Descrição

 

A programação do Seminário, que acontecerá entre os dias 16 e 20 de março de 2021, em dois horários, 19h e 20h:30, inclui uma masterclass, palestras, mesas de debate e uma entrevista com um roteirista convidado. 

A participação do público será gratuita, porém, condicionada à inscrição feita em cada evento do Seminário, no site.

A data de abertura das inscrições e a programação completa do Seminário serão divulgadas em breve.

Dúvidas e sugestões? Envie email para rotaseminario2021@gmail.com.

Convidados

  • FABIO PORCHAT

    Convidado

    Ator, apresentador, comediante, roteirista e viajador

  • ANA ABREU

    Palestrante

    Ana Abreu é roteirista e professora de roteiro. Trabalhou em séries de TV como “Mestre do Sabor”, “Boas Vindas”, “Perto do Fogo”, “Que Marravilha”, “Fazendo a Festa”, “Socorro, meu filho come mal”, “Eu sou Assim” (GNT, indicada ao International Emmy na categoria melhor série documental), “Histórias de Adoção”, "Tá na hora do café" e “Quatro Remos” entre outras. Foi Coordenadora Artística e de Conteúdo do GNT e Produtora de Conteúdo da TV Globo, além de parecerista externa da Ancine.

  • DANIEL ADJAFRE

    Palestrante

    Autor-roteirista da TV Globo, onde colaborou e criou programas como Casos e Acasos, S.O.S. Emergência, A Cara do Pai, Cidade dos Homens (5a temp.), Nova Escolinha. Colaborou nas novelas A Vida da Gente, Sete Vidas, e foi autor-titular de Deus Salve o Rei. Mestre em teatro pela UNIRIO.

  • EDUARDO ESCOREL

    Palestrante

    Eduardo Escorel dirigiu, entre outros documentários, Imagens do Estado Novo 1937-45; Paulo Moura - alma brasileira; O tempo e o lugar; Deixa que eu falo; montou, entre outros, Terra em transe, Cabra marcado para morrer, Santiago e No intenso agora; publicou Adivinhadores de Água; coordena curso de especialização em cinema documentário na Fundação Getúlio Vargas, no qual também leciona. Escreve coluna semanal no site da Revista Piauí. Desde maio de 2020, participa do programa semanal 3 em Cena.

  • FELIPE SANT'ANGELO

    Palestrante

    Roteirista formado em Cinema pela ECA-USP. Co-criador e roteirista da série FERAS, da MTV. Roteirista chefe da série IRMANDADE, da Netflix. Roteirista das séries de ficção NINGUÉM TÁ OLHANDO (Netflix – vencedora do Emmy), CIDADE INIVSÍVEL (Netflix), FAMÍLIA IMPERIAL (Futura), PEDRO E BIANCA (Cultura - vencedora do Emmy), QUE MONSTRO TE MORDEU (Cultura), AMIGO DE ALUGUEL (Universal). Co-roteirista do longa-metragem LA VINGANÇA. Diretor, criador e roteirista do quadro REVIRA VIRAL para o programa Caldeirão do Huck na Rede Globo. Diretor e roteirista do premiado curta-metragem NOSSOS PARABÉNS AO FREITAS. Também é dramaturgo, com 10 peças escritas e encenadas.

  • FLÁVIA VIEIRA

    Palestrante

    Roteirista e jornalista. Colunista do canal Prazer, Karnal, apresentadora dos podcasts Se não me falha a memória e Parlare. Atualmente, escreve os roteiros da série documental Linhas Negras, que será exibida no canal Cine Brasil TV. É diretora do documentário Ceba, identidade afro-brasileira. Trabalhou por 10 anos, como jornalista na GloboNews.

  • LETÍCIA BULHÕES PADILHA

    Palestrante

    Atua há 10 anos na área como roteirista e fez parte da equipe da sala de roteiro das seguintes séries: “Auto Posto” e “A Culpa é da Carlota” (Comedy Central), “Tour das Tours” (Facebook Inc.), “Super Lila” (Discovery Kids), “Faz Teu Nome” (Multishow), “Clube da Anittinha” e “Senninha na Pista Maluca” (Gloob), “O Diário de Mika” (Disney Channel) – nomeada ao Internacioal Emmy Kids Awards de 2017 na categoria kids preschool, “A mansão maluca do professor Ambrósio” (TV Ratimbum), “Os Chocolix” (Nickelodeon) e "Liga do Natal" (InterTV - afiliada Globo). Também fez colaboração e consultoria no longa de comédia “Incompatível” (Gullane / Fox) e foi pesquisadora de conteúdo no canal do youtuber Felipe Neto de 2016 a 2018.

