Descrição

O Seminário acontecerá entre os dias 21 e 25 de junho de 2022 das 19h às 20h e das 20h:30 às 22h, e no dia 26 de junho de 2022 das 11h às 12h e das 13h às 14h.

A programação inclui palestras, mesas de debate, mesas de apresentação de pesquisas acadêmicas em roteiro, estudo de caso e uma entrevista com um roteirista convidado.

As inscrições abrem em 01 de abril e ficam abertas de até as vagas se esgotarem.Seminário - Programação

 

Convidados

  • ADRIANA FALCÃO

    Palestrante

    É roteirista e escritora. Formou-se em arquitetura e trabalhou também como redatora publicitária. Com um texto imaginativo e bem-humorado, Adriana tem mais de 10 livros lançados, entre os quais A Máquina – adaptado para teatro e cinema – e o best-seller Mania de explicação e o livro A Gaiola, indicado ao Prêmio Jabuti e adaptado pela escritora para o teatro, arrebatando uma série de prêmios, como Melhor Texto Adaptado no CBTIJ. Adriana roteirizou importantes trabalhos para o cinema, como O Auto da Compadecida, escrito com João Falcão e o diretor Guel Arraes, O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, Chega de Saudade e Pérola. Na televisão, escreveu o fenômeno A Grande Família (2001-2014, Globo), remake do original dos anos setenta, e outras séries como Mister Brau (2015-18, Globo), Ilha de Ferro (Globo) e Filhas de Eva (2021, Globoplay).

  • ALICE MARCONE

    Palestrante

    É roteirista, atriz e cantora-compositora. Roteirizou as séries “De Volta aos 15” da Netflix, “Noturnos” do Canal Brasil, “Manhãs de Setembro” da Amazon Prime Video, foi colaboradora de roteiro de “Todxs Nós” da HBO e apresentou e roteirizou o reality show “Born to Fashion”, do E! Entertainment. É professora da Roteiraria e foi consultora em duas edições do Cabíria Lab "Série de Ficção". É atriz protagonista dos curta-metragens “Bonde”, dirigido por Asaph Lucas, exibido no Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand e vencedor de vários prêmios no Brasil; e "Chão de Fábrica", dirigido por Nina Kopko e vencedor da Menção Honrosa na Mostra Competitiva do Festival Olhar de Cinema e exibido na Mostra Competitiva no Festival de Brasília. É atriz na série "De Volta aos 15" da Netflix. Como cantora-compositora, lançou “Pistoleira” e “Noite Quente“ e compôs trilha sonora original da série “Toda Forma de Amor” para o Canal Brasil. Gradou-se em Psicologia na USP.

  • ANA PACHECO

    Palestrante

    Escreveu e participou do desenvolvimento de séries e filmes como Gaby Estrella, Juacas, Ernesto, O Exterminador de Seres Monstruosos (e outras porcarias), Dino Aventuras, Detetives do Prédio Azul, Bem Vindo ao Inferno e Temporada de Verão. Escreveu o longa “Um Ano Inesquecível- Primavera” para Amazon Studios,“Derrapada”, uma adaptação do livro “Slam” de Nick Hornby, ainda inédito e Amadores, um longa musical de sua autoria em captação. Roteirista-chefe da série “A Magia de Aruna” da Disney Plus, atualmente exerce a mesma função em uma série inédita para Netflix.

  • ANDRÉ ANTUNES

    Palestrante

    É coordenador de projetos na MARI BRASIL AGENCIAMENTO e responsável pela intermediação de criações dos autores. Bacharel em administração com especialização em produção executiva, atua no meio audiovisual há mais de 20 anos tendo exercido funções executivas em exibição, pós-produção, produção musical de séries de animação, séries ficcionais, documentários e longas-metragens. Na Elo Company participou da criação do braço de produção e atuou no desenvolvimento e venda da carteira de projetos. Foi produtor executivo da série “Desafio Impossível” e do documentário “Você não é um Soldado”.

  • ANDREA YAGUI

    Palestrante

    Formada em Audiovisual (USP), Andrea Yagui foi redatora de TV na Gazeta, SBT, Arte 1 e produtoras. Fez especialização em Roteiro (UCLA Extension) e estagiou no desenvolvimento da Bold (Driver e Whiplash) e Wise (East Los High). Foi assistente de roteiro e colaboradora na série Cidade Invisível (Netflix) e minissérie TBA (Globoplay), além de roteirista em projetos da Boutique e Clube Filmes. Atuou como consultora de roteiro, foi coordenadora de desenvolvimento na Paranoid e deu aulas na AIC, pós em roteiro do SENAC e da FAAP. É mentora no preparatório de assistentes de roteiro da Netflix.

