Descrição
O Laboratório de Projetos de Séries é composto por consultorias e treinamento para o Pitching, que acontecerão nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2022, e pelo Pitching, que acontecerá no dia 26 de junho de 2022.
O ROTA Lab tem o objetivo de promover, através de premiação, bons projetos de estudantes e iniciantes contribuindo com seu desenvolvimento e apontando caminhos para a sua viabilização.
Os finalistas concorrerão aos prêmios de melhor pitching dado pelo Júri Oficial (primeiro, segundo e terceiro lugar) e ao prêmio de melhor pitching dado pelo Júri Popular.
A divulgação dos vencedores acontecerá na Cerimônia de Premiação no dia 26 de junho de 2022.
Dúvidas e sugestões? Envie e-mail para rotalab@gmail.com.
VENCEDORES
Melhor Pitching Júri Oficial
Cheios da Glória - Leandro Souza dos Santos - Salvador/BA
Segundo Melhor Pitching Júri Oficial
Lá na Frente - Márcio Andrade - Recife/PE
Terceiro Melhor Pitching Júri Oficial
Amapô - Maira Cristina - Salvador/BA
Melhor Pitching Júri Popular
Senhor Primeira-Dama - Uriel Almeida - Belo Horizonte/MG
Prêmio ROTA/Brazilian Women In Enterteinment (BWIE)
Amapô - Maira Cristina - Salvador/BA
Família-Faz-Tudo - Maria Thereza Maximiano - Princesa Isabel/ PB
O Último Cine Pornô - Leila Magalhães e Gustavo Gerard - Rio de Janeiro/RJ
FINALISTAS
Amapô - Maira Cristina - Salvador/BA
Comédia dramática
Logline: Travesti da 3ª idade rouba concurso de drag queen da rival para manter sua boate decadente aberta.
Aparício - Edmundo Clairefont - São Paulo/ SP
Thriller/suspense/faroeste brasileiro
Logline: Quando uma forca amanhece cravada numa vila isolada no sertão, pessoas desaparecem: um padre, um escritor e um excêntrico matemático vão se unir para investigar a conexão dessas mortes com o lado sangrento e desconhecido da História do Brasil.
Calouros - Ana Straube - Indaiatuba/SP
Comédia
Logline: Na década de 2000, um jovem da periferia de São Paulo entra na faculdade e descobre que é um dos únicos alunos negros e bolsistas de seu curso. Ele terá de encontrar seu espaço e construir sua identidade enquanto tenta reerguer, junto a outros colegas outsiders, um combalido Centro Acadêmico.
Cheios da Glória - Leandro Souza dos Santos - Salvador/BA
Comédia
Logline: Uma jovem se vê dividida entre ser destaque no coral da igreja evangélica dos tios ou ser a atração principal numa casa de shows gerenciada por três drag queens.
Família-Faz-Tudo - Maria Thereza Maximiano - Princesa Isabel/ PB
Comédia
Logline: Após o falecimento da avó Sardinha, os Palamedes terão de trabalhar pela primeira vez e construir o jazigo da família, sob pena de assombração. Para conseguirem se sustentar e realizar o desejo da matriarca, montam uma exímia empresa de trambiques capaz de fazer qualquer tipo de serviço.
Fit pra Cachorro - Daniel Ludwich - Rio de Janeiro/RJ
Comédia
Logline: Após perder tudo no esquema de pirâmide do noivo, influenciadora digital tenta se reinventar como pet chef fit enquanto trabalha como zeladora no prédio do tio.
Lá na Frente - Márcio Andrade - Recife/PE
Minissérie
Logline: Pedro, 07, vive com sua mãe grávida, mas esta perde a criança e ele vai em busca da irmã perdida.
O Último Cine Pornô - Leila Magalhães e Gustavo Gerard - Rio de Janeiro/RJ
Drama com toques de humor
Logline: Executiva de sucesso no Canadá(49/preta) herda cinema no interior do Brasil, para onde vai disposta a acabar com o negócio familiar de prostituição lá existente. Mas aquele universo de excluídos explorados pelo pai a faz se tornar a voz deles e enfrentar uma rede de poder e corrupção.
Pode Tudo - Clarice Rios Correa - Rio de Janeiro/RJ
Infantil
Logline: Quando sua avó diz algo que não entende, uma menina questionadora, de 6 anos, vai atrás do significado, usando seu faro de aprendiz de jornalista e a magia da casa da vó onde "Pode tudo".
Senhor Primeira-Dama - Uriel Almeida - Belo Horizonte/MG
Dramédia Política
Logline: Quando seu marido surpreendentemente vence a eleição para presidente do Brasil, um homem tem que lidar com as complexidades da vida como Primeiro-Cavalheiro.
