• Bill Labônia

    Seminário

    Cursou Comunicação Social / Cinema na Universidade Estácio de Sá, no Rio de janeiro, com especializações em Direção cinematográfica pela New York Film Academy e em Roteiro de Cinema e TV pela Vancouver Film School. Roteirista pernambucano mais premiado de sua geração, acumula mais de 20 prêmios e indicações de roteiro na carreira. Autor de dois guias de roteiro do Roteirista Empreendedor. Escreveu a série Austero, da TAC Filmes, o game Dolmen, da Massive Work Studio, as animações A Liga da The Way Comics e Carlos, da Spirit Animation. Atualmente é o responsável pela cinebiografia do nadador paralímpico Daniel Dias, produzido pela Island Bridge. Atua como Consultor de roteiro e professor de escrita criativa.

  • Bruno Bloch

    Seminário

    Assinou o roteiro dos programas do GNT ‘Desafio Além da Conta’ com Ingrid Guimarães (WEB - 4 episódios com mais de 2 milhões de visualizações) e episódios da segunda temporada de ‘Fale Conosco’ com Júlia Rabello (que migrou para a grade do canal). Finalista do concurso de roteiro do FRAPA (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre), maior festival de roteiro da América Latina, na categoria piloto de série com o piloto de “Friburgo, 2009”. Semifinalista do concurso de roteiro do festival ROTA de 2018 com o curta “Condomínio”. Roteirista e idealizador do curta ‘Sinais’ selecionado para as mostras competitivas dos festivais Internacional Filmmaker Festival of World Cinema Nice de 2017, Whatashort Independent International Film Festival 2017, na Índia (Nova Deli), IV Festival O Cubo de Cinema, Festival Janela Aberta no CCSP. Roteirista do curta ‘Perto Demais’.

  • Cavi Borges

    Seminário

    Cavi Borges é diretor e produtor da Cavideo - locadora referencia dos cinéfilos cariocas que mais tarde se tornou também produtora e distribuidora de filmes independentes. Já dirigiu 13 longas e 43 curtas. Já produziu 66 longas e 155 curtas ganhando 178 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Já teve seus filmes exibidos em festivais como Cannes, Berlim, Locarno , Rotterdã, Tiradentes, Brasilia, festival do Rio e Gramado.

  • Cláudio Paiva

    Seminário

    Comecei a trabalhar no Pasquim com dezoito anos. Sou cartunista. Virei roteirista mais tarde. No caminho, fiz o Planeta Diário, junto com Hubert e Reinaldo. Os três desenhavam, mas trocamos o traço pela escrita. Com o sucesso do jornal, fomos chamados para fazer o TV Pirata. Eu era redator final do programa. Depois veio Sai de Baixo, Grande Família, Tapas & Beijos, Chapa Quente e Cine Holliúdy. No cinema me arrisquei em três produções. O filme da Grande Família, O Bem Amado e Chacrinha, o Velho Guerreiro. Tenho 62 anos de idade e não nasci em Caratinga. Não sei quem escreveu isso na Wikipedia. Sou de Niterói. Do Largo do Marrão. Mais, não me perguntem, porque não sei.

  • Clementino Junior

    Seminário

    É Cineasta, Cineclubista, Doutorando em Educação (GEASur - UNIRIO), e comanda desde 2008 o CAN - Cineclube Atlântico Negro. Realizou 23 filmes autorais em diversos gêneros, e no CAN realiza diversos cursos de roteiro e produção, com enfoque, assim como a programação do Cineclube, nos reflexos da diáspora africana na sociedade. Recentemente recebeu na ALERJ o Diploma Heloneida Studart, da Comissão de Cultura, pela sua contribuição à cultura fluminense.