  • BRUNO BLOCH

    Palestrante

    Roteirista e produtor do longa “B.O.”, indicado ao prêmio ABRA 2020 na categoria “melhor roteiro de longa de comédia”, premiado no Los Angeles Brazilian Film Festival 2018 e no Festival FICA.VC 2017. Também foi roteirista do longa “Tamo Junto”, exibido no Festival de Cinema de Gramado de 2016. Para TV, é roteirista da série "Bugados", do Gloob. Também foi cocriador e roteirista da série Vendemos Cadeiras (2010), exibida no canal Multishow. Para a internet, criou e escreveu a websérie Voluntários 343, indicada a 3 prêmios no Rio Webfest 2017, incluindo “melhor série brasileira”. É também cocriador e apresentador do "Primeiro Tratamento", maior podcast sobre roteiro do Brasil.

  • BRYAN RUFFO

    Palestrante

    Bryan Ruffo é roteirista e ator. Escreveu o roteiro do longa-metragem “Meninas Não Choram” para a produtora Morena Filmes, com estréia prevista para o segundo semestre de 2022. Participou das salas de roteiro das séries da Netflix “De Volta Aos Quinze”, que estreou em fevereiro de 2022 e “Nada Suspeitos”, com estreia prevista ainda para o primeiro semestre de 2022. Vencedor do concurso NETLABTV 2018 de roteiro de ficção, com a série “1/3”. Estudou roteiro de cinema na UCLA (Los Angeles).

  • CAROLINA MINARDI

    Palestrante

    É roteirista, produtora e professora advinda do Curso de Audiovisual da USP, com passagem na Vancouver Film School. Assina como roteirista e consultora em longas da HBO Max, Amazon, Warner, Panorâmica, Elo Company, Formata Produções, Framboesa, A Fábrica, Gullane e outras, além de assistente de roteiro em série da HBO. Em 2022 co-fundou a Jardim Filmes, produtora de desenvolvimento focada em projetos de longas e séries, que visa desenvolver histórias inclusivas, singulares e marcantes.

  • DÉBORA LUCAS

    Palestrante

    Desde 2007 produzindo audiovisual, atualmente sou coordenadora de projetos na Camisa Listrada, e atuo com foco especialmente em desenvolvimento e distribuição de conteúdo para cinema, streaming e TV. Com ampla experiência em negócios do audiovisual, também auxilio produtores e roteiristas iniciantes com estratégias para tirar seus projetos do papel.

  • ESTER FÉR

    Palestrante

    Docente da área de roteiro no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Multimeios da UNICAMP, com pesquisa sobre processos de criação do roteiro no cinema brasileiro contemporâneo. Mestra em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, com pesquisa sobre o audiovisual e a política cultural do programa Cultura Viva, e bacharela em Imagem e Som pela UFSCar. Atua na realização audiovisual, com ênfase na criação de documentários para cinema e TV, e na gestão de políticas públicas do setor.

  • FILIPPO CORDEIRO

    Palestrante

    Roteirista de "Fale Conosco GNT", com Julia Rabello, "Desafio Além da Conta", com Ingrid Guimarães, "Especial 10 anos de Detetives do Prédio Azul", "Multishow Colab". Gerente de desenvolvimento de projetos na produtora Formata. Foi finalista do concurso de roteiro de piloto de séries do FRAPA 2018 com a série "Friburgo" e semifinalista do concurso de roteiro de curtas do ROTA 2018 com "Condomínio".

  • GIULIANO CEDRONI

    Palestrante

    É roteirista e produtor. Depois atuar no jornalismo impresso (foi diretor de redação da revista TRIP), foi estudar roteiro em Buenos Aires. Assinou projetos documentais como 'Coração Vagabundo', 'Trinta', 'O Guia', 'Work in Progress', além de séries como 'Outros Tempos' e 'Rompendo o Silêncio', ambas na HBO. Na ficção, criou e co-escreveu séries como 'FDP' (HBO), 'Oscar Freire_279', 'Copa Hotel', 'Cidades Invisíveis' e 'Coisa Mais Linda', originais da NETFLIX. Ao lado de produtores experientes, recentemente abriu o VENTRE Studio, empresa com foco em conteúdo premium e que já assinou contratos com Netflix, Warner, Gaumont, Disney, Canal Brasil, Amazon e HBO.