SEMIFINALISTAS
Ainda Estamos Aí - Ailly Cavalcante e João Pedro Maciel Schlaepfer - Rio de Janeiro/RJ
Comédia Dramática
Logline: Diante de uma mudança repentina, quatro idosos conectados por uma neta comum reavaliam suas prioridades e experimentam vontades reprimidas ao longo da vida.
Amapô - Maira Cristina Ferreira da Silva - Salvador/BA
Comédia dramática
Logline: Travesti da 3ª idade rouba concurso de drag queen da rival para manter sua boate decadente aberta.
Aparício - Edmundo Clairefont - São Paulo/ SP
Thriller/suspense/faroeste brasileiro
Logline: Quando uma forca amanhece cravada numa vila isolada no sertão, pessoas desaparecem: um padre, um escritor e um excêntrico matemático vão se unir para investigar a conexão dessas mortes com o lado sangrento e desconhecido da História do Brasil.
Aprendiz de Abiurana - Mar - Porto Alegre/RS
Coming-of-age
Logline: Após reencontrar sua avó considerada demoníaca pelo resto da família, uma criança marcada pela magia precisa unir forças para manter vivo o território ancestral que a pertence.
A Virgem do Dinossauro - Felipe Dagort - Santa Maria/RS
Comédia
Logline: Quando a ciência e a religião ficam em perigo, um paleontólogo cético e uma senhora religiosa fervorosa precisam se unir contra o prefeito megalomaníaco de uma cidade pequena.
Breves Encontros Desajustados - Pablo Félix - Guapimirim/RJ
Comédia Romântica
Logline: Pessoas tentam achar parceiros por meio de aplicativos de relacionamentos e vivem encontros inesquecíveis com finais inesperados.
Calouros - Ana Straube - Indaiatuba/SP
Comédia
Logline: Na década de 2000, um jovem da periferia de São Paulo entra na faculdade e descobre que é um dos únicos alunos negros e bolsistas de seu curso. Ele terá de encontrar seu espaço e construir sua identidade enquanto tenta reerguer, junto a outros colegas outsiders, um combalido Centro Acadêmico.
Chapéu Coco - Matheus Albano - Niterói/RJ
Dramédia histórica
Logline: O ambicioso, arrogante e paupérrimo Juca encontra um chapéu coco abandonado flutuando pelo Rio Negro.
Cheios da Glória - Leandro Souza dos Santos - Salvador/BA
Comédia
Logline: Uma jovem se vê dividida entre ser destaque no coral da igreja evangélica dos tios ou ser a atração principal numa casa de shows gerenciada por três drag queens.
Como Salvar o Tempo - Vitor Neves Martins - Niterói/RJ
Animação - Aventura/Fantasia
Logline: Após o relógio criado pelo Tempo ser destroçado em milhares de pedaços, duas crianças ingênuas terão que percorrer cidades, vilas e reinos, enfrentando armadilhas e maldições a fim de recuperarem os fragmentos e restaurarem o artefato para livrar o mundo da devastação.
Escola de Piratas: Ana Straube - Indaiatuba/SP
Infantil
Logline: Na Escola de Piratas, um grupo de crianças descobre o valor da amizade e do trabalho em equipe enquanto treinam para ser piratas numa sacolejante e divertida escola em alto mar, guiados por professores e métodos nem um pouco convencionais.
Facção Organizada - Ronald Lincoln Cardoso Barreto - Rio de Janeiro/RJ
Suspense
Logline: Na busca por vingar o irmão assassinado em uma briga de torcidas organizadas, Lauro vai se deparar com uma obscura rede de corrupção nos bastidores do futebol. Ação, Drama,
Família Faz Tudo - Maria Thereza Maximiano - Princesa Isabel/ PB
Comédia
Logline: Após o falecimento da avó Sardinha, os Palamedes terão de trabalhar pela primeira vez e construir o jazigo da família, sob pena de assombração. Para conseguirem se sustentar e realizar o desejo da matriarca, montam uma exímia empresa de trambiques capaz de fazer qualquer tipo de serviço.
Fit pra Cachorro - Daniel Ludwich - Rio de Janeiro/RJ
Comédia
Logline: Após perder tudo no esquema de pirâmide do noivo, influenciadora digital tenta se reinventar como pet chef fit enquanto trabalha como zeladora no prédio do tio.
Lá na Frente - Márcio Andrade - Recife/PE
Minissérie
Logline: Pedro, 07, vive com sua mãe grávida, mas esta perde a criança e ele vai em busca da irmã perdida.
O Trio Victoriano - Carol Lach - Rio de Janeiro/RJ
Comédia dramática
Logline: Três jovens terão que se adaptar numa sociedade em que eles não têm nenhum conhecimento sobre.