  • MAÍRA OLIVEIRA

    Palestrante

    Maíra Oliveira é escritora, dramaturga e roteirista com experiência no desenvolvimento de longa-metragem e séries ficcionais na Rede Globo, Pródigo, A Fábrica, Migdal Filmes e Panorâmica. Autora do livros "Que saudade da minha vó", "Mari, a sementinha" e das antologias "Vértice: escritas negras", "Favela em mim" e "Narrativas Negras". Assina a dramaturgia dos espetáculos teatrais "Yabá: Mulheres Negras" (Direção de Luiza Loroza e Rodrigo França) e "Duas Fridas" (Direção de Gizelly de Paula, Orientação de Ana Kfouri). Em 2019, dirigiu seu primeiro filme "Encruza", selecionado para o 12º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul entre outros, disponível no SPCinePlay. Atualmente é roteirista do Quintal TV (Delicatessen/Canal Futura) além de colaborar no desenvolvimento de dois longas-metragem para Amazon Prime. Orientadora no Laboratório de Novos Talentos da Gullane e professora na Roteiraria. Presidente da Associação Brasileira de Autores e Roteiristas (ABRA).

  • MARCEL VIEIRA

    Palestrante

    Marcel Vieira é professor, pesquisador e escritor. Leciona as disciplinas de Roteiro, Dramaturgia e Ficção Seriada no Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Paraíba. Autor do romance "Camaradas" (2018, Ed. Patuá). "Fúria", seu primeiro longa-metragem, participou do Laboratório Novas Histórias e venceu o edital de produção Walfredo Rodrigues (FUNJOPE/ANCINE). Co-escreveu ainda as séries "Intermares" (Prodav 03/2015) e "A Invasão" (Edital de TVs Públicas-FSA/2019) e o longa-metragem "Capitanias Hereditárias" (semifinalista do concurso de roteiro do FRAPA/2020). Desenvolve o projeto de pesquisa "Dramaturgia seriada contemporânea: processos de criação na cultura das séries brasileiras" (Edital Universal CNPq) e coordena o GRUFICS (Grupo de Produção e Pesquisa em Ficção Seriada). É autor de diversos livros, capítulos e artigos sobre cinema, televisão e escrita.

  • MARCÍLIO MORAES

    Palestrante

    Escritor e dramaturgo. TV, autor ou co-autor : “Roque Santeiro”, “Roda de Fogo”, “Mandala”, “Sonho Meu”, “Noivas de Copacabana”, “Dona Flor”, “Chiquinha Gonzaga”, “Essas Mulheres”, “Vidas Opostas”, “A Lei e o Crime”, “Ribeirão do Tempo”, “Fora de Controle”, “Plano Alto”, e outras. Contos e romances: “O Ciclista”, “O Crime da Gávea”, “Entre as estrelas: Aquiles”. Teatro: “A Vaca Metafísica” etc. Filme: “O Crime da Gávea”. Prêmios APCA, SNT, Troféu Imprensa, fora indicações. Presidiu a AR e é presidente da Gestão de Direitos dos Autores Roteiristas, GEDAR. www.marciliomoraes.com.br

  • MARIA CAÚ

    Palestrante

    Maria Caú é professora, pesquisadora e crítica de cinema (filiada à Abraccine). Formada em Cinema pela UFF e Doutora em Ciência da Literatura pela UFRJ, com pesquisa sobre as inter-relações entre o cinema e a literatura. É autora do livro Olhar o mar: Woody Allen e Philip Roth — a exigência da morte. Atualmente, coordena, ao lado de Carolina Amaral e Marcel Vieira, o seminário temático Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual na Socine.

  • MARIA SHU

    Palestrante

    Maria Shu é dramaturga e roteirista, pós-graduanda do curso de Roteiro Audiovisual. Em dez anos de carreira como dramaturga, já teve suas peças de teatro encenadas em diversos países. No streaming, Shu escreveu as séries de ficção “Onisciente” (Netflix) e integra o time de roteiristas da segunda temporada das séries “Irmandade” e “Bom dia, Verônica. (Netflix). Para a Amazon Prime Video, escreveu a série “Criminal”, ainda inédita. É autora do curta-metragem “Sobre Alices”.