  • GUILHERME RUIZ

    Palestrante

    É roteirista, produtor e professor formado pela ECA-USP. Antes de trabalhar como roteirista, atuou como assistente de direção, produtor e editor. Como roteirista e consultor já trabalhou com produtoras, distribuidoras e streamings de renome como HBO Max, Amazon, Warner, Panorâmica, Elo Company, Formata Produções, Framboesa, All Screen Films, A Fábrica, Gullane e outras. Em 2022, junto com Carolina Minardi, fundou a Jardim Filmes, onde atua como produtor e roteirista.

  • HECTOR MUNIZ

    Palestrante

    Carioca, 30 anos. Especialista em social media, com foco em comportamento e consumo e comunicação nativo digital. Co-autor do livro Millennials - o mundo é melhor, ex-presidente da RioJunior, federação das empresas juniores do estado do Rio de Janeiro, professor no projeto Cidades Criativas, do Rio Criativo e sócio da Agência Koko.

  • JANAINA TOKITAKA

    Palestrante

    Janaina Tokitaka é escritora, ilustradora e roteirista formada pela ECA/USP. Seu livro Pedro Vira Porco Espinho teve dois milhões de exemplares distribuídos pelo programa Itaú Social "Leia para uma Criança". Já O Ovo de Pégaso (Ed. Lê, 2019) foi finalista do Prêmio Jabuti. Janaina recebeu o Prêmio Cátedra Unesco de Literatura Infantil, teve seus livros incluídos na lista dos 30 melhores livros do ano pela revista Crescer. Janaina também assina adaptação e foi chefe de roteiro da série "De Volta aos 15", que estreou na Netflix no fim de fevereiro e ficou no Top 10 em diversos países, sendo top 4 mundial em língua não inglesa na semana de seu lançamento. A animação "Clube da Anittinha", que assina como chefe de roteiro, é líder de audiência no canal Gloob e foi vencedora do Prix Jeunesse Iberoamericano 2019 na categoria ficção pré escolar. Atualmente, é chefe de roteiro e criadora da série "Mila no Multiverso", sci fi teen em produção pela DisneyPlus com estréia prevista para 2022. No audiovisual, tem experiência com séries de protagonismo feminino, infantis e infanto-juvenis, animações, fantasia e terror, tendo trabalhado para produtoras como Birdo Studio, Glaz, Copa Studio, Moonshot Pictures e Boutique filmes. Mãe, bissexual e militante no movimento feminista asiático, Janaína espera poder trazer essa parte de sua experiência cotidiana para projetos futuros.

  • JÚLIA ALIMONDA

    Palestrante

    Júlia Alimonda é formada em antropologia pela UFF e cinema pela UNESA. Atualmente, está cursando o mestrado em cinema e audiovisual pela UFF e desenvolve a pesquisa “Sexo real e sexo encenado: as fronteiras entre documentário e ficção nas obras pornográficas feministas”. Suas fotografias eróticas foram publicadas no livro Fio Arte Erótica e participaram da exposição The Art of Gender and Sexuality da Playboy.

  • JULIANA DEL ROSSO

    Palestrante

    Atriz, cientista social, roteirista e criadora de conteúdo, trabalha no Rio Webfest, maior festival de webséries do mundo, há cinco anos. Como diretora de conteúdo, integrou também as equipes do Rio Webmercado, evento de mentoria do Rio Webfest, e do São Paulo Webfest, festival internacional de webséries que ocorre em São Paulo. Como atriz, tem trabalhado e roteirizado projetos audiovisuais independentes.

  • MAÍRA EZEQUIEL

    Palestrante

    É alagoana, doutoranda em Cinema pela Universidade Federal Fluminense - UFF, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Participou do juri dos festivais sergipanos Curta-SE, Sercine e do FestCine Itabaiana. Foi gestora no Nucleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD-SE) e na Aperipe TV (Emissora de Televisão Educativa do Estado de Sergipe), entre os anos de 2007 e 2009, em Aracaju. É uma das curadoras da Mostra 'Elas por trás das cameras' junto com a profa Daniele de Noronha, com quem organizou o livro 'Mulheres nas telas e atrás das cameras', lançado em 2020, pelo Cabíria Festival e Prêmio de Roteiro em parceria com a editora LATC. É professora efetiva do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe e pesquisa sobre protagonismo feminino em narrativas seriadas.

