Descrição
O Concurso de Roteiro de Curtas-metragens tem o objetivo de promover, através de premiação, roteiros de curtas de ficção inscritos por estudantes e iniciantes brasileiros e maiores de idade e, assim, abrir portas para sua eventual realização.
VENCEDORES
Melhor Roteiro
A menina no espelho - Ricardo José Sékula - Jaboatão de Guararapes/PE
Melhor Personagem
Janela da Esperança - Fernanda Gama - São Paulo/SP
Melhor Diálogo
Onde Kafka Entra Nessa História - Paulo Fernando Mello - Duque de Caxias/RJ
Prêmio ROTA/CABÍRIA - Melhor Protagonista Feminina
Janela da Esperança - Fernanda Gama - São Paulo/SP
Mentoria da Bea Góes - Narratologia
Noturno - Igor Machado Peres - Goiânia/GO
FINALISTAS
MELHOR ROTEIRO
A menina no espelho - Ricardo José Sékula - Jaboatão de Guararapes/PE
Hoje Não Tem Janta - Denis Martins - Vitória da Conquista/BA
Meu Amigo Roger - Izah Neiva - Guarulhos/SP
Preludium - Fernando André - São Paulo/SP
Sedição - Tomás Casemiro e Murilo Augusto França Jardim - Guaratinguetá/SP
MELHOR PERSONAGEM
A Trilha do Coelho - Gil Marcel Cordeiro - Curitiba/PR
Hoje Não Tem Janta - Denis Martins - Vitória da Conquista/BA
Janela da Esperança - Fernanda Gama - São Paulo/SP
O Peixe de José - Louise Estorani Mendes - São Paulo/SP
Noturno - Igor Machado Peres - Goiânia/GO
Pedro - Leon Barbero - São Paulo/SP
MELHOR DIÁLOGO
Clarice e O Fim do Mundo Conhecido - Bernardo Cruz Lopes da Silva - Salvador/BA
Iara - Emanuel Lavor - Brasília/DF
Onde Kafka Entra Nessa História - Paulo Fernando Mello - Duque de Caxias/RJ
Sedição - Tomás Casemiro e Murilo Augusto França Jardim - Guaratinguetá/SP
Sentinela - Ana Marinho - Aracaju/SE
MELHOR PROTAGONISTA FEMININA (Prêmio Cabíria)
Deise - Stefani Mota - São Paulo/SP
Janela da Esperança - Fernanda Gama - São Paulo/SP
Marilha - Babi Teodoro - São Paulo/SP
No Fim do Arco-íris - Francine Lipinski Jusinskas - Curitiba/PR
Obra - Plinio Uhl Vieira e Fernanda Sarkis Coelho - São Paulo/SP
SEMIFINALISTAS
MELHOR ROTEIRO
A Lenda da Sineira - Pedro Amaral e Marcos Amaral de Oliveira - Santa Maria/RS
A menina no espelho - Ricardo José Sékula - Jaboatão de Guararapes/PE
As Miçangas - Emanuel Lavor - Brasília/DF
Bossa ‘N Roll - Guilherme Feitosa - Rio de Janeiro/RJ
Hoje Não Tem Janta - Denis Martins - Vitória da Conquista/BA
Meu Amigo Roger - Izah Neiva - Guarulhos/SP
Não Me Contenha - Andrei Bueno Carvalho - Curitiba/PR
Oi, Sumido - Bruno Freitas Borges e Samuel C. Leal - São Paulo/SP
Preludium - Fernando André - São Paulo/SP
Sedição - Tomás Casemiro e Murilo Augusto França Jardim - Guaratinguetá/SP
MELHOR PERSONAGEM
A Lenda da Sineira - Pedro Amaral e Marcos Amaral de Oliveira - Santa Maria/RS
A Trilha do Coelho - Gil Marcel Cordeiro - Curitiba/PR
Bossa ‘N Roll - Guilherme Feitosa - Rio de Janeiro/RJ
Hoje Não Tem Janta - Denis Martins - Vitória da Conquista/BA
Janela da Esperança - Fernanda Gama - São Paulo/SP
Meu Amigo Roger - Izah Neiva - Guarulhos/SP
Não Me Contenha - Andrei Bueno Carvalho - Curitiba/PR
Noturno - Igor Machado Peres - Goiânia/GO
O Peixe de José - Louise Estorani Mendes - São Paulo/SP
Pedro - Leon Barbero - São Paulo/SP
Um dia com Clarice - Beatriz Kestering Tramontina - Criciúma/SC
MELHOR DIÁLOGO
Bossa ‘N Roll - Guilherme Feitosa - Rio de Janeiro/RJ
Clarice e O Fim do Mundo Conhecido - Bernardo Cruz Lopes da Silva - Salvador/BA
Iara - Emanuel Lavor - Brasília/DF
Meu Pai e o Mar - Francisco Teicher e Pedro Luis Sydenstricker Alvares - Rio de Janeiro/RJ
Não Me Contenha - Andrei Bueno Carvalho - Curitiba/PR
O Enforcado - Francine Lupinski Jusinskas - Curitiba/PR
O que o mar traz à praia - Victor Stoll - São Paulo/SP
Onde Kafka Entra Nessa História - Paulo Fernando Mello - Duque de Caxias/RJ
Recanto - Erik Gasparetto - São Paulo/SP
Sedição - Tomás Casemiro e Murilo Augusto França Jardim - Guaratinguetá/SP
Sentinela - Ana Marinho - Aracaju/SE