  • Elena Soárez

    Seminário

    Elena escreveu 9 longas que, além de premiados, foram selecionados para importantes festivais internacionais como: Certain Regard, Cannes (“Eu Tu Eles”), Panorama, Berlin (“Redentor” e “Xingu”), Sundance International Competion e Festival Internacional do Rio( “A Busca” com Wagner Moura, prêmio de melhor filme pela escolha da audiência).
    “Casa de Areia”– estrelado por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres - foi premiado como melhor roteiro original pelo NHK/ Sundance Award e nomeado como melhor roteiro pelo Satelite Award 2006. 3 Séries de TV como criadora e roteirista: Criadora – com Cao Hamburguer - e roteirista da pioneira “Filhos do Carnaval” (HBO, finalista do Emmy Internacional); Criadora e roteirista – com Luciano Moura - de “13 Dias Longe do Sol” (O2/ Globo), com Selton, Carolina Dieckman, Debora Bloch e Lima Duarte. Lançamento: novembro de 2017; e criadora e roteirista – com José Padilha – de “Lava-Jato” para Netflix internacional, com exibição para 190 países. Lançamento: março de 2018.

  • Filippo Cordeiro

    Seminário

    Assinou o roteiro dos programas do GNT ‘Desafio Além da Conta’ com Ingrid Guimarães (WEB - 4 episódios com mais de 2 milhões de visualizações) e episódios da segunda temporada de ‘Fale Conosco’ com Júlia Rabello (que migrou para a grade do canal). Finalista do concurso de roteiro do FRAPA (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre), maior festival de roteiro da América Latina, na categoria piloto de série com o piloto de “Friburgo, 2009”. Semifinalista do concurso de roteiro do festival ROTA de 2018 com o curta “Condomínio”. Roteirista e idealizador do curta ‘Sinais’ selecionado para as mostras competitivas dos festivais Internacional Filmmaker Festival of World Cinema Nice de 2017, Whatashort Independent International Film Festival 2017, na Índia (Nova Deli), IV Festival O Cubo de Cinema, Festival Janela Aberta no CCSP. Roteirista do curta ‘Perto Demais’.

  • Krishna Mahon

    Seminário

    Indicada ao Emmy e com dezenas de prêmios nacionais e internacionais, Krishna começou como repórter na Rede Minas. Foi produtora executiva da Discovery Networks, em Miami, e diretora de conteúdo dos canais History, A&E, Bio/Lifetime e H2. Hoje é consultora dos canais pagos do grupo Band, é uma das administradoras do Mulheres do Audiovisual Brasil, com mais de 20 mil membras, além de ser criadora e host da Imprensa Mahon.

  • Marina Meira

    Seminário

    Integrou a sala de roteiro das séries de ficção #ME CHAMA DE BRUNA (TvZERO| Fox Premium, 4ª Temp.), TERMINADORES (Hungry Man|Band, TNT, NETFLIX), DOUTOR PALHAÇO (Panorâmica), O RETORNO DE SATURNO (Estúdio Giz), ILHA ENCANTADA (Gravidade Zero) e VIVER NO RIO (Wise Entertainment). É roteirista do longa-metragem NINGUÉM AMA NINGUÉM POR MAIS DE DOIS ANOS (Festival do Rio 2015 e 39ª Mostra de SP / Europa Filmes). Escreveu para as séries LIVROS ANIMADOS (Canal Futura) e UM BRINDE AO VINHO (KN | Mais Globosat, 2a Temp.). Roteirista do curta-metragem AS AVENTURAS DE PETY - CIDADE DE TUTAMEIA (com Anahí Borges | Aranhas Films) e cocriadora da série de animação ALBERT NO MUNDO DOS PORQUÊS, contemplada pelo 1º Programa de Desenvolvimento de Projetos da Prefeitura de São Paulo e selecionada para a sessão de Pitching do evento RioContentMarket de 2014.