  • MAÍRA OLIVEIRA

    Palestrante

    É escritora, dramaturga e roteirista com experiência no desenvolvimento de longa-metragem e séries ficcionais na Rede Globo, Pródigo, A Fábrica, Migdal Filmes e Panorâmica. Autora do livros "Que saudade da minha vó", "Mari, a sementinha" e das antologias "Vértice: escritas negras", "Favela em mim" e "Narrativas Negras". Assina a dramaturgia dos espetáculos teatrais "Yabá: Mulheres Negras" (Direção de Luiza Loroza e Rodrigo França) e "Duas Fridas" (Direção de Gizelly de Paula, Orientação de Ana Kfouri). Em 2019, dirigiu seu primeiro filme "Encruza", selecionado para o 12º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul entre outros, disponível no SPCinePlay. Atualmente é roteirista do Quintal TV (Delicatessen/Canal Futura) além de colaborar no desenvolvimento de dois longas-metragem para Amazon Prime. Orientadora no Laboratório de Novos Talentos da Gullane e professora na Roteiraria. Presidente da Associação Brasileira de Autores e Roteiristas (ABRA).

  • MARI BRASIL

    Palestrante

    Construí minha carreira na produção em grandes produtoras do setor, como: O2 Filmes, Movi & Arte, Maria Bonita, TV Cultura entre outras. Nos últimos dez anos, dei aulas em laboratórios, cursos livres e prestei consultorias junto a produtores independentes pelo Brasil, sobretudo em cidades fora do eixo Rio-SP. Trabalhei com o Brlab, Icuman Lab, Porto Mídia, Barco, Frapa, Ancine, Sebrae etc. Em paralelo, participei da seleção de projetos em editais públicos federais ou em rodadas de negócios dos maiores festivais de cinema do país, selecionando projetos para diversos players, nacionais e internacionais. Ao longo desses anos, atuei como ponto de intersecção nas negociações entre players, produtores e autores-roteiristas. Essa expertise me possibilitou dominar ferramentas de negociação de direitos e contratos e me trouxeram um estreitamento na relação com os mais diversos players do mercado. Em 2019, fui para a Inglaterra estudar o mercado de agenciamento nos Estados Unidos e Europa. Mergulhei neste universo, estudei as associações destes profissionais pelo mundo e em 2020, na volta ao Brasil, trabalhei como executiva na ABRA - Associação Brasileira de Autores Roteiristas. Foi assim que em 2021 nasceu a Mari Brasil Agenciamento. Uma agência criada por uma produtora executiva com quase 30 anos de produção audiovisual. O intuito é representar os autores-roteiristas e seus projetos, conectá-los aos modelos de negócios de executivos das principais empresas da indústria do entretenimento e proporcionar melhores negócios, trazer mais segurança e tranquilidade tanto para os autores roteiristas como para os players do mercado. A base de tudo? Confiança, respeito e transparência.

  • MARINA MEIRA

    Palestrante

    É sócia fundadora do núcleo de roteiristas Maquinário Narrativo, um dos primeiros empreendimentos do Brasil com foco exclusivo na criação e desenvolvimento de roteiros. Participou do desenvolvimento de séries e longas para canais como Fox Premium, Netflix, Globoplay, Futura e Amazon. Roteirista do curta “As Aventuras de Pety” (Melhor Roteiro e Melhor Filme no Festival de Cinema dos Sertões) e autora do roteiro “A Máquina de Fazer Dinheiro” (finalista no concurso Guiões de 2019).

  • MATHEUS MAD

    Palestrante

    Matheus MAD é humorista, roteirista, produtor e ator. Atualmente é roteirista do Porta dos Fundos onde seus roteiros já somam mais de 50 milhões de visualizações, já foi roteirista da Non Stop, Marcelo Madureira, Casseta e Planeta, Gil Brother Away, entre outros. É criador, roteirista e redator final da série de comédia Apartamento 702 com Pedro Benevides, Jorge Hissa e direção de Claudio Torres Gonzaga, e seu último trabalho como ator foi o persoagem Marquinho da série Pink, disponível na Amazon Prime Vídeo

  • NATASHA ROMANZOTI

    Palestrante

    Natasha Romanzoti é jornalista, escritora e pesquisadora de roteiro, bacharela em Comunicação Social pela UFPR, especialista em roteiro de ficção audiovisual pelo Senac-SP, mestra em Multimeios pela Unicamp e doutoranda em Multimeios pela Unicamp, onde estuda a cultura do roteiro no cinema de ficção brasileiro.