O Último Cine Pornô - Leila Magalhães - Rio de Janeiro/RJ
Drama com toques de humor
Logline: Executiva de sucesso no Canadá(49/preta) herda cinema no interior do Brasil, para onde vai disposta a acabar com o negócio familiar de prostituição lá existente. Mas aquele universo de excluídos explorados pelo pai a faz se tornar a voz deles e enfrentar uma rede de poder e corrupção.
Pode Tudo - Clarice Rios Correa - Rio de Janeiro/RJ
Infantil
Logline: Quando sua avó diz algo que não entende, uma menina questionadora, de 6 anos, vai atrás do significado, usando seu faro de aprendiz de jornalista e a magia da casa da vó onde "Pode tudo".
Senhor Primeira-Dama - Uriel Almeida - Belo Horizonte/MG
Dramédia Política
Logline: Quando seu marido surpreendentemente vence a eleição para presidente do Brasil, um homem tem que lidar com as complexidades da vida como Primeiro-Cavalheiro.
Sintrópica - Melina Oliveira - São Paulo/SP
Comédia
Logline: Meio-irmãs, Beca e Linda só se conhecem depois da morte do pai, quando herdam uma propriedade rural afetada pela seca no semiárido nordestino. Forçadas a permanecer na fazenda para garantir sua parte da herança, as duas desconhecidas vão se tornar, pouco a pouco, irmãs de verdade.
PRÊMIOS
Melhor Pitching pelo Júri Oficial:
-bolsa integral para qualquer curso da Roteiraria em 2022,
-bolsa para o grupo de desenvolvimento de roteiro do Projeto Marieta,
- mentoria dada por membro da rede de talentos do Projeto Paradiso do Instituto Olga Rabinovich,
- livro Palavra de Roteirista do Lucas Paraizo,
- anuidade da ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas),
- passaporte do Serie_Lab,
- pacote completo para o VII ROTA,
- parecer da curadoria,
- troféu.
Segundo Melhor Pitching pelo Júri Oficial:
-bolsa de 50% em qualquer curso da Roteiraria em 2022,
- livro Palavra de Roteirista do Lucas Paraizo,
- passaporte do Serie_Lab,
- pacote completo para o VII ROTA,
- parecer da curadoria,
- troféu.
Terceiro Melhor Pitching pelo Júri Oficial:
-bolsa de 30% em qualquer curso da Roteiraria em 2022,
- livro Palavra de Roteirista do Lucas Paraizo,
- passaporte do Serie_Lab,
- pacote completo para o VII ROTA,
- parecer da curadoria,
- troféu.
Melhor Pitching pelo Júri Popular:
-bolsa integral para qualquer curso da Roteiraria em 2022;
- livro Palavra de Roteirista do Lucas Paraizo,
- passaporte do Serie_Lab,
- pacote completo para o VII ROTA,
- parecer da curadoria,
- troféu.
Prêmio ROTA/Brazilian Women in Entertainment
Consultoria de planejamento de carreira com Meire Fernandes (produtora, roteirista e autora fundadora do BWIE)
Para todos os finalistas:
- 4 consultorias,
- treinamento de Pitching,
- Pitching.
Para todos os semifinalistas:
- Parecer da curadoria.
Convidados
-
ALEXANDRE GUERREIRO
Curador
Doutor em Comunicação pelo PPGCOM/UFF, com pós-doutorado em Educação pela FE/UFRJ. Integra os grupos de pesquisa CINEAD/LECAV: cinema para aprender e desaprender, do Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual da UFRJ, e QUADRO A QUADRO: projetando ideias, refletindo imagens, da UFRB. Professor de História e Filosofia da SEEDUC-RJ. Produtor, diretor e roteirista de obras audiovisuais. Produtor e Curador de Mostras e Festivais. Coordenou a produção da 8a e 9a edições da Mostra Cinema e Direitos Humanos e do projeto Inventar com a Diferença, realizados pela UFF/SDH/MINC.
-
DANIEL FRAIHA
Curador
É jornalista, roteirista e sócio da Projéteis. Atualmente desenvolve um projeto de ficção para a Amazon Studios. É graduado e mestre pela UFRJ, trabalhou na série Pela Fechadura (2019), no longa Abá (em produção) e nos documentários A quem interessa a ignorância (2021), A Ruptura (em finalização) e Alternativos (em produção/Canal Curta!). Escreveu três longas e integrou equipes de roteiro de quatro séries de ficção em desenvolvimento com produtoras parceiras. Foi editor do Petronotícias; subeditor de coluna diária no Jornal do Commercio; e teve passagens pelo Portal G1 (TV Globo) e pela ONU. Faz parte da curadoria dos laboratórios de roteiro do Rota Festival desde 2018, e escreve artigos como convidado para a coluna do jornalista Matheus Leitão na Veja.