  • Monica Solon

    Seminário

    É roteirista e escritora. Leciona o Roteiro Adaptado na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e em cursos livres. Fez mestrado em Creative&CriticalWriting com especialização em escrita, análise e desenvolvimento de roteiro na Inglaterra. É co-roteirista, com Steve Hawes, na adaptação para o cinema do romanceA Girl MadeofDust, de Nathalie Abi-Ezzi, a ser dirigido por HiamAbbass (2019/20). Participou da sala de roteiristas da série Baile de Máscaras (Produtora Giros), em exibição na TV Cultura. Desenvolveu e é roteirista nas séries Seeing in theDarkness e Youngsters, a serem produzidas pela produtoraTalentsContent (EUA). Sua proposta de adaptação para as telas do romance A Capitoa, de Bernadette Lyra, foi selecionado para o CineLibri Workshop, com Linda Seger, a ser realizado na Bulgária, em outubro. Website: www.monicasolon.com

  • Pedro Riguetti

    Seminário

    É Graduado em Cinema pela PUC-Rio e Mestre em Escrita Criativa para Roteiro Audiovisual pela EICTV (Cuba). Roteirista da série "Sob Pressão" (3ª temporada/TV Globo) e de séries educativas de ficção para o Sistema de Ensino Eleva: "Anexo 11" (1ª e 2ª temporada) e "Supernova" (2ª temporada). Colaborador do longa-metragem "Macabro" (Zazen). Também roteirizou os clipes "Quando Bate Aquela Saudade", "Ben", "Chiste" e "Colégio" do cantor Rubel. Atualmente é roteirista da TV Globo, scriptdoctor, professor de roteiro e criador do site "O Roteirista Insone”.

  • Rodrigo de Vasconcellos

    Seminário

    Roteirista e dramaturgo queer, Rodrigo de Vasconcellos é autor do longa-metragem BLUSH (Rodrigo Teixeira/RT Features), roteiro vencedor de melhor pitching de longa-metragem do FRAPA 2018 e finalista do prêmio de roteiro de língua portuguesa GUIÕES 2018 (Lisboa). Foi roteirista do longa NINGUÉM AMA NINGUÉM POR MAIS DE DOIS ANOS (Festival do Rio 2015 e 39a Mostra de SP); co-roteirsta do longa SEDUÇÃO (de Zelito Vianna) e argumentista e roteirista do longa ALÉM DA PAIXÃO (Mapa Filmes), ambos em captação. Na TV, é criador da série SHHH! (em comercialização) e integrou o núcleo criativo da produtora Estúdio Giz, nas séries TURNÊ (de Daniel Nolasco) e REPÚBLICA (de Alice Gomes). No teatro, seu texto ELAS CRESCEM DE NOVO foi uma das dez peças selecionadas no concurso nacional de nova dramaturgia SELEÇÃO BRASIL EM CENA 2018. Rodrigo é formado em Cinema, especializado em Roteiro para Cinema e TV pela PUC-Rio e cursou Live British Theatre pela Kingston University London.

  • Carolina Amaral

    Seminário

    Professora, pesquisadora e roteirista, formada em Cinema pela UFF (2011). Desde 2007 tem trabalhado no audiovisual nas áreas de produção, assistência de direção, criação e desenvolvimento de projetos, em curtas, longas e programas de TV. Doutora e Mestre pelo PPGCOM-UFF, na linha de pesquisa: Estudos de Cinema e Audiovisual. Como professora já trabalhou na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (2016), na graduação em Cinema da UFF (2013-2018) e em diversas oficinas de roteiro para escolas públicas municipais, estaduais e federais através dos projetos Macacu Cine nas Escolas (Petrobrás Cultural 2014-2015) e Semana Acadêmica IFRJ (2018). Em 2017, integrou a equipe de pesquisa “Cine, Cultura y Sociedad” da Universidad de Zaragoza, Espanha. Atualmente, coordena o grupo de estudos “Cinema e Escrita”, junto com Maria Caú, no qual propõe uma série de atividades, leituras e eventos sobre as relações entre o cinema, o audiovisual e a palavra escrita.

