Descrição

Mostra Competitiva de Curtas-metragens, que acontecerá de 21 a 26 de junho de 2022, tem o objetivo de promover, através de premiação, roteiristas estudantes e/ou iniciantes brasileiros e maiores de idade (dentro do período de inscrição) por seus curtas–metragens de ficção e documentários, e, com isso, dar visibilidade aos roteiros dos curtas selecionados durante o evento.

 

A divulgação dos vencedores acontecerá na Cerimônia de Premiação no dia 26 de junho de 2022.

Dúvidas e sugestões? Envie e-mail para rotamostra@gmail.com.

 

VENCEDORES

Melhor Roteiro de Ficção Júri Oficial

O Peixe - Natasha Jascalevich - Rio de Janeiro/RJ

 

Melhor Roteiro de Documentário Júri Oficial

Benzedeira - San Marcelo - Bragança/PA

 

Melhor Roteiro de Ficção Júri Popular

Só mais uma frase - Giulia Bertolli - Rio de Janeiro/RJ

 

Melhor Roteiro de Documentário Júri Popular

Clara Esperança - Diego Alexandre - Rio de Janeiro/RJ

 

Prêmio de Aquisição ROTA/CARDUME

Aurora - A Rua que queria ser um rio - Radhi Meron - São Paulo/SP

 

Menção Honrosa ROTA/CARDUME

Clara Esperança - Diego Alexandre - Rio de Janeiro/RJ

 

Prêmio ROTA/REDE SINA

Engenho de Dentro - William Costa Lima - Ribeirão Pires/SP

 

 

 

 

 

SELEÇÃO

Parabéns aos selecionados!

Serão avaliados pelo Júri Oficial nas categorias de Melhor Roteiro de Ficção e Melhor Roteiro de Documentário. E estarão no site do ROTA para votação do Júri Popular nas categorias Melhor Roteiro de Ficção e Melhor Roteiro de Documentário, durante o evento durante 24 horas on line de 21 a 26 de junho.

 

ROTEIRO DE FICÇÃO


90% de Sol
Thiago Fernandes - Uberlândia/MG

Uma livre adaptação da obra “Aí vem o temporal” de Karl Valentin, 90% de Sol trata da dualidade de um casal em confiar no serviço de meteorologia ou nas nuvens no céu. Inspirado no cinema mudo, a cena convida o espectador a embarcar nas presepadas deste casal que precisa lidar com os 10 % de incerteza.


O Peixe
Natasha Jascalevich - Rio de Janeiro/RJ

Depois de acordar com a cama ensopada e "parir" acidentalmente um peixe, Hanako resolve preparar uma receita com o pescado para tentar encontrar um significado para o acontecimento bizarro.

 


Aurora - A Rua que queria ser um rio
Radhi Meron - São Paulo/SP

Se as ruas pudessem falar, o que diriam? Aurora é uma triste e solitária rua de uma grande cidade. Em um dia de chuva forte, ela relembra sua trajetória e sonha com o futuro e se pergunta: é possível uma rua morrer?


Ausência
Alexia Araujo - Florianópolis/SC

Helena só sente a presença de uma coisa: a ausência de Marília.

 

Beto
Thiago Morais - Manaus/AM

Uma família que vive em uma comunidade amazônica, tem sua rotina mudada com a chegada da pandemia.

 

Como respirar fora d'água
Júlia Fávero e Victoria Negreiros - São Paulo/SP

Na volta de um dos seus treinos de natação, Janaína é enquadrada por policiais. Já em casa e livre de perigo, ela enfrenta a relação com seu pai, também policial militar, com outros olhos.
 

Correria
Liliana Mont Serrat - Rio de Janeiro/RJ

Livremente inspirado em fatos reais, o filme conta a história de Jorge, um cara trabalhador que perde o emprego com a chegada de uma pandemia. Por incentivo de um amigo, ele começa a trabalhar num aplicativo de entregas rápidas, e já no primeiro mês testemunha um acidente com um motoboy. Jorge e seus amigos se descobrem desamparados e ensaiam uma mobilização.
 