  • RAPHAEL ARAGÃO

    Palestrante

    Formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal da Paraíba, trabalha na área audiovisual há 6 anos. Durante esse período trabalhou como diretor de fotografia (curtas e um longa metragem), editor e finalizador, além de produtor de projetos na empresa que é sócio administrador, Cabradabra Filmes. Pesquisa processos criativos na escrita de roteiro por também ter interesse em se aprofundar na escrita. Atualmente produz a série infantil Davissauro.

  • RAPHAEL PEREZ

    Palestrante

    Graduado em Comunicação Social pela UFRJ, é Analista de conteúdo na NBCUniversal Brasil, responsável por supervisionar os projetos de ficção e não-ficção originais dos canais Universal TV, Studio Universal e SY-FY desde a seleção dos projetos e desenvolvimento dos roteiros à produção, edição e exibição. Coordenou a gravação dos vídeos institucionais em Libras do Museu de Arte do Rio (MAR). Foi estagiário de direção no espetáculo teatral “Passarinho” (2017), dirigido por Clara Kutner. Durante a graduação, foi pesquisador CNPq no projeto “Cinemáticos: O Cinema dos Artistas no Brasil”, no qual investigou a relação entre o cinema brasileiro e as artes visuais sob a orientação de André Parente.

  • RENATA KOCHEN

    Palestrante

    Renata Kochen é roteirista de ficção para séries e filmes, em especial para conteúdo infanto juvenil. Formada na FAAP em 2014, desde então participou de diferentes salas de roteiro como “Escola de Gênios” e “Bugados” (Gloob), “De Volta aos 15” (Netflix) e “Mila no Multiverso” ( Disney +).

  • SUZANA PIRES

    Palestrante

    Atriz, autora, fundadora do instituto dona de si.

  • VICTOR ADRIANO RAMOS

    Palestrante

    Graduado em Comunicação Social hab. Audiovisual e mestre em Cinema (PPGCINE) ambos pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Sua área de interesse de pesquisa concentra-se na representação de personagens femininas negras nas telenovelas da Rede Globo. Atou como roteirista e pesquisador na série documental Cronofotografia.

  • YUAN WONG

    Palestrante

    Tenho 38 anos, sou pai da Amelie e do Pierre e um amante da cultura pop e geek desde que me lembro. Formado em Jornalismo pela PUC-Rio com pós-graduação em Gestão Empresarial pela FGV. Trabalho há 14 anos no mercado audiovisual, 11 deles na NBCUniversal. Sou responsável pela Inteligência de Mercado da área de Marketing & Produto, onde desenvolvemos oportunidades comerciais a partir de pesquisas, estudos e análises.

  • BRUNA AGUIAR

    Mediador

    É bacharel em Rádio e TV, pela UFRJ, mestre em Mídias Criativas pela mesma universidade, pós-graduada em Roteiro para Cinema, TV, Web e Multiplataformas, pela Universidade Veiga de Almeida. Profissionalmente, Bruna trabalhou em diferentes setores do seguimento audiovisual. Em 2018, trabalhou como roteirista na empresa Flocks, escrevendo para séries de humor, na internet. Também atuou, na produtora MP2, participando da roteirização de dois longas e como assistente de produção executiva. Atualmente, trabalha como roteirista e produtora audiovisual, na YDUQS. Em 2019, desempenhou as funções de assistente de direção do III Rota – Festival de Roteiro Audiovisual e coordenadora de programação do festival Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, além de compor o júri do concurso de roteiros de curtas-metragens do festival ROTA em 2019 e 2020. Em 2021, atua como coordenadora de mídias sociais, no mesmo festival.

  • CAROLINA AMARAL

    Mediador

    Doutora em Comunicação pela UFF. Realiza pesquisas no campo da narrativa, cinema de gênero e estudos de roteiro. Atualmente, é coordenadora do ST Estudos de Roteiro da Socine e pós-doutoranda no PPGCINE-UFF/Faperj Nota 10.

  • LUCAS FRATINI

    Mediador

    É formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Como roteirista, já participou de 8 laboratórios de projetos com séries, curtas e longas-metragens. É criador e roteirista de uma série documental inédita, atualmente em desenvolvimento para Globoplay e produzida pela Maria Farinha Filmes. Em 2018 fundou com Sandro Lima a produtora Filmes do Fauno, especializada em conteúdo LGBTQIA+ e fantástico, por onde realizou curtas-metragens como Tipo Sangue (2017), entre outros.

Inscrição

Inscrições abertas de 01 de abril de 2022 até terminarem as vagas!