MELHOR PROTAGONISTA FEMININA (Prêmio Cabíria)
Deise - Stefani Mota - São Paulo/SP
Face - Jessica Cristiny Garcia - Valinhos/SP
Janela da Esperança - Fernanda Gama - São Paulo/SP
Jornada Solo - Beatriz Pollo - Rio de Janeiro/RJ
Lá vem purpurina! - Érida Castello Branco de Andrade - Rio de Janeiro/RJ
Marilha - Babi Teodoro - São Paulo/SP
Polaris - de Giulia do Nascimento Silva - São Paulo/SP
No Fim do Arco-íris - Francine Lipinski Jusinskas - Curitiba/PR
Obra - Plinio Uhl Vieira e Fernanda Sarkis Coelho - São Paulo/SP
Relatos de lonjuras - Ana Luiza Souza Dantas - Natal/RN
PRÊMIOS
Melhor Roteiro
- bolsa para o Curso Online de Roteiro para Série de TV da AIC
- bolsa para o Curso Assistência de Roteiro com Andrea Yagui
- bolsa para o Programa Absoluto de Criadores de Filmes da Escola Master Shot de Cinema e Audiovisual
- bolsa para o Curso de Formatação de Roteiro da Béa Góes
- pacote completo para o VII ROTA
- parecer do Júri
- certificado
- troféu
Melhor Diálogo
- bolsa para o Grupo de Desenvolvimento de Roteiro do Projeto Marieta
- bolsa para o Curso Assistência de Roteiro com Andrea Yagui
- bolsa para o Curso de Formatação de Roteiro da Béa Góes
- pacote completo para o VII ROTA
- parecer do Júri
- certificado
- troféu
Melhor Personagem
- bolsa para o Grupo de Desenvolvimento de Roteiro do Projeto Marieta
- bolsa para o Curso Assistência de Roteiro com Andrea Yagui
- bolsa para o Curso de Formatação de Roteiro da Béa Góes
- pacote completo para o VII ROTA
- parecer do Júri
- certificado
- troféu
Melhor Protagonista Feminina (Prêmio ROTA/CABÍRIA)
- consultoria de 2 horas com Marília Nogueira, sobre roteiro e direção
- bolsa no Ateliê Escreva Criatura com Marília Nogueira no segundo semestre de 2022
- pacote completo para o VII ROTA
- certificado
- troféu
Convidados
-
ALYSSON BORGES SOUZA
Curador
Alysson Borges Souza (Recife, Pernambuco) é roteirista e diretor. Também atua como consultor e pesquisador para desenvolvimento de roteiros de ficção e documentário de curtas e longas-metragens. Atualmente é estudante do Curso Regular de Roteiro da Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños (EICTV), em Cuba.
-
ANA CAROL ALVES
Curadora
Ana Carol Alves é roteirista de TV e cinema. Formada em Design pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, estuda harpa sinfônica na Escola Municipal de Música de São Paulo.
-
ARTTUR BERNARDO
Curador
Arttur Bernardo é roteirista formado na Universidade Estácio de Sá (2014-2018). Professor de roteiro nos cursos livres “Filminho” e “Curta em Prática” criados por ele para atender alunos iniciantes, intermediários e avançados. Foi um dos curadores do Concurso de Roteiro de Curtas-metragens do III ROTA. Trabalhou como pesquisador de texto no projeto de longa-metragem infantil "Timóteo e as árvores" e assina os roteiros do longa metragem "O Carimbo" (em desenvolvimento) e das séries "Seca Vermelha" (em desenvolvimento) e "Aleatórias" (aprovada pelo edital PROAC em SP, em desenvolvimento).
-
ASSAGGI PIÁ
Curador
Assaggi Piá é produtor, pesquisador e realizador audiovisual, Bacharel em Humanidades e Licenciando em Ciências Sociais pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira – Unilab/IHL. Idealizador e coordenador de produção do CineMalês e da Mostra Ousmane Sembene de Cinema, ambos voltados para a distribuição e difusão do cinema negro e LGBTQI+ no recôncavo baiano e região metropolitana de Salvador. Roteirizou e dirigiu alguns curtas-metragens como "Downpression" de 2019; "Nigiro: Meu nome, minha ancestralidade, de 2020; e “Ácido: O gosto desses dias (2021)”, premiado como melhor filme experimental na 6ª edição do Festival Internacional de Cinema do Caeté - FICCA. Destacou-se também com o roteiro de “Solar”, que foi premiado pelo Festival CineMulti também em 2021. Em 2022, roteirizou e dirigiu o curta "Ikú".