Engenho de Dentro
William Costa Lima - Ribeirão Pires/SP

O curta-metragem Engenho de Dentro conta a história de Ezequiel, um jovem surdo que se sente excluído no ambiente escolar, onde não encontra nenhum tipo de comunicação. Depois de sofrer uma agressão física em sua escola, ele tenta entender os motivos que levaram seu agressor a persegui-lo. O filme foi todo realizado em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e teve como inspiração o universo da esquizofrenia, dentro da pesquisa e trajetória da Dra. Nise da Silveira.
 

Impermanentes
Manoel Batista e Julio Castro - Natal/RN

Em meio a espetáculos inéditos do cotidiano imposto pela pandemia, dois irmãos desabrigados lidam com a pandemia que se espalha pela cidade. Entre a precaução e o negacionismo, sentimentos comuns como separação e medo persistem, embora continuem prevalecendo as preocupações individuais e a dificuldade em aceitar o padecimento.
 

Intervalo
Felipe Sabugosa - Rio de Janeiro/RJ

O porteiro Cazé e seu filho Zeca ficam trancados no terraço de um prédio durante um jogo de futebol. O incidente se transforma em tempo de reflexão sobre a vida na cidade.

Plutão Não É Tão Longe Daqui
Augusto Borges, Ceilândia/DF

Rian é um jovem periférico que assim como vários outros, cresceu em uma família conturbada e foi abandonado cedo por seu irmão mais velho, Pigarro, que foi forçado a fugir para Plutão, uma nova favela criada às margens de Ceilândia para abrigar opositores, ditos pelo governo como "subversivos".
 

Só mais uma frase
Giulia Bertolli - Rio de Janeiro/RJ

Um casal em crise resolve disputar a guarda do cachorro de estimação na justiça. Esse encontro com a advogada fará eles relembrarem do passado da sua relação e se questionar sobre seu futuro.

ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO

 


Benzedeira
San Marcelo - Bragança/PA

O curta imerge no universo da benzedeira Maria do Bairro que escolheu o silêncio para dividir a sabedoria que lhe foi confiada. Esta ciência da natureza se esconde ao longe em uma ilha na comunidade do Tamatateua, interior do município de Bragança. Manoel Amorim, conhecido como Maria do Bairro, a bicha preta conhecedora de ervas e benzedor, se dedica à cura do corpo e da alma de quem a procura. O saber que a habita não vem do achismo, mas sim da vivência e resistência direta com a natureza, seus espíritos e filosofia.


Capim-Navalha
Michel Queiroz - Alto Paraíso de Goiás/GO

Capim-Navalha é sobre pessoas transvestigêneres que vivem, habitam e ‘re-existem’ na Chapada dos Veadeiros, no interior de Goiás. Temos como protagonistas Gustavo e Gaé, homens trans que abrem sua vida e pele aos olhos da câmera.


Clara Esperança
Diego Alexandre - Rio de Janeiro/RJ

A história da costureira Maria Gonçalves, conhecida como Dona Mariquita, que lutou durante décadas pela preservação da memória de sua irmã, a cantora Clara Nunes, através da fundação da creche e do memorial que levam o seu nome.


Cobra Venenosa
Luciana Wilm e Tyago Thompson - Belém/PA

No mês de Outubro, as ruas de Belém são tomadas pela cultura, fé e manifestações da maior festa religiosa da América Latina: O Círio de Nazaré. Toda essa pluralidade é retratada no filme COBRA VENENOSA, um projeto documental de guerrilha, gravado durante as festividades do Círio, no ano de 2018. Artista multimídia, jornalista e mestra em sociologia, Priscila Duque carrega em sua trajetória o poder ancestral das águas. A pretíndia da Amazônia - como gosta de se definir - traz em seus tambores a força e o tom da luta pelos direito das mulheres negras, da democratização da comunicação e valoração do carimbó Em "Cobra Venenosa", episódio que leva o nome de seu grupo de carimbó, Priscila nos apresenta um Círio repleto de cores, batuques e resistência.