-
DEYSE REIS
Curadora
Deyse Reis é jornalista, roteirista, produtora e diretora. Como jornalista, em 2008, teve seu livro-reportagem "Diário de Uma Floresta Seca" indicado ao Intercom (Congresso de Comunicação) como um dos 5 melhores na categoria "Diversionais" e foi assessora de imprensa da cantora australiana Kylie Minogue no Brasil por mais de 10 anos. No audiovisual, participou de comerciais, curtas, séries como Mundo Curiozoo (Discovery Kids) e Pico da Neblina (HBO - direção Fernando Meireles), e longas, a exemplo de Skull - A Máscara de Anhangá (estrelado por Natallia Rodrigues) e Um Ano Inesquecível - Inverno (Amazon Prime). Em 2020, montou sua produtora - Mulier Filmes - e produziu, dirigiu e roteirizou filmes como Hambúrguer (indicado a melhor curta-metragem no First Time Filmmaker, Lift-Off Sessions e Los Angeles Brazilian Film Festival) e séries como O Outro Lado da Pandemia (indicada ao Rio Webfest como Melhor Ideia Original, Lift-Off Sessions como Best New Idea e vencedora do Brazil International Monthly Independent Film Festival por Melhor Roteiro). O Outro Lado da Pandemia foi exibida pelo canal TV CNB através da Roku TV para 89 países, além de ter sido tema de aula na universidade UniJorge (Salvador-BA) nos cursos de Pedagogia e Administração. As obras da Mulier Filmes estão em plataformas de streaming como Now, Vivo Play e Box Brazil Play.
-
ELAINE PERROTTE
Curadora
Elaine é bacharel em Rádio e TV pela Metodista, pós-graduada em Gestão de TV pela FAAP, com certificado em Roteiro pela UCLA. É escritora, roteirista freelancer e consultora de roteiros. Participou do CLIPE 2016, tendo contos publicados em antologia literária pela Editora Giostri. Fez parte da equipe de Roteiro Dramático da série “Elize Matsunaga: Era Uma Vez Um Crime”, para a Netflix, e roteirizou o curta “Flying Whispers”, selecionado por festivais nacionais e internacionais. Foi consultora de roteiros no Departamento de Desenvolvimento da Bold Films/LA (conhecida por longas como “Whiplash” e “Drive”), foi a primeira brasileira a integrar a equipe de curadores do site de críticas Rotten Tomatoes, buscando dar maior visibilidade para produções latinas, e atualmente é consultora de roteiros para as produtoras com base em Los Angeles, Taleflick, Coverfly e Foton Pictures. Atuou como professora convidada de Fundamentos da Narrativa na pós da FAAP em 2021 e teve seu projeto de série infantil selecionado para as Rodadas de Negócios do Serie_Lab 2021.
-
ELI RAMOS
Curadora
Eli Ramos atua há 20 anos no Audiovisual. Antes de se tornar roteirista, trabalhou na produção de séries e longas. Estudou roteiro na EICTV em Cuba, é roteirista há 10 anos. É autora das obras: “A Luta do Século”, de Sergio Machado (Festival do Rio/2016), da série "Brasil de Imigrantes", (History / 4º Prêmio ABRA de Roteiro – 2020) e do longa “Aurora: Refúgio de Todos os Mundos” de Camilo Cavalcante (2023). Atualmente, desenvolve dezenas de projetos de cinema e TV para produtoras independentes.
-
GELL MACEDO
Curadora
Gell Macedo é escritora, poeta e roteirista com pós-graduação em Roteiro de Ficção e Documentário, com projetos de séries selecionados para pitchings e Rodadas de Negócios em festivais do Brasil. Curadora do Laboratório de Projetos de Série do V ROTA, também foi finalista no Prêmio Cabíria 2021. Membro do Comitê LGBTQIA+ e de Creditação e Valores da ABRA. Atualmente, dedica-se à criação de conteúdos originais de ficção e não-ficção, publicitários e atua em núcleos criativos.
-
PEDRO MACHADO
Curador
Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-MG, estudou roteiro pela Academia Internacional de Cinema e pela Roteiraria. Já dirigiu e roteirizou alguns curtas. Foi finalista do ROTA Festival em 2018, recentemente foi curador do Atlanta Film Festival Screenplay Competition 2021 e 2022 e do Laboratório de Projetos de Série do Festival ROTA 2021.
-
RAQUEL TERTO
Curadora
Raquel Terto é roteirista, assistente de roteiro e curadora. Mestre em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF), formada em História pela UFF e em Roteiro pela AIC e Centro Afro Carioca. Foi colaboradora da produtora VOLTA, roteirista da série “Personagens Negros Acadêmicos da UFRJ” de Giovana Xavier e co-autora do roteiro do curta "Doce de Tacho". Já como curadora trabalhou no Festival Cabíria e Fade to Black. Atualmente atua como assistente de roteiro para Viacom e Pampa Films e faz parte dos encontros “Assistentes de sala” criado por Mari Brasil.