-
BRUNA KARYNE
Curadora
Bruna Karyne é formada em Cinema pela PUC-RIO e Roteiro Audiovisual pela AIC, com passagens pelas Universidades de Leeds (Reino Unido) e Oslo (Noruega), Bruna Karyne é escritora, produtora e roteirista. Foi curadora do ROTA 2021 e do Cabíria Prêmio de Roteiro 2020, e desde 2019 é diretora de produção da websérie ‘’Marotos: uma história’’, indicada ao Rio WebFest 2020 e 2021. Atualmente desenvolve seu primeiro longa-metragem de comédia romântica (Ananã Produções/Imagem Filmes) e conclui o Mestrado em Cinema & Audiovisual na UFF.
-
CAMILA SALES
Curadora
Camila Sales é publicitária de formação, pós-graduada em Cinema, TV e Vídeo pela Universidade Belas Artes de São Paulo, e também pós-graduada em Roteiro pela FAAP. Trabalha como Brand Manager, produtora de audiovisual e faz parte da produção do Festival Internacional de Filmes Curtos e Direitos Humanos, Entretodos. Produz, dirige e roteiriza o podcast Guacocast que aborda os impactos da vida da mulher, projeto que conta com captação privada.
-
CARMEM MARTINS
Curadora
Carmem Martins pesquisa processos midiáticos e cultura visual. Graduou-se em comunicação e atualmente estuda cinema.
-
CAROLINA CARDOSO
Curadora
Carolina Cardoso é formada em Artes e Design (UFJF) e em Cinema e Audiovisual (UFJF). Trabalhou no curta-metragem "Amélia em Transe" como roteirista e produtora executiva, e no videoclipe "Dare the night" da banda INOUTSIDE também como produtora executiva. Atualmente dirige seu primeiro curta, "Moscas mortas", que também é um roteiro original.
-
DAMA OLIVEIRA
Curadora
Carioca, 32 anos, especialista em Cinema e Audiovisual, roteirista e escritor@ com vários contos publicados, recentemente venceu o segundo lugar na categoria prosa do II Prêmio Literário de Direitos Humanos Prof. Eduardo C.B. Bittar. Em sua escrita, as inspirações se baseiam na experiência humana, nas diversidades, questões sociais, cultura brasileira, fantasia e um cadinho de horror.
-
DELLES SASSI
Curadora
Delles Sassi é graduada em Cinema & Audiovisual e estudante assídua de desenvolvimento de
narrativas. Atualmente incorpora o time de marketing, como social media das distribuidoras Vitrine Filmes e Manequim Filmes. Tem também experiência em crítica de cinema, tendo atuado no site Cinema Escrito (2018-2019). -
DEREK WILSON
Curador
Derek Wilson - O carioca com o nome mais americano da história saiu do Brasil com 11 anos. Primeiro morou na Namíbia, e na Espanha (onde estudou cinema, e foi estagiário de um programa de comédia catalão: o Polonia). Trabalhou na produtora Professor Film, como assistente de produção junior e de roteiro, e África do Sul (onde cursou Faculdade de Cinema) e fez parte de um coletivo de cineastas sul africanos, o Kinoburo,, e um brasileiro de penetra. E agora voltou ao Brasil (onde espera trabalhar com audiovisual). Um momento importante da sua carreira foi quando um filme que dirigiu, escreveu e editou, Night Shift, fez parte do Southafrica Horrorfest, o maior festival de terror da África, e quando um roteiro seu foi finalista de um concurso de roteiros: Best Script London. Gosta de escrever comédias inspiradas pelo humor de Larry David e a Grande Família, e dramas inspirados por Kafka, Lynch, irmãos Coen, Yorgos Lanthimos. Também curte escrever terror de todos os tipos.
-
EDIVALDO MOURA
Curador
Edivaldo Moura - Roteirista, diretor, fotógrafo e editor. Dentre suas produções estão os filmes "Memórias do Cine Argus", "O Cinema de Seu Duca", "A Última Maria", "Do que Sinto Saudade" e "Terreiro de Mina". Formado em Cinema e Audiovisual e em Pedagogia, Especialista em Educação para as Relações Etnicorraciais e Mestre em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, trabalha como filmmaker e Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
-
ESTEVÃO MABILIA MENEGUZZO
Curador
Estevão Mabilia Meneguzzo - é formado em Comunicação e Cinema, eterno estudante de Filosofia e pós-graduado em preparação corporal nas artes cênicas. Iniciou no mercado audiovisual como assistente de direção e depois como editor e pós-produtor. Na transição para a direção, “Valentina” foi seu primeiro curta-metragem de ficção, seguido do curta-metragem documental “Juliana na Cinemateca”. Sócio da Cajamanga Post, é responsável pela pós produção e direção criativa da pós produtora, com uma diversidade de longas-metragens e obras seriadas como: “Arcanjo Renegado” (Globoplay), “Animal Amarelo”, “Carro Rei”, “Especial de Natal” (Netflix), “Em busca de Anselmo” (HBO), “Abolição”, “Barretão”, “O Cerco”, entre outras histórias.