Crescer Onde Nasce o Sol
Xulia Doxágui - Paulista/PE

No Alto do Sol Nascente não tem praça, nem parque. As crianças que crescem onde o sol nasce, demarcam com as próprias mãos os territórios do brincar.


Haitianas
Fernanda Viana - Campinas/SP

Marie, Norelia e Chantal, haitianas que vivem em Campinas, nos contam e cantam sobre suas vidas.


O Pantanal é preto
Raylson Chaves - Campo Grande/MS

 

Os fantasmas insistem em perseguir, mas não estavam preparados para o esquecimento.


Relato Número Um
Elizabeth Caldas - Maceió/AL

Um corpo gordo, disforme, já isolado socialmente, atravessado agora, por uma pandemia. Como uma sociedade padronizada e violentamente magra reage aos anseios de um corpo perseguido?

 TEMÁTICA SOCIAL - Prêmio ROTA/REDE SINA

 

Ainda Há Tempo, de Leticia Justo - São Paulo/SP

Beto, de Thiago Morais - Manaus/AM

Capim-Navalha, de Michel Queiroz - Alto Paraíso de Goiás/GO

Correria, de Liliana Mont Serrat - Rio de Janeiro/RJ

Engenho de Dentro, de William Costa Lima - Ribeirão Pires/SP

Relato Número Um, de Elizabeth Caldas - Maceió/AL

O Último Cinema de Rua, de Marçal Vianna - Nova Iguaçu/RJ

 

 

PRÊMIOS 

MELHOR ROTEIRO DE FICÇÃO PELO JÚRI OFICIAL

- exibição do curta na Mostra Melhores do VI ROTA, na Cinemateca do MAM
- gratuidade de 6 meses no plano Coral Semestral (1º ciclo) da Cardume
- bolsa para o Curso Cinema com Celular
- pacote completo para o VII ROTA,
- parecer do júri
- certificado
- troféu
- Legendagem para o inglês e o espanhol pela Tarrafa Produtora

MELHOR ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO PELO JÚRI OFICIAL

- exibição do curta na Mostra Melhores do VI ROTA, na Cinemateca do MAM
- gratuidade de 6 meses no plano Coral Semestral (1º ciclo) da Cardume
- bolsa para o Curso Cinema com Celular
- pacote completo para o VII ROTA,
- parecer do júri
- certificado
- troféu
-Legendagem para o inglês e o espanhol pela Tarrafa Produtora

MELHOR ROTEIRO DE FICÇÃO PELO JÚRI POPULAR

- exibição do curta na Mostra Melhores do VI ROTA, na Cinemateca do MAM
- gratuidade de 6 meses no plano Coral Semestral (1º ciclo) da Cardume
- livro Palavra de Roteirista de Lucas Paraízo
- pacote completo para o VII ROTA,
- certificado
- troféu

 

MELHOR ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO PELO JÚRI POPULAR

- exibição do curta na Mostra Melhores do VI ROTA, na Cinemateca do MAM
- gratuidade de 6 meses no plano Coral Semestral (1º ciclo) da Cardume
- pacote completo para o VII ROTA,
- certificado
- troféu

 

PRÊMIO AQUISIÇÃO ROTA / CARDUME

- gratuidade de 1 ano do plano Coral da Cardume
- Vaga no catálogo principal da Cardume
- exibição do curta na Mostra Melhores do VI ROTA, na Cinemateca do MAM

 

MELHOR TEMÁTICA SOCIAL
PRÊMIO ROTA / REDE SINA

- entrevista com o vencedor na página da Rede Sina
- exibição do curta nas plataformas da Rede Sina
- exibição do curta na Mostra Melhores do VI ROTA, na Cinemateca do MAM

 