  • MARIANA TRENCH BASTOS

    Palestrante

    É cocriadora das séries “Família Imperial” (TV Futura) e “Pico da Neblina” (HB0) e participou de uma dezena de salas de roteiro, que renderam alguns prêmios, entre eles dois EMMY Internacional; o primeiro com a minissérie juvenil “Pedro e Bianca” (TV Cultura) e o segundo com a série de humor “Ninguém está Olhando” (Netflix), da qual foi chefe de sala.

  • MELANIE DIMANTAS

    Palestrante

    Roteirista. Escreveu para cinema os roteiros dos filmes Não Quero Falar Sobre Isso Agora (Melhor Roteiro no Festival de Gramado), Carlota Joaquina, Princesa do Brazil, Copacabana, Nome Próprio, Olhos Azuis, Maresia, O Escaravelho do Diabo. Escreveu episódios das séries de TV Cidade dos Homens, Filhos do Carnaval e Magnífica70. Ministra aulas de Argumento e Roteiro na PUC-Rio.

  • MIRNA NOGUEIRA

    Palestrante

    IMDB: https://www.imdb.com/name/nm5448159/ LINKEDIN: https://www.linkedin.com/in/mirna-nogueira-185aa098/ MIRNA NOGUEIRA escreveu sucessos de público que juntos acumulam mais 8 milhões de espectadores. Entre eles Carrossel 1 e 2 ( Menção Honrosa pela Academia Brasileira de Cinema), Meus 15 Anos (Indicado ao Prêmio ABRA de Melhor Roteiro Adaptado), Detetives do Prédio Azul ( Indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como melhor filme Infantil e ao Prêmio ABRA de Melhor Roteiro Adaptado), Internet o Filme, Vitrola (vencedor do Edital de desenvolvimento de Telefilmes do Proac em parceria com a TV Cultura ) e o Doutrinador. Como roteirista de séries de TV, roteirizou as séries “Ciência em Casa” (NATGEO), “Passionais” (GLOBOSAT +), o Doutrinador (SPACE) e Irmandade ( NETFLIX). Atualmente, é roteirista chefe da série de Carlos Saldanha, Cidade Invisível (estreia prevista para 2021, na NETFLIX. Além disso, foi coordenadora do núcleo de desenvolvimento de projetos de Cao Hamburger e líder criativa do núcleo Amora Filmes, ambos contemplados pelo edital Prodav 03 de Núcleos Criativos, pelos quais coordenou dez projetos - seis longas metragens de ficção e quatro séries de TV. Entre 2014 e 2016 foi gerente de Novos Projetos na Paris Filmes, analisou mais 80 longa metragens e prestou consultoria de roteiro para mais de 20. Entre 2016 e 2018 foi Diretora de Conteúdo da Paris Produções, coordenado o desenvolvimento de um total de 21 projetos, entre longas metragens de ficção e séries de TV.

  • MYRZA MUNIZ

    Palestrante

    Roteirista formada pela Darcy Ribeiro, Flup e Casa dos Roteiristas da Globo. Roteirista e diretora do longa A Odisseia de Obá e do clipe Racista e N1ke. Roteirista em salas em produtoras como Giros, Dédalo, Daza e Laboratório Fantasma. Colaboradora da Conspiração filmes desde 2019 em salas de roteiro de séries ficcionais. Membro da APAN, fundadora da Selvática Filmes.

  • NATÁLIA MAEDA

    Palestrante

    Natalia Maeda é formada em Audiovisual pela ECA/USP. Co-criadora e roteirista-chefe da série “O Zoo da Zu” (Discovery Kids), indicada ao International Emmy Kids 2016, ao Emmy Kids 2018 e ao 2º Prêmio ABRA de Roteiro. Roteirista na série de animação “SOS Fada Manu” (Gloob), indicada ao Emmy Kids 2017, e na sitcom infanto-juvenil “Experimentos Extraordinários” (Cartoon Network). Foi também roteirista na quarta temporada da série 3% (Netflix) e roteirista-chefe da série de animação “Turma da Mônica Jovem” (Cartoon Network, 2019), vencedora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020, com argumentos adaptados para HQ.