-
SANDRA PEREIRA
Curadora
Professora substituta de Roteiro na Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Mestre em Mídia e Cotidiano (UFF), ênfase em documentário. Roteirizou o longa “Diga meu nome” (Goiabeira Filmes), aprovado no FSA da Ancine. Premiado como Melhor Documentário no Dili International Film Festival (Timor-Leste) e Melhor Longa-Metragem no Festival Internacional de Cine de Leon (México), disponível em diversas plataformas. Ministrou cursos de audiovisual na TV Brasil, SESC Rio e na Darcy Ribeiro.
-
YOYA WURSCH
Curadora
Começou no cinema com Bete Balanço, depois Rock Estrela, Rádio Pirata, Mistério no Colégio Brasil, Lua de Cristal, Sonho de Verão, Espelho D’Água, Copacabana, Minha Vida Em Suas Mãos e muitos outros. No teatro é autora de Tap Station, Nem morto, que dirigiu e escreveu com Luiz Carlos Góes, Um Toque de Hitchcock, Point, Felizes da Vida, entre outras peças encenadas com sucesso. Em televisão assinou o roteiro da série de ficção “República do Peru”, 2015 – 2017 (HBO) e é autora de novelas como Dona Anja, Mandacaru, Malhação, Dance Dance Dance, Vende-se Um Véu De Noiva, além dos programas Brava Gente e Você Decide que tiveram grande repercussão de público e mídia. Leciona Escritura de Curta-metragem e de Séries na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.
-
BÁRBARA VELLOSO
Jurada
É roteirista e editora. Estudou cinema na UNESA e Roteiro na NYFA. Integrou a Equipe de Roteiristas das séries da Globoplay "Arcanjo Renegado" (2a Temporada) e "A Divisão" (3a e 4ª Temporadas). Em 2021 foi uma das roteiristas de uma série original da Disney Plus (lançamento em 2022) e atualmente integra uma sala de roteiro na Amazon. Assinou o roteiro e a montagem de dois longas de documentário angolanos “A Vitória é certa” (2020) e “Langidila, diário de um exílio sem regresso” (2014), sobre os movimentos clandestinos e a guerra colonial em Angola. Realizou dois curtas-metragens: "Rua Domingos Sávio S/No” e “Coração de Cebola”.
-
LAIS MENDES PIMENTEL
Jurada
É roteirista, jornalista, astróloga e ghost writer. Entrou na Globo em 1988, saiu e voltou duas vezes e, desde 2008, é roteirista de Variedades e Dramaturgia. Entre idas e vindas da firma, passou 12 anos em Londres sendo que 10 deles na BBC Brasil. Acumula duas novelas (Cheias de Charme e Geração Brasil), passagens por programas como Mais Você, Vídeo Show e É de Casa, roteirizou o reality show As Matrioskas e tem um projeto de dramaturgia em análise. Além disso, escreve crônicas nas redes sociais com palavras e imagens e contribuiu para três livros de produção coletiva: Humor Vermelho, Amores Confinados e Tempus Fugit.
-
MARCOS PIERI
Jurado
Formado em Cinema e em Publicidade pela PUC-Rio, Marcos iniciou sua carreira na produção de curtas dentro da própria faculdade e fora dela. Desde 2014 integra o grupo da Raccord Produções, onde participa ativamente como Produtor Criativo em todos os projetos; e especialmente como Produtor nos longas "Madalena" (2021 | dirigido por Madiano Marcheti), selecionado para mais de 20 festivais internacionais, incluindo Roterdã, Molodis Kyev, Off Camera, San Sebastian e Biarritz; e "Álbum em Família" (2021 | dirigido por Daniel Belmonte), selecionado para o 49º Festival de Cinema de Gramado. Ele também assina como Produtor Associado dos filmes "Pluft" (2022 | dirigido por Rosane Svartman); "Cedo Demais" (2022 | dirigido por José Lavigne); e "Missão Cupido" (2021 | dirigido por Rodrigo Bittencourt); e trabalhou na produção de "Correndo Atrás" (2021 | dirigido por Jeferson De), selecionado para o Festival Internacional de Roma de 2018; "Os Maias" (2014 | dirigido por João Botelho); e o documentário "Angel Vianna: voando com os pés no chão" (2018 | dirigido por Cristina Leal); assim como nas séries "A Dona da Banca" (2022 | dirigido por Marton Olympio e Hsu Chien); "As Canções da Minha Vida" (2017 | dirigido por Bruno Levinson) e Série C (2017 | dirigido por Samir Abujamra).