Convidados

  • ANNA ANDRADE

    Curadora

    Anna Andrade é realizadora, produtora e distribuidora audiovisual, tem especialização em Gestão de Projetos e é fundadora da Tarrafa Produtora, produtora independente, feminina e negra localizada no Recife. Trabalha com desenho e gestão de projetos, produção e produção executiva, tradução e legendagem de conteúdo, atividades de formação e distribuição. É idealizadora e coordenadora da Aquilomba - Seminário de Cinema Negra do Nordeste, produtora da Semana do Audiovisual Negro (PE), curadora da Mostra Taturana: Democracia e Antirracismo (Brasil e Portugal) e do ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual, e Conselheira da APAN - Associação de Profissionais do Audiovisual Negro na representação da Região Nordeste. Coordenou as produções de festivais como 6a MARÉ - Mostra de Cinema Ambiental do Recife e FIANb - Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil. Participou do Locarno Industry Academy 2020, e tem 7 anos de experiência em planejamento e estratégia de distribuição de curtas e longas-metragens.

  • BEATRIZ DO VALLE

    Curadora

    Beatriz do Valle @beatrizvalle92, nascida no Rio de Janeiro. É formada em cinema (tecnólogo) "Academia internacional de cinema", até o 6° período "Estácio" incompleta, publicidade e propaganda em andamento "uminter".
    Voluntária no " Festival de cinema do Rio" 2018 e no ROTA 2019. Apaixonada por tudo que envolve a arte.

  • BIANCA FREITAS

    Curadora

    Atriz e produtora. Bacharel em Relações Internacionais pela PUC Minas, continuou sua formação profissional em Estudos do Entretenimento na UCLA Extension. É produtora geral na empresa Movie3 Filmes, produzindo vídeo clipes, longa metragens, publicidades e séries com grandes nomes no mercado do cinema e da música. Produzindo dentro e fora do Brasil, com a Movie3, produtora que soma mais de 1 bilhão de views no YouTube, um longa metragem na Amazon Prime e uma série musical no Globoplay. Produtora do documentário "Donna Summer, o Musical", peça dirigida por Miguel Falabella e documentário dirigido por Mess Santos. Participou como voluntária do LABRFF, Los Angeles Brazilian Film Festival 2020, fundado por Meire Fernandes.

  • DANIELA ZANÚNCIO

    Curadora

    Roteirista, produtora e assistente de direção cursando Cinema e Audiovisual na UFF. Em 2021, fez parte do Júri Crítico do MetrôLAB - Festival do Cinema Universitário Brasileiro, foi curadora do Prêmio Cardume-Cabíria e foi colaboradora na UFFilme - Mostra de Filmes da UFF. Ainda em 2021, fez mobilidade acadêmica na Sorbonne Nouvelle - Paris 3. É atualmente diretora de produção, produtora executiva e 1ª AD no curta-metragem universitário "A Tragédia da Lobo-guará", projeto de Kimberly Palermo.

  • LOUISE SMITH GONZAGA

    Curadora

    É formada em Cinema e Audiovisual pela UFF e fez Pós-Graduação em Roteiro para Cinema e Televisão na FAAP. Em 2015, foi para New York, onde estudou roteiro na New York Film Academy. Foi roteirista do canal Parafernalha e Telecine (2019), tendo vídeos que, juntos, somam mais de 20 milhões de visualizações. Teve seu roteiro selecionado e produzido no Festival Adaptação 2012, uma série selecionada no Laboratório de Projetos de Séries do Rota 2019. Seu projeto "Versão Brasileira" foi selecionado no Doctoring Sessions do Serie_Lab 2021. É criadora do @era.roteiristas, um espaço onde roteiristas compartilham suas experiências e aprendizados da profissão. Trabalha com roteiro de projetos audiovisuais - série, filme, reality e documentário - e com criação e desenvolvimento de conteúdo para mídias sociais.

  • MARIA DEL MAR VALENZUELA

    Curadora

    É uma mulher negra, formada em Roteiro pela AIC São Paulo e em Geografia pela USP. Como roteirista, já trabalhou em diversas produções como esquetes, institucionais, eventos, e como revisora de roteiros, além de focar em seus próprios projetos. Em 2020, foi semifinalista do ROTAl na categoria Melhor Protagonista Feminina, e em 2021 ficou em 3º lugar no Prêmio Cardume-Cabíria, na categoria de Argumentos de Curtas. Hoje em dia trabalha como roteirista em uma agência de eventos digitais e presenciais.