  • Carolina Amaral

    Seminário

    Professora, pesquisadora e roteirista, formada em Cinema pela UFF (2011). Desde 2007 tem trabalhado no audiovisual nas áreas de produção, assistência de direção, criação e desenvolvimento de projetos, em curtas, longas e programas de TV. Doutora e Mestre pelo PPGCOM-UFF, na linha de pesquisa: Estudos de Cinema e Audiovisual. Como professora já trabalhou na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (2016), na graduação em Cinema da UFF (2013-2018) e em diversas oficinas de roteiro para escolas públicas municipais, estaduais e federais através dos projetos Macacu Cine nas Escolas (Petrobrás Cultural 2014-2015) e Semana Acadêmica IFRJ (2018). Em 2017, integrou a equipe de pesquisa “Cine, Cultura y Sociedad” da Universidad de Zaragoza, Espanha. Atualmente, coordena o grupo de estudos “Cinema e Escrita”, junto com Maria Caú, no qual propõe uma série de atividades, leituras e eventos sobre as relações entre o cinema, o audiovisual e a palavra escrita.

  • Carolina Amaral

    Seminário

    Professora, pesquisadora e roteirista, formada em Cinema pela UFF (2011). Desde 2007 tem trabalhado no audiovisual nas áreas de produção, assistência de direção, criação e desenvolvimento de projetos, em curtas, longas e programas de TV. Doutora e Mestre pelo PPGCOM-UFF, na linha de pesquisa: Estudos de Cinema e Audiovisual. Como professora já trabalhou na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (2016), na graduação em Cinema da UFF (2013-2018) e em diversas oficinas de roteiro para escolas públicas municipais, estaduais e federais através dos projetos Macacu Cine nas Escolas (Petrobrás Cultural 2014-2015) e Semana Acadêmica IFRJ (2018). Em 2017, integrou a equipe de pesquisa “Cine, Cultura y Sociedad” da Universidad de Zaragoza, Espanha. Atualmente, coordena o grupo de estudos “Cinema e Escrita”, junto com Maria Caú, no qual propõe uma série de atividades, leituras e eventos sobre as relações entre o cinema, o audiovisual e a palavra escrita.

  • Carolina Ficheira

    Seminário

    Doutoranda em Ciência da Literatura. Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Graduada em Produção Cultural pela UFF. É parecerista no campo cultural, tanto de fomento direto e indireto nas esferas municipal, estadual e federal. É professora pela ESPM (graduação e pós –graduação); Universidade Veiga de Almeida (Pós- graduação) e pelo CCE-PUC. Atualmente, dedica-se a mapear e entender o setor da captação de recursos na área cultural.

  • Cristina Gomes

    Seminário

    Roteirista, professora de roteiro e consultora criativa. Jornalista com Mestrado em Escrita Criativa e Doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (ênfase Roteiro cinematográfico). Criou e escreveu séries de ficção, documentários e programas de TV em emissoras e produtoras independentes. Canais de veiculação: Multishow, Globo Internacional, Canal Brasil, TV Brasil, TV Cultura, Record, Canal Futura, GNT. Tevevárias produções selecionadas ou premiadas em laboratórios e festivais nacionais e internacionais, como o documentárioDe volta, finalista no EMMY Internacional 2014.