É responsável pelo braço internacional da produtora, de maneira que participa e coordena a presença da produtora nos principais mercados internacionais de cinema, como o Marché Du Film (Cannes, França), Ventana Sur (Buenos Aires, Argentina), American Film Market (Los Angeles, Estados Unidos) e Rio Market (Rio de Janeiro, Brasil). -
PEDRO REINATO
Jurado
É roteirista, script doctor e professor. Possui especialização em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), mestrado (2008) e doutorado (2015) em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo – USP. Já criou conteúdo para diferentes plataformas dos seguimentos editorial, publicitário e audiovisual. É professor da Pós-graduação no Curso de Roteiro Audiovisual da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Na ROTEIRARIA, é o coordenador pedagógico, professor e colabora como roteirista em projetos de longas e séries.
-
DANI REULE
Consultora
É roteirista, atriz, jornalista, mestra em Comunicação e Informação e certificada pelo Professional Program in Writing for Television da UCLA. Escreveu a série “Baile de Máscaras” (AXN/Sony), o longa “Na Batalha” (roteiro finalista do FRAPA 2017) e foi colaboradora do autor Marcílio Moraes na série “Pigmaleão do Brejo” (Rede Record). Teve curtas de sua autoria apresentados em festivais nacionais, é consultora do Festival ROTA e foi palestrante no Serie_Lab, no VFX-Rio, na Semana do Audiovisual Primeiro Plano e no Rio WebFest. É ainda professora na ABC Cursos de Cinema e no Instituto Infnet e ministrou cursos de roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e na pós-graduação em Roteiro da FACHA, além de ter seu próprio curso de criação de série.
-
FIDELYS FRAGA
Consultor
Roteirista e dramaturgo, mestrando em cinema na UFF. Em 2021 desenvolveu e produziu a série DESCONSTRUÍDA já nas plataformas Now, Looke e Vivo Play. Escreveu as séries doc RODA DE CHORO (Canal Curta!) e FRONTEIRAS FLUIDAS (TV Brasil e Canal Curta!) e a série de ficção BAILE DE MÁSCARAS (Canal AXN). É roteirista chefe da série AREMBEPE (GIROS FILMES) atualmente em fase de negociação com canais. Também escreveu e dirigiu diversas peças de teatro.
-
GUSTAVO MORAES
Consultor
É Mestre em Cinema pela Columbia University. Trabalhou em produção, marketing e distribuição nas empresas Fortissimo Film Sales (Holanda), Focus Films (EUA), New Yorker Films (EUA) e HBO Documentaries (EUA). Como roteirista, participou do Binger Film Lab (Holanda), Produire au Sud-Festival 3 Continents (Brasil/França), Laboratório SESC de Roteiros (Brasil) e Berlinale Talent Campus (Alemanha). É consultor de roteiros e projetos. Leciona há 10 anos nas áreas de roteiro e produção.
-
MONICA SOLON
Consultora
Roteirista, escritora e consultora, Monica Solon leciona na ECDR-RJ e em cursos livres. Fez mestrado em Escrita Criativa e Crítica (Inglaterra, 2008), com especialização em roteiro. Participou como corroteirista na adaptação "A Girl Made of Dust"; e no desenvolvimento e roteiro das séries "Baile de Máscaras" (Giros, exibida na TV Cultura e AXN), "Seeing in the Darkness", "Youngsters", "Fordlandia" e "Draconian Pact" (Talents Content, EUA). Participou do workshop de Linda Seger (Festival CineLibri, Bulgária, 2019) com o argumento do longa "A Capitoa", baseado na obra de Bernadette Lyra.
Regulamento
1. OBJETIVO
1.1 O Laboratório de Projetos de Série do VI ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual tem o objetivo de valorizar, qualificar e premiar bons Projetos de Séries de ficção escritos por estudantes e iniciantes, contribuindo com seu desenvolvimento e abrindo portas para sua realização.
1.1.1 Aceita-se a participação de estudantes e iniciantes maiores de idade desde que:
A. não tenha mais do que 3 (três) roteiros de curtas filmados e exibidos em festival ou mostra de cinema presencial ou online, TV, web ou plataforma de streaming;
B. não tenha nenhum roteiro de longa de ficção já exibido em festival, em mostra de cinema presencial ou online, TV, web ou plataforma de streaming;
C. não tenha participado em mais de 2 (duas) salas de roteiro como roteirista assistente em série de ficção já exibida na TV, web ou plataforma de streaming;
D. não tenha participado de nenhuma sala de roteiro como roteirista criador (a) de série de ficção já exibida na TV, web ou plataforma de streaming,
1.1.2 A não participação nos itens acima mencionados deverá ser atestada através do Termo de Responsabilidade preenchido, assinado e anexado pelo concorrente no ato da inscrição.
1.2 O Laboratório compreende Consultorias com 4 (quatro) profissionais reconhecidos, Treinamento para o Pitching com os Audiovisionários e um Pitching final para um Júri convidado pelo Festival. Tanto as Consultorias quanto o Pitching serão sobre o Projeto de Série inscrito na presente seleção.