-
FILIPPO PITANGA
Curador
Filippo Pitanga - Advogado, Jornalista, Crítico, Professor na AIC e Sesc, Mestrando: ECO/UFRJ e Pós-graduando pela Estácio de Sá, Curador: Cineclube AIC, Estação Net, Ação e Reflexão, Casa do Saber, Colunista: Revista Fórum, Carta Capital e A Forca de Judas, Host: Podcast Reserva Imovision e do Cinema em Série, Apresentador e Roteirista: Sessão AIC no Canal Like
Curador: ROTA, Olhar Periférico e Pedra Azul, Coorganizador: CineFantasy e FICA.VC, Editor-chefe: Almanaque Virtual, Correspondente: Canal Curta, Membro: FIPRESCI e ACCRJ -
GUSTAVO ARAUJO
Curador
Gustavo Araujo é graduando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisa a temporalidade e o ritmo na escrita do roteiro audiovisual. Atualmente, atua como um dos monitores da disciplina Argumento e Roteiro, bem como colabora com a produção e organização da Mostra de Filmes Universitários da UFF, a UFFilme. No último ano, foi membro da administração da Liga Acadêmica de Roteiro de seu curso.
-
JHOALERSON DIAS
Curador
Jhoalerson Dias é estudante de audiovisual pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e realizou trabalhos nas áreas de roteiro, captação de som direto, produção, assistência de direção e edição. Desde mais novo o cinema lhe tomava uma atenção considerável e decidiu investir em formações na área, como cursos de fotografia, de direção de atores e a graduação em audiovisual, a qual está em processo de finalização.
-
KIMBERLY PALERMO
Curadora
Kimberly Palermo é graduanda em Cinema e Audiovisual pela UFF. Escreveu e dirigiu o curta “Cenas da Infância” (2021), vencedor do Prêmio Revelação do 32º Curta Kinoforum, que foi exibido nacional e internacionalmente em diversos festivais. Participou do 1º Laboratório de Ideias do Curta Cinema com o “O Testamento de Adelaide”; foi finalista do Concurso de Roteiros do V ROTA (Melhor Roteiro, Personagem e Diálogo) com “O Vulcão” e teve “Máquina de Meretrizes” e “Não tenho um título” na semifinal do Prêmio Rota/Cabíria de 2020. Atualmente, dirige “A Tragédia da Lobo-guará”, selecionado para o MetrôLab 2020.
-
LUISA PROCHNIK
Curadora
Luisa Prochnik é roteirista, escritora e jornalista. Durante 14 anos, trabalhou no Esporte da TV Globo com roteiro e produção. No Multishow, foi roteirista do TVZ e de duas edições do 'Vai pra Onde?'. Foi assistente e colaboradora em peças de teatro, é autora de livro sobre escotismo e tem um longa-metragem independente em pré-produção. Atualmente, trabalha como assistente de roteiro em uma série audiovisual e como roteirista em série documental ainda em fase de pesquisa. Concluiu Formação em Roteiro e Design de Séries na Roteiraria.
-
PABLO FÉLIX
Curador
Pablo Félix é bacharel em cinema pela Universidade Federal Fluminense, com passagem na Universidade da Beira Interior em Portugal. Como roteirista e diretor, realizou o curta “Com Carinho” (pós-produção), contemplado pelo prêmio Lab Curta FUNARJ 2021 e selecionado no Laboratório de Projetos do Curta Cinema 2021. Como assistente de direção, atuou em “Azul Piscina” (dir. Pedro Fagim, 2021), “Os Dias Que Escondem As Noites” (dir. Rogerio Cavalcante e Castro, 2020) e “A Gente Finge Que Não Dói Mais” (dir. Yuri Lasmar e Eduardo Cardoso, 2019).
-
PAULA WEISS
Curadora
Paula Weiss é roteirista e realizadora com bacharel em Cinema e Audiovisual pela UFF e pós-graduanda em Roteiro pela FACHA. Em 2017 colaborou com Sonia Rodrigues no roteiro do longa-metragem "#EuSouMaria", atualmente em produção. Criou a websérie ficcional PORN, lançada em 2018, que atingiu mais de 225.000 visualizações. Teve projetos selecionados pelos laboratórios: Varilux, Escola de Séries e ROTA. Em 2021 foi premiada como melhor direção pela websérie Desconstruída, co-dirigida com o criador Fidelys Fraga.
