VENCEDORES

  • REINO DE PAPEL, de Ronald Silva de Oliveira

    Melhor Roteiro

    Sinopse:
    A rua traz grandes dificuldades e o embrutecimento daqueles que nela vivem, à margem da civilização. O que pode parecer uma regra entre os moradores de rua, torna-se a exceção na vida de um velho mendigo que, mesmo com a desventura de uma vida na rua, faz tudo o que está ao seu alcance para que seu pequeno neto, Junior, encare a situação de outra maneira.

  • MEU COLEGA MONSTRO, de Samantha Col Debella

    Melhor Personagem

    Sinopse:
    Davi é o novo aluno da escola e logo passa a ser alvo dos ataques de Igor e sua gangue por ser franzino e usar uma prótese na mão esquerda. Davi compartilha o sofrimento com Clara, a menina negra que de tanto ser chacota se vê de maneira distorcida e acredita ser um monstro.

  • MATCH NAS ESTRELAS, de Márcia Cauduro

    Melhor Diálogo

    Sinopse:
    Curta do gênero comédia romântica. Manu é uma patricinha fútil que namora com Duda, o galã popular da Faculdade. Manu sente que falta algo no relacionamento e acredita que a culpa disso é de Gus, melhor amigo de Duda desde a infância.

  • MINHA MÃE NÃO ABRE A PORTA, de Ananda Radhika

    Prêmio ROTA/CABÍRIA de Melhor Protagonista Feminina

    Sinopse:
    Tereza e Lorena tem uma relação instável. Entre brigas e gargalhadas, mãe e filha dividem um apartamento na zona leste de São Paulo. Apesar das discussões diárias tudo vai bem, até o dia em que Tereza não sai mais do quarto. A partir deste conflito, Lorena precisa encontrar seu próprio modo de lidar com a ausência da mãe e tentar se reconectar a ela.

Descrição

O Concurso de Roteiro de Curtas-metragens tem o objetivo de promover, através de premiação, roteiros de curtas de ficção inscritos por estudantes e iniciantes e, assim, abrir portas para sua eventual realização.

Os roteiros concorrerão nas seguintes categorias:
-melhor roteiro,
-melhor personagem,
-melhor diálogo,
-melhor protagonista feminina (certificado Cabíria).

Os roteiros serão avaliados em duas etapas:
Etapa 01: cinco curadores selecionarão até 20 roteiros.
Etapa 02: cinco jurados escolherão os vencedores do concurso.

Tanto a curadoria quanto o júri do concurso serão compostos por profissionais reconhecidos da área. Premiação: além de troféus, o Concurso de Roteiros de Curtas do III ROTA premiará seus vencedores com consultorias, oficinas e traduções oferecidas pelos parceiros do Festival.

Para a edição do III ROTA são esperadas novas parcerias e premiações.

Dúvidas e sugestões? Envie email para rotaconcurso2019@gmail.com.

Regulamento

CONCURSO DE ROTEIROS DE CURTAS-METRAGENS DO III ROTA

1) OBJETIVO

1.1 O Concurso de Roteiros de Curtas-metragens do III ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual tem o objetivo de promover, valorizar, qualificar e premiar roteiros
de curta–metragem de ficção, escritos por estudantes e/ou iniciantes e, com isso, abrir portas para sua eventual realização.

1.1.1 Aceita-se a participação de estudantes e iniciantes maiores de idade desde que tenham no máximo 03 (três) roteiros de curtas-metragens filmados e exibidos em festival, mostra de cinema ou na web, não podendo ter nenhum roteiro de longa ou série já exibido em festival, mostra de cinema ou na web, o que deverá ser atestado através do Termo de Responsabilidade preenchido, assinado e anexado pelo concorrente no ato da inscrição.


2) DATA E LOCAL

2.1 O III ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual acontecerá de 02 a 07 de outubro de 2019, na Cinemateca do MAM (Museu de Arte Moderna), na cidade do Rio de Janeiro, RJ. A Cerimônia de Premiação ocorrerá no dia 06 de outubro de 2019.