  • MARIANA LUIZA

    Curadora

    Mariana é mulher negra, contadora de histórias. Membra da APAN - Associação dos Produtores Audiovisuais Negros (Brasil) e AAWIC - African American Women In Cinema (EUA). Formada em Roteiro de Cinema pela New York Film Academy e em Montagem pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Mariana atua na indústria audiovisual como roteirista e diretora. Escreveu roteiros audiovisuais para produtoras como Prêta Portê Filmes, Conspiração Filmes, Coqueirão Pictures e Canais como Globoplay. Em 2017, dirigiu e produziu o curta-metragem Casca de Baobá.

  • PABLO KASCHNER

    Curador

    Atua como roteirista, pesquisador e jornalista. Formou-se em Rádio e TV pela ECO/UFRJ. Fez pós-graduação em Artes da Escrita na Universidade Nova de Lisboa e mestrado em Memória Social na UNIRIO. Tem experiência profissional em diversas áreas da comunicação social. Por mais de dois anos, participou da equipe fixa de roteiristas da Conspiração Filmes. Atualmente se dedica a desenvolver projetos de roteiro, dramaturgia e literatura.

  • RODRIGO ASSAD

    Curador

    Graduado em Cinematografia pela Columbia College em Chicago (EUA), atualmente trabalha como Diretor de Cena e Diretor de Fotografia no Brasil e EUA. Entre as peças publicitárias que dirigiu para televisão e internet estão nomes como Bradesco, Itaú, Santander, Vale, Eletrobras, L’Óreal, além de chamadas da programação da grade Globosat para programas como “Que Marravilha,” “Superbonita,” “Saia Justa” entre outros. Com um perfil criativo e técnico, o diretor foi professor da Escola de Cinema Darcy Ribeiro e teve ampla atuação em outras áreas como produtor, assistente de direção, editor, motion designer e finalizador em publicidades, tv e longas.

  • THIAGO DAVID

    Curador

    Thiago David, autor e roteirista, fruto do curso de Roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, escreveu para a 13a e 14a temporada de Detetives do Prédio Azul como colaborador, para a 2a temporada da série documental Decola, as Webseries Eduardo e Mônica, O Retorno e Amor Passageiro. Autor dos curtas Por enquanto eu tô aqui, Ventanas, Ancora e O Ensaio.

  • ANA MOURA

    Jurada

    Ana Moura - Sou graduada em Publicidade e Propaganda pela UFRGS. Minha trajetória no mundo do cinema e audiovisual começou em 2015. Quando entrei na equipe de bolsistas da UFRGS TV. Foram cinco anos trabalhando na escrita de roteiros e pautas, e na produção, na captação e na edição de materiais audiovisuais. Em 2018 fiz a segunda assistência de direção e continuidade no curta premiado no Festival de Cinema de Gramado "Quero ir para Los Angeles", de Juliana Balhego. No mesmo ano, entrei para o coletivo de profissionais negros do RS, o Macumba Lab. Em 2020 fui contratada como a primeira mulher a integrar a equipe de câmeras de estúdio na RBS TV. No mesmo ano comecei a trabalhar como editora de vídeos freelancer de Yuri Marçal. E criei junto com amigos o podcast de cultura popular Conversa Solta. No começo de 2021, colaborei como roteirista e pesquisadora no projeto “Odilon Lopes - 50 Anos”. Atualmente estou trabalhando no desenvolvimento do roteiro do curta "O Avesso do Samba" projeto que será lançado em conjunto do álbum Samba Às Avessas, de Pâmela Amaro. Também estou integrando o grupo de desenvolvimento de roteiros de ficção no Projeto Marieta com o projeto de longa "Memória não Morrerá".