  • Emilio Domingos

    Seminário

    Cineasta, cientista social, pesquisador e roteirista, principalmente na área de documentários. Realiza trabalhos de Antropologia Visual com foco em cultura urbana, através de pesquisas sobre funk, samba e hip hop. Atualmente cursa mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Cultura e Territorialidades pela UFF.
    Como diretor realizou os longas: “Deixa na Régua”, vencedor do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema do Rio (2016), “A Batalha do Passinho”; vencedor da Mostra Novos Rumos do Festival do Rio (2016), “L.A.P.A.”; Melhor Filme no Festival Câmera Mundo, na Holanda (2008). Dirigiu os curtas: “A Palavra Que Me Leva Além: Histórias do Hip Hop Carioca”, “Quando Xangô Apitar”, “O Bloco Está na Rua”, “Pretinho Babylon”, “Cante um Funk Para um Filme”, “Minha Área” e “As Aventuras de Biliu na Cidade Perdida”, “Família Tetra” e”. Fez também os videoclipes “Alteração (ÉA!); de Bnegão e os Seletores de Frequência; “Para Onde Irá Essa Noite” e “Cira, Regina e Nana”; de Lucas Santtana, “No Balanço da Canoa”; de Maga Bo” e “Curimba Riddim”; de DigitalDubs. “O Passinho é Show”; de Vinimax, “Te Ensinar Meu Quadradinho”; do Bonde do Passinho,
    Como pesquisador trabalhou em filmes como “Mistério do Samba”, “Viva São João”, “Pierre Verger” e “Sou Feia Mas Tô na Moda”; com diretores como João Salles, Breno Silveira, Lula Buarque de Hollanda, Andrucha Waddington e Carolina Jabor.
    Para a TV realizou pesquisa para o programa “Esquenta” e ainda foi o responsável pela pesquisa de repertório para os CDs “Tudo Azul”, da Velha Guarda da Portela e “Universo ao Meu Redor”, de Marisa Monte. Foi responsável pela pesquisa de imagens para a video instalação sobe a história dos bailes black que fará parte do acervo do novo Museu da Imagem e do Som do Rio (MIS-RJ).

  • Érica Sarmet

    Seminário

    É roteirista, pesquisadora e realizadora. Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP, mestre em Comunicação e bacharel em Estudos de Mídia pela UFF, suas pesquisas englobam temas como roteiro cinematográfico e os “gêneros do corpo” (horror, melodrama e pornografia), gêneros e sexualidades, cinema brasileiro e história do cinema feito por mulheres. Foi roteirista das séries "Transviar" (Eparrêi Filmes), “Contatos” (Wise Entertainment), "O Último Ano" (Matizar Filmes) e assistente de pesquisa e roteiro do longa-metragem "Medusa", de Anita Rocha da Silveira (Bananeira Filmes). É autora de capítulos de livros como “Explosão Feminista”, “Feminino e Plural: Mulheres no Cinema Brasileiro” e “E pornô, tem pornô? A panorama on brazilian porn”. Desde 2016 produz e faz a curadoria do cineclube Quase Catálogo, dedicado a mulheres diretoras. Dirigiu e roteirizou o curta-metragem "Latifúndio”, premiado e exibido em mais de 30 festivais nacionais e internacionais. Atualmente dedica-se à pré-produção de seu próximo curta, “Uma paciência selvagem me trouxe até aqui”, contemplado no Edital de Fomento ao Audiovisual da Prefeitura de Niterói. Milita pela visibilidade lésbica no audiovisual e em todos os espaços. Ama cafés da manhã.

  • Fidelys Fraga

    Seminário

    É formado pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro e licenciando em cinema pela Universidade Federal Fluminense. É roteirista chefe da série de ficção AREMBEPE (núcleos criativos PRODAV 13), e escreveu da série BAILE DE MÁSCARAS, atualmente em exibição na TV Cultura, ambas para Giros Produtora. Também escreveu as séries doc RODA DE CHORO E FRONTEIRAS FLUIDAS, para os canais Curta! e TV Brasil, ambas para a Polofilme Produções. É roteirista dos longas Deep Forest (PROAC-SP 2013 – Olhar imaginário Produções) e O Dono da Banca (núcleos criativos PRODAV 13 – Giros Produtora). Já ministrou cursos de roteiro no SESC Copacabana, Caixa Cultural Curitiba e para a Secretaria Municipal de Cultura-RJ. Também escreveu, dirigiu e produziu diversas peças de teatro no Rio e em São Paulo.