3) INSCRIÇÕES

3.1 A inscrição para o Concurso de Roteiros de Curtas-metragens do III ROTA é gratuita e estará aberta a partir das 00h00 de 10 de junho de 2019 até as 23h59 de 14 de julho de 2019, horário de Brasília.

3.2 Estão habilitados a participar estudantes e iniciantes, maiores de 18 anos, brasileiros ou naturalizados, residentes dentro ou fora do Brasil, inscritos sob pseudônimo.

3.3 Só serão aceitos roteiros escritos em português, podendo haver apenas expressões em outras línguas.

3.4 Cada concorrente poderá inscrever até 03 (três) roteiros, sendo cada roteiro correspondente a 01 (uma) inscrição.

3.5 A inscrição dar-se-á através do seguinte processo:

3.5.1 Ler o Termo de Responsabilidade e, estando de acordo, preencher por inteiro, datar, assinar, imprimir, escanear, salvar no seu computador e anexar ao Formulário de Inscrição do Concurso de Roteiros de Curtas-metragens do III ROTA.

3.5.2 Preencher o Formulário de Inscrição do Concurso de Roteiros de Curtas-metragens do III ROTA por completo. O não preenchimento dos campos obrigatórios não permite a conclusão da inscrição.

3.5.3 Anexar ao Formulário os seguintes documentos:
a) Termo de Responsabilidade, conforme modelo aqui, com data e assinatura do candidato,
b) RG, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho ou outro documento com foto (frente e verso), para a devida identificação e comprovação da maioridade do candidato,
c) Carta de Autorização do(s) coautor(es), conforme modelo aqui, escaneada, com data e assinatura do(s) mesmo(s), caso se aplique;
d) Arquivo único da obra em PDF, contendo os seguintes itens:
  - a capa contendo apenas o título e o pseudônimo escolhido (não pode ser nome artístico, nem semelhante ao nome de nascimento),
  - o roteiro de até 20 (vinte) páginas fora a capa, seguindo formatação profissional (Padrão Master Scenes),
  - a sinopse de até 01 (uma) página,
  - o perfil dos personagens principais de até 01 (uma) página,

O arquivo deve ter no máximo 23 páginas: a capa, o roteiro [com até 20 (vinte) páginas], a sinopse e o perfil de personagens. Qualquer arquivo com mais de 23 páginas será automaticamente desclassificado.

O arquivo não pode conter referência ao nome e/ou contato do(s) autor(es), como por exemplo telefone, email, endereço, para garantir o sigilo da autoria.

3.5.4 Não será aceita nenhuma documentação incompleta e/ou enviada após o encerramento do prazo de inscrições.

3.5.5 O ROTA não se responsabiliza por qualquer situação decorrente da ausência de registro na Biblioteca Nacional, conforme consta no Termo de Responsabilidade.

3.5.6  A organização do III ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual também se reserva o direito de prorrogar o prazo de inscrições, conforme julgue adequado, anunciando tal informação em seus canais de comunicação.

3.5.7 O III ROTA – Festival de Roteiro de Audiovisual não se responsabiliza por quaisquer despesas referentes à participação de roteiristas neste Concurso.

3.5.8 O III ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual não se responsabiliza pelas consequências de quaisquer informações inverídicas que venham a ser apresentadas por roteiristas participantes deste Concurso de Roteiros de Curtas-metragens do III ROTA, reservando-se a prerrogativa de desclassificar, a qualquer momento, os responsáveis por quaisquer infrações ao presente Regulamento.

3.5.9 Ao inscrever seu(s) roteiro(s), o roteirista afirma anuência e concordância com os termos constantes deste Regulamento, afirmando ainda que todas as informações fornecidas à organização do III ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual por ocasião dessa inscrição são verdadeiras.

4) PROCESSO SELETIVO

4.1 Habilitação: nesta etapa serão verificadas se todas as informações e documentos obrigatórios foram enviados, bem como se os roteiros inscritos foram apresentados de acordo com a formatação profissional (Padrão Master Scenes – conforme indicação aqui), no limite de páginas que consta na alínea “a” do item 3.5.3. Se estiver habilitado, o inscrito receberá um e-mail confirmando a habilitação no máximo em até 7 dias após o final do período de inscrições.