  • PABLO GONÇALO

    Palestrante

    Pablo Gonçalo é curador, crítico, roteirista e professor de cinema. É professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, UnB e autor do "O cinema como refúgio da escrita: roteiros e paisagens em Peter Handke e Wim Wenders" (Annablume, 2016). Possui doutorado pela UFRJ, com passagem pela Universidade Livre de Berlim, quando foi bolsista do DAAD. Seus ensaios focam nas trajetórias históricas de roteiristas, e nos seus diálogos intermediáticos com outras artes. Entre 2014 e 2016 participou da comissão curatorial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, organizando debates e selecionando tanto os curtas quanto os longas da Mostra Competitiva. Em 2019 realizou pesquisa de pós-doutorado sobre a história do roteiro no cinema brasileiro e na Hollywood clássica, em parcerias com a USP, a Universidade de Chicago e como bolsista da Fulbright. Escreve, desde 2012, críticas e ensaios para a Revista Cinética, e colaborou na Folha de São Paulo, Revista 451,Revista Cult, Estado de Minas e Nexo. Atuou por cinco anos no Ministério da Cultura, durante as gestões de Gilberto Gil e Juca Ferreira.

  • RENATA MIZRAHI

    Palestrante

    Renata Mizrahi é roteirista, dramaturga e diretora de teatro. Formada em Artes Cênicas na UNIRIO, estudou roteiro na EICTV em Cuba e na Oficina de Autores da TVGlobo. Coordenou o Curso de Formação Livre de Roteiro na AIC RJ. Trabalhou como roteirista na Conspiração Filmes e na TV Globo. No Teatro: é vencedora do Prêmio Shell 2014 por “Galápagos”, direção de Isabel Cavalcanti. A peça foi lida em novembro de 2015 em Nova York através do evento “Contemporary Theatre From Brazil at the Martin E. Segal Center” na Cuny University. Por Galápagos também foi indicada ao Prêmio Cesgranrio 2014 e ao Prêmio APTR 2014. Ganhou os prêmios de teatro infantil Zilka Salaberry de Melhor Texto em 2012 e 2010, pelas peças " Joaquim e as Estrelas" e “Coisas que a gente não vê”. Na TV, escreveu a segunda temporada de Homens São de Marte (GNT), formatou e escreveu Tem Criança Na Cozinha (Gloob), que ganhou prêmio Conkids de melhor programa e foi indicada ao Emmy Kids. Escreveu Minha Estupidez (GNT), Vai que Cola, A Vila (Multishow), entre outros. É autora e roteirista do Tele Filme inédito Maria (TV Globo/ Globo Filmes). No cinema ganhou prêmio de Melhor roteiro com Tuca Siqueira no Festival de Triunfo pelo filme Amores de Chumbo, direção de Tuca Siqueira. É autora e roteirista do longa Os Sapos, que está em pré produção, baseado na sua peça homônima, direção de Clara Linhart.

  • RENATO NOGUERA

    Palestrante

    Renato Noguera é ensaísta, com destaque para o livro "Por que amamos: o que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor", além de ser autor de ficção, com publicações nos campos da literatura infantil, da dramaturgia, além de ser roteirista, compositor e atuar no Projeto multimídia Nana & Nilo. Noguera é doutor em Filosofia e professor da UFRRJ.

  • TEODORO POPPOVIC

    Palestrante

    Teodoro é roteirista e diretor. Formado em cinema, iniciou sua carreira na MTV Brasil. Foi um dos redatores responsáveis pelos programas de humor da emissora, como o "Comédia" e o "15 Minutos", ganhadores do prêmio APCA. Com Cao Hamburger fez o programa "No Estranho Planeta dos Seres Audiovisuais" e criou mais três séries: "Família Imperial", "Pedro e Bianca" e "Que Monstro te Mordeu?". Por esses projetos ganhou prêmios internacionais como o Prix Jeunesse e o Emmy. Em 2017 estreou seu primeiro longa, "Transtornada Obsessiva Compulsiva", dirigido em parceria com Paulo Caruso. O filme foi exibido em festivais como SXSW, PÖFF Tallinn e o Transilvânia Film Festival. Como roteirista, Teodoro já trabalhou com a O2 Filmes, RT Features, Gaumont, Boutique, Gullane, Conspiração e criou e escreveu as séries "Destino SP/RJ" (HBO), "Segredos de Justiça" (Globo) e "Ninguém Está Olhando" (Netflix), que concorre a um Emmy Internacional em 2020. Em 2019, lançou sua série "Feras" (MTV/Globoplay) como diretor geral e roteirista.