  • JUCA BADARÓ

    Jurado

    Juca Badaró - Diretor, roteirista e pesquisador. Assinou roteiro e direção de quatro filmes de curta-metragem e um longa, o documentário “As Cores da Serpente”, rodado em Angola e contemplado, em 2019, com Edital de Distribuição da ANCINE, indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2020. Graduado em Jornalismo, tem especialização em Literatura Brasileira, mestrado em Memória e, atualmente, está dedicado aos estudos da literatura de Jorge Amado no Doutorado.

  • MÁRCIO JANUÁRIO

    Jurado

    Márcio Januário é ator, cantor, bailarino, escritor e diretor de teatro e cinema. Desde de 2011 participa da “FLUP – Festa Literária das Periferias”, como escritor, palestrante e mestre de cerimônias. Atualmente está apresentando o Show As Canções de Amor de Uma Bixa Velha, e trabalha em projetos autorais e em parceria com artistas de várias vertentes.

  • MARTA NEHRING

    Jurada

    Marta Nehring, mestre em Teoria Literária, doutora em cinema (USP), é professora em instituições como Sesc, AIC, B_arco, Faap e UNICAMP. Dirigiu curtas, médias e série documental. Como roteirista, colaborou nas novelas Tititi, Sangue Bom e A Lei do Amor, no longa Tudo o que aprendemos juntos e em séries das quais Mil Dias, do History Channel, foi indicada ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2019 como “Melhor série documental brasileira”.

Regulamento

1) OBJETIVO

1.1 A Mostra Competitiva de Curtas-metragens do VI ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual tem o objetivo de promover, valorizar, qualificar e premiar roteiristas estudantes e/ou iniciantes por seus curtasmetragens de ficção e de documentários, e, com isso, abrir portas para sua carreira no mercado audiovisual.

1.2 Por estudante entende-se o candidato maior de idade (dentro do período de inscrição), matriculado em Escola, Faculdade ou Curso, que pode ter no máximo 03 (três) roteiros de curtas-metragens filmados e já exibidos em festival, em mostra de cinema ou na web e nos canais de streaming, não podendo ter nenhum roteiro de longa já exibido em festival, em mostras de cinema ou na web e nos canais de streaming, o que deverá ser atestado através do Termo de Responsabilidade preenchido, assinado e anexado pelo candidato no ato da inscrição.

1.3 Por iniciante entende-se o roteirista maior de idade (dentro do período de inscrição), que tem no máximo até 03 (três) roteiros de curtas-metragens filmados e já exibidos em festival, em mostra de cinema ou na web em canais de streaming, não podendo ter nenhum roteiro de longa já exibido em festival, em mostras de cinema ou na web em canais de streaming, o que deverá ser atestado através do Termo de Responsabilidade preenchido, assinado e anexado pelo candidato no ato da inscrição.

 

2) DATA E LOCAL

2.1 O VI ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual acontecerá de 21 a 26 de junho de 2022 , no modo on line, disponível em plataformas e nas redes sociais do ROTA. Os filmes selecionados para a Mostra Competitiva de Curtas-metragens ficarão disponíveis para votação do Júri Popular nos dias 21, 22, 23, 24, 25 e 26 de junho. A Cerimônia de Premiação acontecerá no dia 26, quando os vencedores serão anunciados ao vivo.

 

3) INSCRIÇÕES

3.1 A inscrição para a Mostra Competitiva de Curtas-metragens do VI ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual é gratuita e estará aberta a partir das 00h00 de 1º de abril até as 23h59 de 22 de abril de 2022.

3.2 Estão habilitados a participar estudantes e/ou iniciantes, maiores de 18 anos, brasileiros ou naturalizados, residentes dentro ou fora do Brasil.

3.3 Só serão aceitos curtas-metragens de ficção ou documentários, de no máximo 20 (vinte) minutos, com produção brasileira (podendo ser em coprodução estrangeira).

3.4 Só serão aceitos filmes com roteiro escrito por brasileiros ou naturalizados, residentes ou não no Brasil, falados em português, podendo haver apenas expressões em outras línguas.