-
PEDRO MAIA
Curador
Pedro Maia é formado no Curso Superior do Audiovisual da ECA-USP. Atualmente, trabalha como videomaker e produtor freelancer. Já trabalhou em produtoras como O2 Filmes, Mutato, Piloto, Clan VFX, entre outras. Apaixonado por cinema e narrativas audiovisuais, está em uma busca constante para afinar seu pensamento crítico e analítico
-
RADHI MERON
Curadora
Radhi Meron é roteirista, animadora e educadora formada em Educomunicação pela ECA-USP. Foi roteirista do curta-metragem "Peripatético" (2017), prêmio de melhor roteiro no 50º Festival de Brasília. Seu último curta-metragem, “Aurora - A rua que queria ser um rio”, já recebeu diversos prêmios e menções honrosas em festivais por todo o mundo, incluindo, mais recentemente, o prêmio Canal Brasil de melhor curta-metragem no CinePE. Atualmente realiza a maestria em roteiro na EICTV de Cuba.
-
RAFA MUNHOZ
Curador
Rafa Munhoz é graduado em Produção Audiovisual e Especialista em Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais pela PUCRS. Durante o período na universidade, roteirizou dois curtas e co-escreveu um longa-metragem. Em 2020, fundou junto de três colegas a Desmanche Filmes, com a qual participa de rodadas de negócios em diversos festivais pelo Brasil. Através da produtora já escreveu e produziu videoclipes, além de episódios para a websérie documental 20 CONTAR, disponível no YouTube.
-
ROSE BARROS
Curadora
Rose Barros é bibliotecária graduada pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Bibliotecas escolares, com vários cursos na área de cultura: Curso de Audiovisual pela Escola Municipal de Audiovisual Carlos Scalla, cursos e oficinas de Roteiros pela Fundação Simão José Silva, Curso de produção Cultural com Lelei Faini, Curso Elaboração e Produção de Projetos Audiovisuais MINAS CINE entre outros. Participação nos curtas A Luta, Sacis de Bruno Bennec, A tua Presença, Quer apostar? e Ubunto (casting) de Euler Luz, e no longa Correndo atrás, de Jefferson Dé.
-
STEFANO LOPES
Curador
Stefano Lopes é pós-graduando em Corpo e Palavra nas Artes da Cena e da Imagem na PUC-Rio e bacharel em Cinema e Audiovisual pela UNESPAR. Joseense, atua como assistente de direção e roteirista. É diretor executivo do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba e participou da curadoria do laboratório de roteiros do V Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro. É sócio da Prisma Cocriações, produtora através da qual finaliza seu primeiro filme como roteirista e diretor, "Nada Ficou no Lugar".
-
VICTOR RODRIGUES
Curador
Victor Rodrigues tem 24 anos, é da periferia do DF. Trabalha no audiovisual principalmente com áudio e trilha sonora no cinema experimental local. Fora do audiovisual é músico experimental envolvido em processos coletivos com a gravadora local Dobradiça enferrujada. É aluno de audiovisual pela Escola de Música de Brasília e tem experiências prévias com supervisão de roteiros no cinema experimental local.
-
AMANDA DRUMONT
Jurada
Amanda Drumont é produtora (Escola de Cinema/MA) e roteirista (Instituto de Cinema/SP) há 3 anos, atuando no mercado audiovisual maranhense em conteúdos como curtas, videoclipes, documentários e filmes publicitários. Seu trabalho mais recente é o documentário "Amo, Poeta e Cantador: murais da memória pelo Maranhão".
-
BEA GÓES
Jurada
Com 10 roteiros filmados e mais de 1200 alunos, Bea Góes é roteirista e iniciou seus estudos de Cinema em 2015 em Los Angeles, na New York Film Academy, onde escreveu e dirigiu três curta-metragens. Em São Paulo, na Roteiraria, fez os cursos Formação de Roteirista Avançada e Oficina de Séries, onde também trabalhou como monitora e, posteriormente, professora. Formada em Letras na FFLCH-USP e Mestranda em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP, Beatriz estuda o gênero melodramático e sua operação em séries para streaming. Beatriz também é criadora e apresentadora do Canal Narratologia, com mais de 40 mil inscritos no Youtube. Bea escreveu o roteiro do curta-metragem “Só Olhando”, disponível no Youtube com mais de 300 mil visualizações, e é criadora e roteirista da Websérie Quarentenados, feita durante o isolamento social, que teve mais de 1 milhão de visualizações do piloto em menos de 24 horas. Em 2020 foi jurada do Concurso de Roteiro do ROTA. Em 2021, jurada do concurso de roteiro Loco de Ouro. Atualmente, trabalha em uma sala de roteiro para uma série de drama na plataforma Star+.
-
BERNARDO ALE ABINADER
Jurado
Bernardo Ale Abinader é diretor e roteirista de cinema manauara. Seu curta “O barco e o rio” (2020) ganhou cinco Kikitos no Festival de Gramado, incluindo melhor curta e melhor direção; prêmio da crítica no Cine Ceará; menção especial no HIFF (Espanha); melhor curta e melhor roteiro no FestCine; além de ter sido selecionado para Bogoshorts (Colômbia), Ischia Film Festival (Itália), FiQuito (Equador), Festival do Rio, Shorts Mexico (México), FicViña (Chile), Baku ISFF (Azerbaijão) entre outros.