4.1.1 Apenas os projetos habilitados passarão para a etapa de seleção e serão avaliados.

4.2 Seleção: realizada em duas etapas, terá na primeira delas uma Comissão de Curadores, que irá eleger no mínimo 10 (dez) e no máximo 20 (vinte) roteiros semifinalistas. Na segunda etapa de seleção, um Júri elegerá 05 (cinco) roteiros finalistas e dentre eles os
roteiros premiados em 03 (três) categorias.

4.2.1 O Júri e a Curadoria serão compostos por profissionais atuantes no mercado audiovisual e no meio acadêmico, escolhidos pela organização do III ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual.

4.3 Os roteiros semifinalistas e os 05 (cinco) finalistas serão divulgados no site do ROTA, assim como nas páginas do ROTA nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), conforme cronograma abaixo:

4.3.1 Dia 23 de agosto de 2019 – divulgação da lista dos semifinalistas,

4.3.2 Dia 21 de setembro de 2019 – divulgação da lista dos 05 (cinco) finalistas,

4.3.3 Dia 06 de outubro de 2019 – premiação dos vencedores das 03 (três) categorias (melhor roteiro, melhor personagem e melhor diálogo), e da melhor protagonista feminina (Certificado Cabíria), durante a Cerimônia de Encerramento.

4.3.4 Dia 07 de outubro de 2019 – divulgação do resultado final no site do ROTA e nas redes sociais.

4.4 A escolha dos roteiros vencedores do Concurso de Roteiros de Curtas-metragens do III ROTA, bem como dos roteiros finalistas e semifinalistas, será de exclusiva
responsabilidade da Curadoria e do Júri do Concurso. Estas decisões serão soberanas e irrecorríveis.

4.5 A organização do III ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual reserva-se o direito de selecionar e premiar, ou não, quaisquer roteiros, conservando para si todas as
prerrogativas referentes a esses processos de seleção, inclusive a de não premiar ou selecionar os roteiros para quaisquer prêmios.

5) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

5.1 Critérios que serão utilizados na avaliação dos roteiros:
a) Qualidade da estrutura narrativa;
b) Qualidade da trama;
c) Qualidade da construção de personagens;
d) Qualidade da construção dos diálogos;
e) Originalidade.
IMPORTANTE: qualquer roteiro que apresente conteúdo com preconceito ou que incite à violência estará sujeito a imediata desclassificação.

5.2 A Comissão da Curadoria será orientada a utilizar uma pontuação de 0-2,5 para cada um dos critérios de avaliação, estipulados neste Regulamento, com exceção do item "d" Originalidade, que receberá 0 (zero) ou 2.

6) PREMIAÇÃO

6.1 Os 05 (cinco) roteiros finalistas concorrerão a prêmios pelas 03 (três) categorias:
a) Melhor Roteiro: troféu e parecer resumido do Júri.
b) Melhor Diálogo: troféu e parecer resumido do Júri.
c) Melhor Personagem: troféu e parecer resumido do Júri.

6.2 O Prêmio Cabíria em parceria com o ROTA oferece também o Certificado Cabíria para o roteiro com a Melhor Protagonista em Curta-metragem.

6.3 Outras premiações paralelas poderão ser criadas e serão divulgadas através do site e das páginas do ROTA no Facebook, Instagram e Twitter.


7) CONTRAPARTIDA

7.1 Como contrapartida é exigida a inclusão da logomarca do ROTA nos créditos de abertura e de encerramento do filme que venha a ser produzido a partir de um roteiro premiado, assim como a inserção da mesma logomarca nas edições impressas de roteiros premiados que venham a ser publicados, comercialmente ou não.

8) CONTATOS

8.1 Dúvidas decorrentes do presente regulamento deverão ser encaminhadas ao e-mail: rotaconcurso2019@gmail.com

8.2 Para acompanhar as notícias do ROTA acesse:
Facebook:  https://www.facebook.com/rotafestival/
Site:  http://rotafestival.com
Instagram:  @rotafestival
Twitter: @rotafestival

Ver mais...
Fechar