  • Gustavo Moraes

    Seminário

    Mestre pela Columbia University nas áreas de produção e direção, Moraes trabalhou na Fortissimo Films na Holanda onde teve a oportunidade de participar do Rotterdam Cinemart avaliando pitchings de projetos selecionados. Participou ainda como criador de projetos no Binger Film Lab (Holanda), Berlinale Talent (Alemanha), Produire au Sud-Festival 3 Continents (França) e do Laboratório Novas Histórias/ SESC de Roteiros. Moraes foi professor da Escola de Cinema Darcy Ribeiro por sete anos e atualmente é consultor de projetos na Escola de Séries e leciona na Pós-Graduação em Roteiros na Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA). Dentre seus últimos trabalhos no audiovisual destacam-se a consultoria de roteiro para o filme “Paraíso Perdido” de Monique Gardenberg, a escrita da série dramática televisiva “Baile de Máscaras”, dirigido por Flavio Tambellini, atualmente em exibição na TV Cultura, e a co-autoria do roteiro do documentário “Moda sem Medida” de Vanessa A. Souza para o Fashion TV.

  • Juliana Milheiro

    Seminário

    Formada em cinema e vídeo pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado em roteiro para cinema e TV pela Screen Academy Scotland/ Edinburgh Napier University. Em 2018, foi finalista do FRAPA-Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre e semifinalista do Prêmio Cabíria de Roteiro com o longa-metragem “Confete” e, em 2019, ganhou o prêmio de melhor longa-metragem do FRAPA com o roteiro “Macuxi”. Juliana também escreveu para séries infantis exibidas no Canal Futura e na TV Escola e fez desenvolvimento e roteiro de projetos de séries de ficção e animação contemplados por editais de desenvolvimento. Atualmente, Juliana é Coordenadora de Conteúdo do Gloob.

  • Luciana Monteiro

    Seminário

    É mestre em Estudos Latino-Americanos pela University of Florida. No mestrado e, posteriormente durante os estudos de doutorado na Tulane University, onde lecionou, desenvolveu pesquisas sobre literatura, cinema e MPB através de perspectivas culturais, feministas, LGBTQ e interseccionalidade de gênero, raça e classe. Publicou entre outros trabalhos, o artigo “Mulheres, mães e alienígenas: Subjetividade feminina na ficção científica de Dinah Silveira de Queiroz”. Ministrou o Estudo de Caso "Questões de Gênero nas Séries - Um olhar sobre 'O Conto da Aia' e 'Big Little Lies' junto com Monica Solon no II ROTA.

  • Maria Shu

    Seminário

    É dramaturga e roteirista. Seus textos teatrais já foram lidos e encenados na Suécia, Portugal, Cabo Verde e França. Ganhou o primeiro lugar no Concurso Feminina Dramaturgia, em 2014, com a peça Ar rarefeito. Das peças montadas, destacam-se Cabaret Stravaganza (2011), Giz (2013), Epifania (2016) e Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus (2019). Seu texto Peça para quem não veio (2017) foi resultado de uma parceria entre a Cia Pau D’arco de Teatro e a francesa CompagnieNieWiem. É uma das roteiristas da série dramática Onisciente (Netflix), criação Pedro Aguilera, com estreia prevista para 2020 e uma das autoras que compõe a coletânea “Dramaturgia Negra”, da FUNARTE.

  • Maria Castanho Caú

    Seminário

    É formada em Cinema pela UFF e doutora em Literatura Comparada pela UFRJ, com pesquisa sobre as inter-relações entre o Cinema e a Literatura. É autora do livro Olhar o mar: Woody Allen e Philip Roth – a exigência da morte, faz parte do coletivo de mulheres críticas de cinema Elviras e colabora com o site Críticos. De 2014 a 2017, atuou junto ao Columbia Global Center | Rio de Janeiro, produzindo e idealizando projetos da Universidade de Columbia no Brasil focados na área de audiovisual, dentre os quais se destaca o TV Writing Intensive, curso de formação de roteiristas de televisão, do qual também foi professora assistente. Em 2018, ministrou a disciplina Docência e Metodologia de Pesquisa na Pós-graduação em Roteiro da Universidade Veiga de Almeida. Atualmente, organiza, ao lado de Carolina Amaral, o grupo de pesquisa Cinema e Escrita.