2. DATA E LOCAL
2.1 As Consultorias do Laboratório e o Treinamento de Pitching acontecerão de 21 e 23 de junho de 2022, das 9h às 18h, com pausa para almoço. O Pitching do Laboratório acontecerá no dia 26 de junho de 2022, das 15:00h às 18:30h (a confirmar na época da seleção).
2.2 Tanto as Consultorias, quanto o Treinamento de Pitching e o Pitching do Laboratório acontecerão online através da Ferramenta de vídeo conferência Zoom.
2.3 É imprescindível que os selecionados para o Laboratório tenham disponibilidade para estar presentes virtualmente nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2022 nos horários acima mencionados. Caso o selecionado não possa comparecer em qualquer um dos dias deve avisar à organização do Festival com antecedência e será substituído por um suplente.
3. INSCRIÇÃO
3.1 A inscrição estará aberta a partir das 00h00 do dia 01 de abril até as 23h59 do dia 29 de abril de 2022.
3.2 Não há limite de inscrição avulsa de Projetos por autor.
3.3 Estão habilitados a se inscrever roteiristas estudantes e iniciantes brasileiros ou naturalizados, residentes ou não no Brasil, maiores de 18 anos.
3.4 O VI ROTA aceita inscrições de projetos escritos em outras línguas que não o português, desde que estejam inteiramente traduzidos para o português a fim de que possam ser avaliados.
3.5 Para cada Projeto será́ contabilizada uma nova inscrição.
3.6 A inscrição neste Laboratório dar-se-á através do seguinte processo:
3.7.1 Preencher o Formulário de Inscrição do Laboratório por completo. Cada um dos itens encontra-se esmiuçado a seguir:
* Pseudônimo do roteirista(s);
* Título (até 100 caracteres com espaço)
* Gênero
* Logline (até 300 caracteres com espaço)
* Número de episódios (por temporada)
* Tipo ou formato marque um x na(s) opção(ões):
|
Serializado |
|
Procedural |
|
Stand alone |
|
Arco aberto |
|
Arco fechado |
|
Multitrama |
|
Antologia |
|
Minissérie |
|
Outro (s) |
* Conceito da série (até 2.000 caracteres com espaço):
Descreva a ideia central, a força motriz da série (que a fará se sustentar por diversas temporadas). Descreva ainda como a história se desenvolverá em sua linha central. Fale um pouco também da estrutura da série e seus dispositivos narrativos.
* Arco da/o protagonista (até 1.000 caracteres com espaço):
Descreva quem é, o que quer e como será a jornada do protagonista ao longo da série (no caso de série com arco do protagonista).
* Universo (até 1.500 caracteres com espaço):
Descreva a configuração do espaço ficcional construído (especificidades do recorte de mundo, diegese, época em que se passa, etc.)
* Personagens principais (até 2.500 caracteres com espaço):
Descreva nome, idade e personalidade (qualidades, defeitos, conflitos, carências, visão de mundo, etc.) dos personagens principais da série.
* Arco da Temporada 1 (até 3.000 caracteres com espaço):
Descreva como a história irá se desenrolar, apresentando os principais conflitos, viradas e gancho para a segunda temporada (se houver). No caso de séries de episódios independentes, apresente os enredos dos diferentes episódios e explique como eles dialogam para construir o conjunto da série.
* Temporadas futuras (até 2.000 caracteres com espaço):
Indique os caminhos que a série irá tomar nas temporadas futuras. No caso de antologia, ou formatos que compreendam episódios independentes, faça uma pequena sinopse das temporadas seguintes.
*Preenchimento obrigatório. O formulário incompleto não permite a conclusão da inscrição.
3.7.2 Anexar ao Formulário os seguintes documentos:
a) Sinopse do piloto (formatação: fonte Arial, tamanho 11; espaçamento entre as linhas: 1,5; margens: normal - superior e inferior: 2,5 cm / esq e direita: 3 cm; número de páginas: até 5; arquivo PDF) ATENÇÃO: NÃO COLOCAR O NOME DO ROTEIRISTA;
b) Documento com foto frente e verso (RG ou Carteira de Motorista ou Passaporte) para a devida identificação e comprovação da maioridade do candidato. Este documento deve ser anexado anteriormente, ao realizar o cadastro no site;
c) Termo de Responsabilidade (conforme modelo aqui) datado e assinado pelo mesmo;
d) Comprovante ou protocolo de Registro na Biblioteca Nacional (opcional).
e) Documento que comprove a liberação dos direitos, em caso de adaptação de obra de outro autor.
f) Carta de autorização do(s) coautor(es) (conforme modelo aqui), datada e assinada pelo(s) mesmo(s), caso se aplique.