3.5 Cada candidato poderá inscrever até 03 (três) filmes de curtas-metragens de ficção e/ou documentário. Para cada filme será contabilizada uma nova inscrição.

 3.6 Os filmes inscritos na Mostra Competitiva de Curtas-metragens do VI ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual deverão obedecer aos seguintes critérios:

a) Possuir de 20 (vinte) minutos de duração, incluindo créditos,

b) possuir formato digital em FULL HD para exibição,

c) não ter sido exibido publicamente antes do dia 26 de junho de 2020.

3.7 A inscrição dar-se-á através do seguinte processo:

3.7.1 Ler o Termo de Responsabilidade e, estando de acordo, preencher por inteiro, datar, assinar, imprimir, escanear, salvar no seu computador e anexar ao Formulário de Inscrição da Mostra Competitiva de Curtas-metragens do VI ROTA.

3.7.2 Preencher o Formulário de Inscrição da Mostra Competitiva de Curtas-metragens do VI ROTA por completo. O não preenchimento dos campos obrigatórios e a falta de documentos em anexo impossibilitam a conclusão da inscrição.

a) Termo de Responsabilidade, com data e assinatura do candidato;

b) RG frente e verso, para a devida identificação e comprovação da maioridade do candidato;

c) Link do curta de Vimeo ou YouTube. Caso seja privado com senha, lembre-se que precisa nos informar a senha;

d) Sinopse de até 05 (cinco) linhas;

e) 03 (três) fotos do filme;

f) Cartaz do filme, caso tenha;

g) Trailer, caso tenha;

h) Carta de autorização do(s) coautor(es), escaneada em pdf, com data e assinatura do(s) mesmo(s), caso se aplique.

3.8 Não será aceita nenhuma documentação incompleta e/ou enviada após o encerramento do prazo de inscrições.

3.9 O ROTA não se responsabiliza por qualquer situação decorrente da ausência de registro (do roteiro) na Biblioteca Nacional, conforme consta no Termo de Responsabilidade.

3.9.1 A organização do VI ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual também se reserva o direito de prorrogar o prazo de inscrições, conforme julgue adequado, anunciando tal informação em seus canais de comunicação .

3.9.2 O ROTA não se responsabiliza por quaisquer despesas referentes à participação dos candidatos nesta Mostra.

3.9.3 O ROTA não se responsabiliza pelas consequências de quaisquer informações inverídicas que venham a ser apresentadas por candidatos participantes desta Mostra Competitiva de Curtas-metragens do VI ROTA, reservando-se a prerrogativa de desclassificar, a qualquer momento, os responsáveis por quaisquer infrações ao presente Regulamento.

3.9.4 Ao inscrever seu(s) curta(s), o roteirista afirma anuência e concordância com os termos constantes deste Regulamento, afirmando ainda que todas as informações fornecidas à organização do VI ROTA por ocasião dessa inscrição são verdadeiras.

3.9.5 Ao inscrever o curta, a produção autoriza previamente sua exibição on line em plataforma digital na web, durante a Mostra Competitiva de Curtas-metragens do VI ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual, nos dias 21, 22, 23, 24, 25 e 26 de junho de 2022.

3.9.6 No ato da inscrição, o responsável pela mesma autoriza o ROTA, através de seus organizadores, a divulgarem a exibição do filme, por meio de fotos, frames e/ou trailer do curta-metragem solicitados pelos organizadores da Mostra Competitiva de Curtas-metragens do VI ROTA no ato desta inscrição, bem como os nomes relacionados na ficha técnica.

3.9.7 Os realizadores encarregados das inscrições das obras audiovisuais devem ter a garantia da obtenção e liberação de direitos conexos relativos à inclusão de obras musicais e audiovisuais e imagem e som de voz de indivíduos porventura incluídos na obra inscrita, sendo inteiramente responsáveis por quaisquer ônus decorrentes da ausência de tais liberações.