  • THIAGO DOTTORI

    Palestrante

    Thiago Dottori é roteirista desde 99, quando escreveu a série universitária "2 Apês”. De lá pra cá escreveu um pouco de tudo: institucionais, documentários, curtas, longas, séries e alguns objetos inclassificáveis. É roteirista dos longa-metragens: "Vips" (Melhor Filme no Festival do Rio), "Os 3", "Trago Comigo", "La Vingança" e “Turma da Mônica: Laços”, visto por mais de 2 milhões de pessoas nos cinemas em 2019. Assina também o segundo live-action dos personagens de Mauricio de Sousa, “Turma da Mônica: Lições”, com estreia prevista para 2021. Na TV, escreveu roteiro para as séries "Destino: São Paulo" (HBO), "Desencontros" (Sony) e "Entre o céu e a Terra" (TV Brasil/Futura); assina com Contardo Calligaris todo os roteiros das 4 temporadas de Psi (HBO), série indicada ao Emmy International como Melhor Série Dramática em 2015. É um dos criadores e roteirista das séries "Segredos de Justiça" (TV Globo), "Pedro e Bianca" vencedora do Emmy Kids International e Prix-Jeneusse como Melhor Série Infanto-Juvenil, bem como da série "Pais de Primeira" (TV Globo). Duas vezes indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na Categorias "Melhor Roteiro Adaptado" pelos filmes "Vips" (2011) e "Turma da Mônica - Laços" (2020).

  • BRUNO BLOCH

    Mediador

    Roteirista e produtor do longa "B.O.", indicado ao prêmio ABRA 2020 na categoria "melhor roteiro de longa de comédia", premiado no Los Angeles Brazilian Film Festival 2018 e no Festival FICA.VC 2017. Roteirista do longa "Tamo Junto", exibido no Festival de Cinema de Gramado de 2016. Para TV, foi cocriador e roteirista, ao lado de Matheus Souza, da série Vendemos Cadeiras (2010), exibida no canal Multishow. Criou e escreveu a websérie Voluntários 343, indicada a 3 prêmios no Rio Webfest 2017, incluindo “melhor série brasileira” e assinou o texto da peça O Diabo Não Pode Ser POP (2016). É idealizador e coapresentador do podcast de entrevista com roteiristas Primeiro Tratamento, maior podcast sobre roteiro do Brasil, onde atua também como consultor de roteiros.

  • CAROLINA AMARAL

    Mediador

    Professora, pesquisadora e roteirista, formada em Cinema pela UFF, com doutorado, mestrado pela mesma instituição. Suas pesquisas são voltadas para o campo dos gêneros narrativos audiovisuais - musicais, comédias românticas e melodramas - e estudos de roteiro.

  • FERNANDO TICON

    Mediador

    Fernando Ticon é produtor audiovisual para formatos digitais, com foco em vídeo para o YouTube, redes sociais e podcast. É também criador do canal "Hora do Terror" que debate o gênero em diferentes mídias de entretenimento.

  • FILIPPO CORDEIRO

    Mediador

    Roteirista na produtora Prime Arte, co-criador e apresentador do podcast Primeiro Tratamento, o maior podcast sobre roteiro do Brasil. Escreveu para programas do GNT, Multishow, Shoptime, foi finalista do concurso de roteiro de piloto de séries do FRAPA em 2018, semifinalista do concurso de roteiros de curta do ROTA em 2018, em 2020, foi selecionado pelo Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba para desenvolvimento de série, autor dos curtas Sinais e Perto Demais.

  • GELL MACEDO

    Mediador

    Produtora de Conteúdo e pós-graduanda em Roteiro Audiovisual. Autora do livro "Poesia do Inalcançável", e premiada com a poesia "Na Casa de Vó" pelo Prêmio Cultural "Poesia Todo Dia". Assina a dramaturgia das peças: "Papai Noel filho da puta", "De Heleno para o Tempo", “Incubadora” e "Flor Azul". Roteirista na série "Pai solteiro procura desesperadamente" (Flora Filmes); "Antonce, o anjo caído do Céu", selecionado para o pitching do Serie_Lab 2019 e Rodadas de Negócios do Serie_Lab 2020 e "Filho de Órion", também selecionado para Rodadas de Negócios do Serie_Lab 2020.