  • Mariana Baltar

    Seminário

    É Doutora em Comunicação pela UFF (2007). É professora do curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine -UFF) e Bolsista de Produtividade do Cnpq (PQ 2). Coordena também o Nex – Núcleo de Estudos do Excesso nas Narrativas Audiovisuais, onde desenvolve pesquisas nas áreas de gêneros narrativos, afeto, excesso e sexualidades. Publicou diversos artigos em revistas acadêmicas entre eles Atrações e prazeres visuais em um pornô feminino, na revista Significação (2015); Saber em viagem - os travelogues no amálgama entre realidade e espetáculo, na Revista Matrizes (2013); Entre afetos e excessos – respostas de engajamento sensório-sentimental no documentário brasileiro contemporâneo, na Rebeca (2013); Evidência invisível – Blow Job, vanguarda, documentário e pornografia, na Revista Famecos (2011), e o capítulo Weeping Reality: Melodramatic Imagination in Contemporary Brazilian Documentary, no livro Latin American Melodrama. Passion, Pathos, and Entertainment (2009). Publicou em 2018 o livro E Porno, tem porno? – Panorama of Brazilian Pornography para a editora Mimesis Internacional, e em 2019 pela Eduff, o livro Realidade Lacrimosa - o melodrama no documentário brasileiro.

  • Marília Nogueira

    Seminário

    Idealizadora do Prêmio Cabíria, projeto criado para fomentar a representatividade feminina nas telas, Marília é também roteirista e diretora. Além de trabalhos em cinema, tem desenvolvido narrativas de branded content para clientes como Discovery Channel, Coca-Cola e Google.

  • Pedro Reinato

    Seminário

    Doutor em Literatura Brasileira pela USP, script doctor, professor de roteiro e responsável por salas de desenvolvimento de projetos de séries e longas na Roteiraria. Trabalhou nos seguintes projetos: O anel de Eva (Latitude Filmes) – longa em fase de pós-produção; Minoritown (Roteiraria) – série de ficção - em desenvolvimento; “25” (Roteiraria) – série de ficção - em desenvolvimento; Desabafo de um Professor (Editora do Brasil) – série de humor para internet em segunda temporada – em produção; Faces de um Crime (Story Productions) – série sobre casos criminais emblemáticos - em desenvolvimento; Da horta (Story Productions) – série sobre sustentabilidade nas grandes cidades - em desenvolvimento.

  • Taiyo Omura

    Seminário

    Soundpainter, coordenador dos projetos: "Baila Baila", jam musical dançante; e dos "Cine Concertos", exibições de clássicos do cinema silencioso com a criação da trilha sonora e sonoplastia ao vivo através de uma mescla de linguagens de sinais para improvisação dirigida. Tem experiência em projetos de desenvolvimento da criatividade e espontaneidade no contexto de grupos. Possui mestrado em Artes Cênicas na UNIRIO, com trabalho prático e didático unindo teatro, música, dança, artes visuais e performance através do Soundpainting. Ator-improvisador da Cia. Baby Pedra e o Alicate, com experiência no método Impro, de Keith Johnstone, tendo estudado com o próprio no Loose Moose Theatre no Canadá em 2012. Como músico da Cia. Teatro do Nada, trabalhou com improvisação narrativa por mais de 10 anos. Possui graduação em Cinema pela UFF, onde foi monitor da disciplina Argumento e Roteiro por 2 anos, desenvolvendo exercícios didáticos de dramaturgia através de técnicas de improvisação e espontaneidade.