 

4) PROCESSO SELETIVO

4.1 Habilitação: etapa em que serão verificadas se todas as informações e documentos foram enviados.

4.1.1 Apenas os projetos habilitados passarão para etapa de seleção e serão avaliados.

4.2 Seleção : a primeira etapa será feita por uma Comissão de Curadores formada por profissionais, que irá eleger no mínimo 12 (doze) filmes semifinalistas.

4.3 Compõem a Curadoria profissionais atuantes no mercado audiovisual, escolhidos pela organização do VI ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual. As decisões da Curadoria são soberanas e irrecorríveis.

4.4 Os filmes selecionados para a Mostra Competitiva de Curtas-metragens do VI ROTA serão divulgados no site e nas páginas das redes sociais do ROTA (Facebook, Instagram e Twitter) até o dia 21 de maio de 2022.

4.5 Durante a Mostra, que acontecerá de 21 a 26 de junho de 2022, a Comissão de Júri Oficial, composta por profissionais atuantes no mercado audiovisual, escolhidos pela organização do ROTA, avaliará os finalistas da Mostra Competitiva de Curtas-metragens do VI ROTA.

4.5.1 Além do Júri Oficial haverá votação do Júri Popular feita pelo público de modo on line durante os dias de exibição, até as 14h do dia 26 de junho de 2022, data da Cerimônia de Premiação.

4.6 A organização do ROTA reserva-se o direito de selecionar e premiar, ou não, quaisquer filmes, conservando para si todas as prerrogativas referentes a esses processos de seleção, inclusive a de não premiar ou selecionar os filmes para quaisquer prêmios.

4.7 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

4.7.1 Critérios que serão utilizados na avaliação dos filmes:

a) Qualidade da estrutura narrativa;

b) Qualidade da construção de personagens;

c) Qualidade da construção dos diálogos;

d) Originalidade

4.8 A Comissão da Curadoria será orientada a utilizar uma pontuação de 0-10 para cada um dos critérios de avaliação, estipulados neste Regulamento, com exceção do item d) Originalidade que receberá 0 (zero) ou 2.

 

5) PREMIAÇÃO

5.1 Os filmes selecionados concorrerão em 04 (quatro) categorias:

a) Melhor Roteiro de Ficção do Júri Oficial: troféu e parecer resumido do Júri;

b) Melhor Roteiro de Documentário do Júri Oficial: troféu e parecer resumido do Júri;

c) Melhor Roteiro de Ficção do Júri Popular: troféu;

d) Melhor Roteiro de Documentário do Júri Popular: troféu.

5.2 Outras premiações paralelas poderão ser criadas e serão divulgadas através do site e páginas das redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) do ROTA.

5.3 A escolha dos premiados nas duas primeiras categorias citadas acima será feita pelo Júri Oficial e as duas últimas pelo público das sessões, o Júri Popular.

5.4 O Júri Oficial será composto por profissionais atuantes no mercado audiovisual e um estudante voluntário, escolhidos pela organização da Mostra.

5.5 O resultado das premiações do Júri Oficial e do Júri Popular será divulgado na Cerimônia de Premiação que acontecerá no dia 26 de junho de 2022, e posteriormente publicado no site e páginas das redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) do ROTA.

 

6) A escolha dos 04 (quatro) filmes vencedores da Mostra, será de exclusiva responsabilidade do Júri Oficial. Estas decisões serão soberanas e irrecorríveis, não cabendo recursos.

 

7) OUTROS

7.1 Situações excepcionais ou casos omissos a este regulamento serão decididos pela organização do ROTA.

 

8) CONTATOS

8.1 Dúvidas decorrentes do presente regulamento deverão ser encaminhadas ao e- mail: rotamostra@gmail.com

8.2 Para acompanhar as notícias do ROTA acesse:
Facebook: https://www.facebook.com/rotafestival/
Site: http://rotafestival.com
Instagram: @rotafestival
Twitter: @rotafestival

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Inscrição

ENCERRADO muito obrigado a todos os participantes