-
GIOVANA MORAES
Jurada
Giovana Moraes é jornalista com pós graduação em jornalismo literário e sociologia política e cultura. Cursou a Escuela de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba, e a Escola Darcy Ribeiro. Atua no audiovisual há 20 anos, principalmente na teledramaturgia, em pesquisa ("América", "Caminho das Índias", "Amazônia") e roteiro ("A Vida da Gente", "Além do Horizonte", "Orgulho e Paixão"). Foi finalista do Emmy, categoria digital, pela websérie "Eu Só Quero Amar", spin off de "Malhação". É fundadora da SambaCaju Conteúdo, que atua no desenvolvimento de projetos de ficção, não-ficção e storytelling. Tem 45 anos e mora em São Paulo.
-
LÍVIA CAMPOS DE MENEZES
Jurada
Lívia Campos de Menezes é bacharel em Relações Internacionais e mestre em História pela UNESP. Ela atuou como gerente de projetos em diversas empresas, como a Nielsen, antes de voltar sua carreira para o cinema. Em 2014, Lívia decidiu combinar sua paixão por estórias com a experiência em negócios e se mudou para os EUA, onde fez um mestrado em Produção Criativa na UNC School of the Arts. Lívia já produziu curtas-metragens e trabalhou em diversos festivais, como Sundance, Mill Valley Film Festival e Brazilian Film Market. Atualmente, ela é diretora criativa do Wild & Scenic Film Festival, em Nevada City, CA.
-
MYRZA MUNIZ
Jurada
Myrza Muniz tem 37 anos, natural do Rio de Janeiro, autora, roteirista e diretora, à frente da produtora Selvática Filmes, membro da APAN desde 2017. Comunicóloga com mestrado pela FGV/ESCP de Paris, roteirista pela ECDR, FLUP e Oficina de Autores da Rede Globo. Trabalhou em desenvolvimentos e salas de roteiro em diversas produtoras, como Giros, Dédalo, Daza. Desde 2019, atua como roteirista na Conspiração em uma série ficcional distópica para Amazon e como co-criadora de outra série ficcional dramática na mesma produtora. Roteirista de série não ficcional do Emicida pelo Lab Fantasma para Globosat/GNT "O Enigma da Energia Escura". Participante do Colaboratório Criativo onde teve uma série ficcional de comédia dramática selecionada para desenvolvimento na Netflix. Autora e diretora do longa-metragem ficcional "A Odisseía de Obá", em negociação, contemplado em edital de desenvolvimento SAV/MINC.
-
PEDRO SALOMÃO
Jurado
Sócio-fundador da Trama B, onde exerce a função de diretor criativo. Autor da série ficcional "Miúdo Graúdo" (Endemol Portugal / RTP.) Roteirista do Canal Like (Net) e de séries documentais sobre cinema, educação, games e tecnologia em diversos canais televisivos. Coordenou os roteiros do programa Globo Educação. Colaborou no filme “Bruna Surfistinha” (Melhor Roteiro no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro). Concebeu a série de jogos educativos “Chico na Ilha dos Jurubebas” (melhor serious game no XII SBGames) e melhor produção transmídia no Prêmio TAL (Televisión América Latina). Graduado em Cinema e Especialista em Roteiro pela Universidade Estácio de Sá. Mestre em Comunicação pela UFRJ. Orientador do curso de Showrunner da Academia Internacional de Cinema do Rio de Janeiro. Co-coordenou a Pós-graduação em Roteiro da Universidade Veiga de Almeida. Foi instrutor na Faculdade de Tecnologia do Senac, também no Rio de Janeiro.
-
RAPHAEL PEREZ
Jurado
Graduado em Comunicação Social pela UFRJ, é analista de conteúdo na NBCUniversal Brasil, responsável por supervisionar os projetos de ficção e não-ficção originais dos canais Universal TV, Studio Universal e SY-FY, desde a seleção dos projetos e desenvolvimento dos roteiros à produção, edição e exibição. Coordenou a gravação dos vídeos institucionais em Libras do Museu de Arte do Rio (MAR). Foi estagiário de direção no espetáculo teatral “Passarinho” (2017), dirigido por Clara Kutner. Durante a graduação, foi pesquisador CNPq no projeto “Cinemáticos: O Cinema dos Artistas no Brasil”, no qual investigou a relação entre o cinema brasileiro e as artes visuais sob a orientação de André Parente.
Regulamento
1) OBJETIVO
1.1 O Concurso de Roteiros de Curtas-metragens do VI ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual tem o objetivo de promover, valorizar, qualificar e premiar roteiros de curta–metragem de ficção, escritos por estudantes e/ou iniciantes e, com isso, abrir portas para sua eventual realização.
