficha técnica.
3.9.7 Os realizadores encarregados das inscrições das obras audiovisuais devem ter a garantia da obtenção e liberação de direitos conexos relativos à inclusão de obras musicais e audiovisuais e imagem e som de voz de indivíduos porventura incluídos na obra inscrita, sendo inteiramente responsáveis por quaisquer ônus decorrentes da ausência de tais liberações.
4) PROCESSO SELETIVO
4.1 Habilitação: etapa em que serão verificadas se todas as informações e documentos foram enviados.
4.1.1 Apenas os projetos habilitados passarão para etapa de seleção e serão avaliados.
4.2 Seleção: a primeira etapa será feita por uma Comissão de Curadores formada por 05 (cinco) profissionais, que irá eleger no mínimo 12 (doze) filmes semifinalistas.
4.3 Compõem a Curadoria profissionais atuantes no mercado audiovisual, escolhidos pela organização do IV ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual. As decisões da Curadoria são soberanas e irrecorríveis.
4.4 Os filmes selecionados para a Mostra Competitiva de Curtas-metragens do IV ROTA serão divulgados no site e nas páginas das redes sociais do ROTA (Facebook, Instagram e Twitter) até o dia 29 de outubro de 2020.
4.5 Durante a Mostra, que acontecerá nos dias 25, 26, 27 e 28 de novembro, a Comissão de Júri Oficial, composta por 05 (cinco) profissionais atuantes no mercado audiovisual, escolhidos pela organização do ROTA, avaliará os finalistas da Mostra Competitiva de Curtas-metragens do IV ROTA.
4.5.1 Além do Júri Oficial haverá votação do Júri Popular, que será formado por todos os inscritos na Mostra Competitiva, que poderão votar nos curtas durante os dias de exibição e até as 14h do dia 29 de novembro de 2020, data da Cerimônia de Premiação.
4.6 A organização do ROTA reserva-se o direito de selecionar e premiar, ou não, quaisquer filmes, conservando para si todas as prerrogativas referentes a esses processos de seleção, inclusive a de não premiar ou selecionar os filmes para quaisquer prêmios.
4.7 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
4.7.1 Critérios que serão utilizados na avaliação dos filmes:
a) Qualidade da estrutura narrativa;
b) Qualidade da construção de personagens;
c) Qualidade da construção dos diálogos;
d) Originalidade
4.8 A Comissão da Curadoria será orientada a utilizar uma pontuação de 0 a 2,5 para cada um dos critérios de avaliação, estipulados neste Regulamento, com exceção do item d) Originalidade que receberá 0 (zero) ou 2.
5) PREMIAÇÃO
5.1 Os filmes selecionados concorrerão em 04 (quatro) categorias:
a) Melhor Roteiro de Ficção do Júri Oficial: troféu e parecer resumido do Júri;
b) Melhor Roteiro de Documentário do Júri Oficial: troféu e parecer resumido do Júri;
c) Melhor Roteiro de Ficção do Júri Popular: troféu;
d) Melhor Roteiro de Documentário do Júri Popular: troféu.
5.2 Outras premiações paralelas poderão ser criadas e serão divulgadas através do site e páginas das redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) do ROTA.
5.3 A escolha dos premiados nas duas primeiras categorias citadas acima será feita pelo Júri Oficial e as duas últimas pelo público das sessões, o Júri Popular.
5.4 O Júri Oficial será composto por 05 (cinco) profissionais atuantes no mercado audiovisual e um estudante, escolhidos pela organização da Mostra.
5.5 Todos os inscritos na Mostra Competitiva de Curtas do IV ROTA farão parte do Júri Popular, em que poderão votar no Melhor Roteiro de Ficçao e no Melhor Roteiro de Documentário.
5.5 O resultado das premiações do Júri Oficial e do Júri Popular será divulgado na Cerimônia de Premiação que acontecerá no dia 29 de novembro de 2020, e posteriormente publicado no site e páginas das redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) do ROTA.
6) A escolha dos 04 (quatro) filmes vencedores da Mostra, será de exclusiva responsabilidade do Júri Oficial. Estas decisões serão soberanas e irrecorríveis, não cabendo recursos.
7) OUTROS
7.1 Situações excepcionais ou casos omissos a este regulamento serão decididos pela organização do ROTA.
8) CONTATOS
8.1 Dúvidas decorrentes do presente regulamento deverão ser encaminhadas ao e-mail: rotamostra2020@gmail.com
8.2 Para acompanhar as notícias do ROTA acesse:
Facebook: https://www.facebook.com/rotafestival/
Site: http://rotafestival.com
Instagram: @rotafestival
Twitter: @rotafestival