3.8 Documentação incompleta, fora do padrão solicitado e/ou enviada após o encerramento do prazo de inscrições desclassifica a inscrição.
3.9 A organização do VI ROTA se reserva o direito de prorrogar o prazo de inscrições, conforme julgue adequado, anunciando tal informação em seus canais de comunicação.
3.10 A organização do VI ROTA não se responsabiliza por quaisquer despesas referentes à participação de roteiristas neste Laboratório.
3.11 A organização do VI ROTA não se responsabiliza pelas consequências de quaisquer informações inverídicas que venham a ser apresentadas por roteiristas participantes deste Laboratório, reservando-se a prerrogativa de desclassificar, a qualquer momento, os responsáveis por quaisquer infrações do presente Regulamento.
3.12 Ao inscrever seu(s) Projeto(s), o roteirista afirma anuência e concordância com os termos constantes deste Regulamento, afirmando ainda que todas as informações fornecidas à organização do VI ROTA por ocasião desta inscrição são verdadeiras.
4. PROCESSO SELETIVO
4.1 Habilitação: nesta etapa serão verificadas se todas as informações e documentos obrigatórios foram enviados. Se estiver habilitado, o inscrito receberá um e-mail confirmando a habilitação após o final do período de inscrições.
4.1.1 Apenas os Projetos habilitados passarão para a etapa de Seleção e serão avaliados.
4.1.1 O inscrito receberá um e-mail confirmando a habilitação. Digite corretamente seu e-mail no cadastro do site do ROTA e salve nosso e-mail rotalab@gmail.com para evitar que a confirmação caia no spam.
4.2 Seleção: realizada em duas etapas. Na primeira etapa uma Comissão de Curadores irá eleger 20 (vinte) Projetos Semifinalistas. Na segunda etapa, outra Comissão de Curadores elegerá os 10 (dez) Projetos Finalistas que receberão as consultorias e apresentarão o Pitching final para o Júri.
4.2.1 A Curadoria e o Júri serão compostos por profissionais atuantes no mercado audiovisual, escolhidos pela organização do VI ROTA.
4.3 Os Projetos Semifinalistas e os Finalistas serão divulgados no site e nas páginas nas redes sociais do VI ROTA (Facebook, Instagram e Twitter), conforme cronograma abaixo:
· Dia 20 de maio de 2022 – Semifinalistas,
· Dia 03 de junho de 2022 – Finalistas,
· Dia 26 de junho de 2022 – Vencedores do Pitching (anunciados na Cerimônia de Premiação do VI ROTA)
. Dia 27 de junho - publicação do resultado final no site e nas redes sociais
4.4 A escolha dos Projetos Vencedores do Laboratório do VI ROTA, bem como dos Finalistas e Semifinalistas, será de exclusiva responsabilidade da Curadoria e do Júri do Laboratório. Estas decisões serão soberanas e irrecorríveis.
4.5 A organização do VI ROTA reserva-se o direito de selecionar e premiar, OU NÃO, quaisquer Projetos, conservando para si todas as prerrogativas referentes a esse processo de seleção, inclusive a de não premiar ou selecionar os Projetos para quaisquer prêmios.
5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
5.1 Critérios de avaliação dos roteiros:
· Clareza do projeto - 2,5 pontos
· Originalidade/inventividade - 2,5 pontos
· Domínio do universo - 2,5 pontos
· Construção de personagens - 2,5 pontos
· Relevância/atualidade - ponto extra
IMPORTANTE: qualquer Projeto que apresente conteúdo com preconceito ou que incite à violência estará sujeito à imediata desclassificação.
6. PREMIAÇÃO
6.1 Os 10 (dez) roteiros Finalistas concorrerão aos seguintes prêmios:
- Melhor Pitching do Júri Oficial - troféu
- Segundo Melhor Pitching do Júri Oficial - troféu
- Terceiro Melhor Pitching do Júri Oficial - troféu
- Melhor Pitching do Júri Popular - troféu
6.2 Outras premiações paralelas poderão ser criadas e serão divulgadas através das páginas do VI ROTA no Instagram e Facebook e do site.
7. CONTRAPARTIDA
7.1 Como contrapartida é exigida a inclusão da logomarca do VI ROTA nos créditos de abertura e menção ao ROTA no encerramento da série que venha a ser produzida a partir de um roteiro premiado, assim como a inserção da mesma logomarca nas edições impressas de roteiros premiados que venham a ser publicados, comercialmente ou não.
8. CONTATOS
8.1 Dúvidas decorrentes do presente regulamento deverão ser encaminhadas ao e-mail: rotalab2022@gmail.com.
8.2 Para acompanhar as notícias do VI ROTA acesse:
Facebook: https://www.facebook.com/rotafestival/
Site: http://rotafestival.com
Instagram: @rotafestival
Twitter: @rotafestival