1.2 Serão aceitas inscrições de estudante e de iniciante brasileiro maior de idade (dentro do período de inscrição) que tenha no máximo 03 (três) roteiros de curta-metragem filmados e exibidos em festival, em mostra de cinema presencial e/ou on line, em TV aberta ou fechada, e plataformas de streaming, e que não tenha nenhum roteiro de longa ou episódio de série, filmado e exibido em festival, em mostra de cinema presencial e/ou on line, em TV aberta ou fechada, e plataforma de streaming.
1.2.1 O inscrito deverá atestar a veracidade da informação através de Termo de Responsabilidade, a ser preenchido, assinado e anexado ao formulário de inscrição.
1.2.2 Candidatos que têm 01 (um) roteiro de longa ou 01 (um) episódio de série ou 04 (quatro) roteiros de curta filmados e exibidos nos meios citados acima, não são elegíveis.
2) DATA E LOCAL
2.1 O VI ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual acontecerá de 21 a 26 de junho de 2022, no formato on line, através de plataformas na web e nas redes sociais do ROTA. A Cerimônia de Premiação ocorrerá no dia 26 de junho de 2022, quando os vencedores serão anunciados ao vivo.
3) INSCRIÇÕES
3.1 A inscrição para o Concurso de Roteiros de Curtas-metragens do VI ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual é gratuita e estará aberta a partir das 00h00 de 1º de abril de 2022 até as 23h59 de 12 de abril de 2022, horário de Brasília.
3.1.1 NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO DO PRAZO DAS INSCRIÇÕES, SALVO EM CASO DE INDISPONIBILIDADE TÉCNICA NO SITE.
3.2 Estão habilitados a participar estudantes e/ou iniciantes, maiores de 18 anos, brasileiros ou naturalizados, residentes dentro ou fora do Brasil.
3.3 Só serão aceitos roteiros escritos em português, podendo haver apenas expressões em outras línguas.
3.4 Cada concorrente poderá inscrever no máximo até 03 (três) roteiros, sendo cada roteiro correspondente a 01 (uma) inscrição.
3.5 A inscrição dar-se-á através do seguinte processo:
3.5.1 Ler o Termo de Responsabilidade e, estando de acordo, preencher, datar, assinar, imprimir, escanear, salvar no seu computador e anexar ao Formulário de Inscrição do Concurso de Roteiros de Curtas-metragens do VI ROTA.
3.5.2 Preencher o Formulário de Inscrição do Concurso de Roteiros de Curtas-metragens do VI ROTA por completo. O não preenchimento dos campos obrigatórios e a falta de documentos anexos não permitem a conclusão da inscrição.
3.5.3 Anexar ao Formulário os seguintes documentos:
a) Termo de Responsabilidade, conforme modelo aqui, com data e assinatura do candidato,
b) Documento de identidade com foto (frente e verso), podendo ser RG, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho ou outro documento oficial, para a devida identificação e comprovação da maioridade do candidato,
c) Carta de Autorização do(s) coautor(es), conforme modelo aqui, escaneada, com data e assinatura do(s) mesmo(s), caso se aplique;
d) Arquivo único da obra em PDF, contendo os seguintes itens:
- a capa com APENAS o título e o pseudônimo (não pode ser nome de nascimento, nem social, nem artístico, devendo não ter referência ao autor),
- o roteiro de até 20 (vinte) páginas fora a capa, na formatação profissional (Padrão Master Scenes),
- a sinopse de até 01 (uma) página,
- o perfil dos personagens principais de até 01 (uma) página,
O arquivo deve ter no máximo 23 páginas: a capa, o roteiro [com até 20 (vinte) páginas], a sinopse e o perfil de personagens. Qualquer arquivo com mais de 23 páginas será automaticamente desclassificado.
O arquivo não pode conter referência ao nome e/ou contato do(s) autor(es), como por exemplo telefone, email, endereço, em nenhuma das páginas, cabeçalhos ou rodapés, para garantir o sigilo da autoria.
3.5.3.1 Termo de Responsabilidade e Carta de Autorização do(s) coautor(es) sem assinatura não têm validade, desclassificando a inscrição.
3.5.4 Não será aceita nenhuma documentação incompleta e/ou enviada após o encerramento do prazo de inscrições.
3.5.5 O ROTA não se responsabiliza por qualquer situação decorrente da ausência de registro na Biblioteca Nacional, conforme consta no Termo de Responsabilidade do(s) autor(es).
3.5.6 O ROTA – Festival de Roteiro de Audiovisual não se responsabiliza por quaisquer despesas referentes à participação de roteiristas neste Concurso.
3.5.7 O ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual não se responsabiliza pelas conseqüências de quaisquer informações inverídicas que venham a ser apresentadas por roteiristas participantes deste Concurso de Roteiros de Curtas-metragens do VI ROTA, reservando-se a prerrogativa de desclassificar, a qualquer momento, os responsáveis por quaisquer infrações ao presente Regulamento.
3.5.8 Ao inscrever seu(s) roteiro(s), o roteirista afirma anuência e concordância com os termos constantes deste Regulamento, afirmando ainda que todas as informações fornecidas à organização do VI ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual por ocasião dessa inscrição são verdadeiras.
4) PROCESSO SELETIVO
4.1 Habilitação: nesta etapa serão verificadas se todas as informações e documentos obrigatórios foram enviados corretamente, bem como se os roteiros inscritos foram apresentados de acordo com a formatação profissional (Padrão Master Scenes – conforme indicação aqui), no limite de páginas que consta na alínea “a” do item 3.5.3.
4.1.1 O inscrito receberá um e-mail confirmando a habilitação. Digite corretamente seu email no formulário de inscrição e salve nosso email rotaconcurso@gmail.com para evitar que a confirmação caia no spam.
4.1.2 Apenas os projetos habilitados passarão para a etapa de seleção e serão avaliados.
4.2 Seleção em 02 (duas) etapas: Na primeira etapa a Curadoria selecionará em torno de 05 (cinco) roteiros semifinalistas de cada uma das 03 (três) categorias (melhor roteiro, melhor personagem e melhor diálogo). Na segunda etapa de seleção, o Júri Oficial elegerá até 03 (três) roteiros finalistas de cada uma das categorias e dentre eles os roteiros premiados.
4.2.1 O Júri Oficial e a Curadoria serão compostos por profissionais atuantes no mercado audiovisual e no meio acadêmico, escolhidos pela organização do VI ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual.
4.2.2 Haverá uma Curadoria específica para a categoria Melhor Protagonista Feminina, formada pelas organizadoras do Cabíria Festival, que escolherá conforme os critérios da organização.
4.3 Os roteiros semifinalistas e os finalistas serão divulgados no site do ROTA, assim como nas páginas do ROTA nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), conforme cronograma abaixo:
4.3.1 Dia 18 de maio de 2022 – divulgação da lista dos semifinalistas,
4.3.2 Dia 17 de junho de 2022 – divulgação da lista dos finalistas,
4.3.3 Dia 26 de junho de 2022 – premiação dos vencedores das 03 (três) categorias (melhor roteiro, melhor personagem e melhor diálogo), e da melhor protagonista feminina, durante a Cerimônia de Encerramento.
4.3.4 Dia 27 de junho de 2022 – divulgação do resultado final no site do ROTA e nas redes sociais.
4.4 A escolha dos roteiros vencedores do Concurso de Roteiros de Curtas-metragens do VI ROTA, bem como dos roteiros finalistas e semifinalistas, será de exclusiva responsabilidade da Curadoria e do Júri Oficial. Estas decisões serão soberanas e irrecorríveis.
4.5 A organização do VI ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual reserva-se o direito de selecionar e premiar, ou não, quaisquer roteiros, conservando para si todas as prerrogativas referentes a esses processos de seleção, inclusive a de não premiar ou selecionar os roteiros para quaisquer prêmios.
5) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
5.1 Critérios que serão utilizados na avaliação dos roteiros:
a) Qualidade da estrutura narrativa;
b) Qualidade da trama;
c) Qualidade da construção de personagens;
d) Qualidade da construção dos diálogos;
e) Originalidade.
IMPORTANTE: qualquer roteiro que apresente conteúdo com preconceito ou que incite à violência estará sujeito a imediata desclassificação.
5.2 A Comissão da Curadoria será orientada a utilizar uma pontuação de 0 a 2,5 para cada um dos critérios de avaliação, estipulados neste Regulamento, com exceção do item "d" Originalidade, que receberá 0 (zero) ou 2.
6) PREMIAÇÃO
6.1 Os roteiros finalistas concorrerão a prêmios pelas 03 (três) categorias:
a) Melhor Roteiro: troféu, parecer resumido do Júri;
b) Melhor Diálogo: troféu e parecer resumido do Júri;
c) Melhor Personagem: troféu e parecer resumido do Júri.
6.2 O Prêmio ROTA/CABÍRIA oferece o Certificado Cabíria para o roteiro com a Melhor Protagonista Feminina em Curta-metragem.
6.3 Outras premiações paralelas poderão ser criadas e serão divulgadas através do site e das páginas do ROTA no Facebook, Instagram e Twitter.
7) CONTRAPARTIDA
7.1 Como contrapartida é exigida a inclusão da logomarca do ROTA nos créditos de abertura e menção ao ROTA no encerramento do filme que venha a ser produzido a partir de um roteiro premiado, assim como a inserção da mesma logomarca nas edições impressas de roteiros premiados que venham a ser publicados, comercialmente ou não.
8) CONTATOS
8.1 Dúvidas decorrentes do presente regulamento deverão ser encaminhadas ao e-mail: rotaconcurso@gmail.com
8.2 Para acompanhar as notícias do ROTA acesse:
Facebook: https://www.facebook.com/rotafestival/
Site: http://rotafestival.com
Instagram: @rotafestival
Twitter: @rotafestival